Início » Celular » ZTE ainda está viva no Brasil (e trouxe uns smartphones baratinhos)

ZTE ainda está viva no Brasil (e trouxe uns smartphones baratinhos)

Com smartphones de 429 a 999 reais, ZTE quer um espaço no mercado brasileiro

Paulo Higa Por

A fabricante chinesa ZTE anda bem esquecida no Brasil, mas continua funcionando por aqui, inclusive com produção de smartphones em território nacional. E está trazendo cinco aparelhos novos para brigar no segmento de básicos e intermediários, a maioria baratinhos, para conseguir “figurar entre os principais fabricantes de smartphones no Brasil nos próximos dois anos”.

O único que já está sendo comercializado é o ZTE Shade L5, um aparelho basicão com suporte a dois chips que traz um hardware meio estranho para 2016, com processador dual-core MediaTek MT6572 de 1,3 GHz (esse chip foi lançado em 2013), 8 GB de armazenamento (com entrada para microSD) e 1 GB de RAM. As câmeras são de 8 MP (traseira) e 2 MP (frontal).

zte-shade-l5

Ele ainda roda Android 5.1 Lollipop, possui tela de 5 polegadas com resolução de 854x480 pixels, tem apenas conectividade 3G e não é interessante para quase todo mundo que acompanha o Tecnoblog diariamente. Pelo menos o custo acompanha as baixas no hardware: ele tem preço sugerido de R$ 599, mas está sendo vendido por algo entre 480 e 510 reais nas lojas online.

Outras três sopas de letrinhas serão lançadas em setembro: L110, A110 e A510.

zte-l110

ZTE L110

  • Tela: 4 polegadas (800x480 pixels)
  • Processador: quad-core de 1,3 GHz
  • RAM: 512 MB (sim)
  • Armazenamento: 4 GB (sim)
  • Bateria: 1.400 mAh (pois é)
  • Câmeras: 5 megapixels (traseira) e 2 megapixels (frontal)

Vem com duas capinhas e terá preço sugerido de R$ 429. Mesmo sendo bem barato, não tenho certeza se é uma opção interessante para quem quer gastar pouco — até porque a diferença de preço para os modelos imediatamente superiores da própria ZTE, que já contam com armazenamento e RAM minimamente razoáveis, é bem pequena.

zte-a110

ZTE A110

  • Tela: 4 polegadas (800x480 pixels)
  • Processador: quad-core de 1,0 GHz
  • RAM: 1 GB
  • Armazenamento: 8 GB
  • Câmeras: 8 megapixels (traseira) e 5 megapixels (frontal)

Vai custar R$ 549. Ele compete com aparelhos como Galaxy J1 (que tem câmera traseira com resolução menor, mas processador mais rápido e tela de 4,5 polegadas) e LG K4 (bem parecido com o aparelho de entrada da Samsung, mas com conectividade 4G e processador semelhante ao do A110).

zte-a510

ZTE A510

  • Tela: 5 polegadas (800x480 pixels)
  • Processador: quad-core de 1,0 GHz
  • RAM: 1 GB
  • Armazenamento: 8 GB
  • Câmeras: 13 megapixels (traseira) e 8 megapixels (frontal)

Suporta 4G e tem preço sugerido de R$ 799. Os principais concorrentes devem ser o Quantum Müv (que entrega tela maior e o dobro de armazenamento) e o já desatualizado Moto E de 2ª geração.

Esta é uma faixa de preço que praticamente sumiu com a alta do dólar e o fim dos incentivos fiscais, então as opções estão longe de serem empolgantes como em 2013 ou 2014.

ZTE A610

zte-a610

E em dezembro, a ZTE vai lançar um aparelho para competir com os intermediários não muito caros. Com preço sugerido de 999 reais, ele não tem a melhor configuração de hardware, mas pode ser uma opção bem interessante porque a versão internacional (conhecida como Voyager 4) tem bateria de 4.000 mAh, bem acima do que estamos acostumados, ainda mais nesse segmento.

O hardware é formado por processador quad-core de 1,3 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno e tela de 5 polegadas com resolução de 1280x720 pixels. As câmeras são de 13 megapixels (traseira) e 8 megapixels (frontal). E ele parece bem bonitinho.

Tem espaço?

Quase ninguém lembra de ZTE no Brasil, mas a fabricante é a oitava maior do mundo, encostando na LG em vendas e tendo ultrapassado mundialmente empresas mais conhecidas por aqui, como Lenovo, Microsoft e Sony. E, ao contrário do que muita gente pensa, eu acredito que há espaço sim para novas concorrentes no mercado brasileiro — basta lembrar da também chinesa Alcatel, que já é a quarta em vendas de smartphones no país.

A ZTE já lançou outros smartphones no passado (o X850, lançado originalmente em 2010, fez relativo sucesso por aqui e era distribuído pela TIM), mas o Brasil nunca esteve muito no foco da empresa. Lá fora, a fabricante vende aparelhos bem poderosos, como o Axon 7, que traz Snapdragon 820, até 6 GB de RAM e um corpo de metal. Agora vai, ZTE?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Valente
É verdade. A TCL usa o nome Alcatel em seus celulares. Não sabia disso.
Felipe Valente
É verdade. A TCL usa o nome Alcatel em seus celulares. Não sabia disso.
Paulo Higa
Alcatel != Alcatel-Lucent. :)
Paulo Higa
Alcatel != Alcatel-Lucent. :)
Felipe Valente
Só uma correção. A Alcatel não é chinesa. É franco-americana.
Felipe Valente
Só uma correção. A Alcatel não é chinesa. É franco-americana.
Rafael Rocha
Curioso. Uns tem interface Android "pura" (ao menos nos ícones dos apps), outros são totalmente diferentes. Vai entender...
Marcio Nascimento
moto g turbo é superior ao k5 e ao k10.
SR 71 Pássaro Preto
Esses daí eu não quero de graça (falo sério!). Prefiro evitar mais raiva com travamentos.
Anthony Fernando
Esses daí eu não quero de graça (falo sério!). Prefiro evitar mais raiva com travamentos.
tuneman
tá foda mesmo achar algum Lumia no mercado.
Nildo Oliveira
eu estou olhando esses preços e hardware e mesmo com a situação da Xiaomi, o público para esse preço não deveria comprar o Redmi de R$500?
Cláudio
Já vi várias pessoas comentando no review sobre o fato e pedindo uma atualização, porém até agora nenhuma manifestação do site a respeito.
Dá até dó, porque acabaram "queimando" um aparelho excelente, talvez o melhor custo/benefício da categoria.
Highlander
Os aparelhos podem ser ruins, mas se eu só tenho esse dinheiro disponível ainda prefiro um aparelho desses e conviver com suas limitações do que não ter nenhum....
Jonathas Lacerda
Não seria o caso de um novo review ou um update no review atual?
Thiago Sabaia
Windows Phone nesse caso funciona melhor, tem o essencial e não vai travar tão rápido como um Android. Minha mãe no inicio achou estranho o Windows Phone e hoje em dia já acostumou(3 meses).
pedroca
compra meu oneplus one 900 na mao vc leva kkkk
Cláudio
Pela minha experiência com ele, vale cada centavo e até um pouco mais! Paguei R$ 784,05 no meu e não tem celular melhor nessa faixa de preço!
Aquele problema da memória que foi apontado no review aqui do site não existe mais, logo que chegou meu celular já rodei o teste e a velocidade de escrita deu 80mb/s. Pelo que andei lendo esse foi um problema dos primeiros lotes, porém já foi corrigido.
Keaton
Até a ZTE empurrando estoque encalhado com nome novo... a situação do Br tá feia mesmo...
@Sckillfer
512MB de RAM? Num Android? Lollipop (presumo)? Em 2016?Fator compacto é algo positivo, não negativo como dão a entender, já que mantem a mesma resolução.
F. S.
512MB de RAM? Num Android? Lollipop (presumo)? Em 2016?

Fator compacto é algo positivo, não negativo como dão a entender, já que mantem a mesma resolução.
Ricardo Cubas
ZTE, por favor, lancem logo o ZTE Nubia X8 e tragam para o Brasil !!! please, please, please...
Tomtilt
Que show de horrores! Tirando o A610, que é razoável, o resto é de uma bizarrice sem tamanho. 512MB de RAM e 4GB de armazenamento? Voltamos para 2011? Que lixos. A ZTE pode até ser essa bela bosta toda, mas esses aparelhos mais baratos são do mesmo nível que os lixos xing-lings de 40 dólares vendidos no AliExpress. Nem pra criança de 5 anos brincar o L110 serve hoje em dia.
Yago G. Oliveira
Cara, sério. o K5 não vale o hardware que tem. Em usabilidade tem nem comparação com o k10 da Lg
Yago G.
Cara, sério. o K5 não vale o hardware que tem. Em usabilidade tem nem comparação com o k10 da Lg
Yago G. Oliveira
A câmera do K10 não é ruim não. A frontal inclusive é melhor que o G3 e parecida com o G4
Yago G.
A câmera do K10 não é ruim não. A frontal inclusive é melhor que o G3 e parecida com o G4
João Silverado
Achei o A610 bonito. Mas não posso dizer que nunca vi um design semelhante. Em se tratando de chineses então...
Paulo Stahnke
Com esse harware e bateria de 4000 mAh, esse A610 vai durar bastante tempo ligado.
Cláudio
Muito fraco o hardware. Pega o Vibe K5, estou com um e não tenho o que reclamar.
Maxnoob
Pra ter dor de cabeça né
Dei um moto E pra mãe e um pra priminha. Pra que? Só estresse
Julian Leno
Isto é, se ela não se importar com câmera, né?
Yago G. Oliveira
Isso só fortalece aquela imagem que os chineses tem. Aparelhos ruins e qualidade que não vale um real que se paga por eles.
Yago G.
Isso só fortalece aquela imagem que os chineses tem. Aparelhos ruins e qualidade que não vale um real que se paga por eles.
Yago G. Oliveira
LG K10
Yago G.
LG K10
Anakin
Mano, ja que tu comentou, minha tia pediu um aparelho, posso gastar no máximo R$ 1100,00 qual você recomenda? Eu ia comprar o Moto G
Diogo
Vai rolar review de algum? kkk
Diogo Nóbrega
Vai rolar review de algum? kkk
David Diniz
Tem que ser muito maluco para pagar 1000 reais nisso ai.
Jonas S. Marques
O mais simplezinho ali parece ser bom pra dar pra uma criança ou pra mãe...
Dusqis Surupis
Nenhum aparelho atrativo.Quem for comprar aparelhos desse nível, com certeza será pelo preço e não pelo desempenho...
Deison Ribeiro
Nenhum aparelho atrativo.
Quem for comprar aparelhos desse nível, com certeza será pelo preço e não pelo desempenho...