Início » Jogos » Por que Pokémon Go ainda não foi lançado em todo lugar

Por que Pokémon Go ainda não foi lançado em todo lugar

Os empecilhos que fazem Pokémon Go ainda não ter atingido a meta de 200 países

Jean Prado Por

Ainda que já esteja funcionando em mais de 30 países, Pokémon Go está longe de conquistar os 200 que a Niantic planeja atingir. Entre problemas de servidores e até ataques, a desenvolvedora está tomando cuidado para não meter os pés pelas mãos e prejudicar o desempenho do jogo. O Ingress, também da Niantic, demorou até dois meses para alcançar um mercado mais amplo.

Mas Pokémon Go tem algo que Ingress não tem: milhões de fãs esperando para reviver o seu desejo de ser um treinador Pokémon. Não é à toa que o jogo, nos EUA, é mais usado que Twitter e Tinder, além de ter mais engajamento que o Facebook. Por lá, 16% dos Androids têm o jogo instalado, enquanto no Brasil esse número chega a 2% (isso porque o game nem foi lançado ainda!).

pokemon-go

Toda essa aspiração acaba sobrecarregando os servidores, e a Niantic aparentemente não estava preparada para isso. Em entrevista à revista Forbes, John Hanke, CEO da Niantic, disse que o Japão — berço da Nintendo e do Pokémon — ainda não recebeu o jogo porque os servidores não vão aguentar. Segundo ele, a Niantic está trabalhando com parceiros no Japão para aumentar a capacidade e esperam lançar o jogo até o final do mês. No entanto, a Forbes afirma que a rede no Japão é mais complexa que o comum e que o jogo só deve sair em setembro (!).

Tudo sobre Pokémon Go: um guia para você ser o melhor treinador

Mas não é só na terra de Pokémon que a Niantic enfrenta dificuldades. Logo quando o jogo foi lançado em 26 países europeus, os servidores desabaram, afetando até a jogabilidade nos Estados Unidos. A Niantic culpou o "incrível número de downloads", enquanto um grupo de hackers chamado PoodleCorp tomou responsabilidade pela queda (feita por DDoS) e já até planejou outro ataque para o dia 1º de agosto.

Há algumas horas, quando foi lançado no Canadá, os servidores também cambalearam. É por isso que Pokémon Go ainda não foi lançado no Brasil: o tamanho da base de fãs que está louca pra botar as mãos no jogo provavelmente faz a Niantic avaliar bem a estrutura dos servidores e preparar o terreno para liberar o jogo por aqui.

Em outros países, a problemática é ainda pior. Ainda em entrevista à Forbes, Hanke detalhou os planos da empresa para lançar Pokémon Go na Coréia do Sul ou na China. No primeiro, há a preocupação com os mapas do jogo, pois são "limitados" devido a questões de segurança com relação à Coréia do Norte. Enquanto isso, na China, há obviamente a questão dos servidores, mas também "obstáculos" regulatórios que a empresa deveria passar.

Niantic, ninguém está ansioso para jogar Pokémon Go aqui no Brasil. Pode confiar que os servidores aguentam sim.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

michel1hots
the best way to get free coins is using last day on earth survival hack tool which is the best choice.
shreya patil
nice blogyoutube red apksteam market
billy
Here you go for excellent walkthroughs related to mobile games source: - https://www.nosurveydownloa...
Joseph Shaji
you will also love to know about last day on earth survival hack no survey which will bring lots of coins in the game.
michel1hots
amazing news and tips thanks for it. I was amazed with this site http://bit.ly/2Iqkvl1
Jennifer Bench
Pokemon go is an epic game which has created a history in mobile gaming. By the way in todays date one game is trending very popularly. Rules of Survival game is the best game for mobile. Check out rules of survival hack no survey option for this game.
Joseph Shaji
Would like to learn about Homescapes Gaming ? Its a new game recently launched and doing wonders to learn more about it Go Homescapes free stars coins no survey
Abdullah Jay
Hello Admin! What a great post, you have written. I was looking for this information for a very long period of time. You have done it very nicely. Your way of expressing your thoughts is just incredible. I bookmarked your website for future use. Keep up the good work. You must checkout my website as well. You fill find great stuff there. Clash Royale Hack https://clashroyalhacktool....
Abhinav Gupta
We are developed POkEMON GO Hack Tool Without any human Verification.
Abhinav Gupta
We are developed POkEMON GO Hack Tool Without any human Verification.
Leonardo Ferreira
apesar do hololens parecer maior, ele projeta penas 2 pequenas telas de 2,5 cm2, com apenas 256X256px cada. se você achava que ele projetava imagem no vidro inteiro, parabéns você caiu nos video cases da microsoft, remember kinect?
leualemax
apesar do hololens parecer maior, ele projeta penas 2 pequenas telas de 2,5 cm2, com apenas 256X256px cada. se você achava que ele projetava imagem no vidro inteiro, parabéns você caiu nos video cases da microsoft, remember kinect?
Marcos Tulio
Já chegou no Brasil? http://wewantpokemongoforbrazil.com
Meninão Bobo
Não falei que o problema será o 3g e nem que no 3G a pessoa não conseguiria jogar. releia o meu comentário..

O que falei foi, 3g do brasil tem conexão bem mais lenta que no resto do mundo, logo a conexão do brasileiro exigira menos do servidor.

Sobre Wifi, não fale besteiras, a conexão wifi é igual em todo o mundo, padrão abcgn e AC, sobre a internet fixa, nas grandes capitais eu acho que são superiores.

Em SP eu tive Vivo fibra 100mb de download e 20 de upload e funcionava bem, agora estou com Live TIM 50mb download e 30 de upload funciona muito bem tb e é acima da velocidade media do mundo. ( média )
Rafa Capoci
Nem o wifi do Brasil é igual ao do resto do mundo, sério mesmo que usou essa comparação. Que tosco! O que eu disse é que o 3g é suficiente para jogar o PGO sem problemas, não que é 3g de primeiro mundo ZzzzZz.
Meninão Bobo
Faça o teste de velocidade speedtest no seu smartphone depois compara com o resto do mundo.... depois volte aqui e poste os resultados se tiver coragem....
Rafa Capoci
Acho que vc esta um pouco equivocado a respeito do 3g fora das capitais... Moro no interior, mas no interior meeesmo, daquele interior que tu olha pela janela e vê um cara passando de carroça hahaha e o 3G aqui funciona muito bem (da Tim pelo menos), inclusive conectando a H+ em algumas partes da cidade.
Antony
Acho que qualquer empresa, independente do tamanho, gostaria que sua estrutura crescesse de acordo com a demanda, mas não é isso que geralmente acontece. O que houve foram erros gigantes na estimativa de público, e talvez ainda não houvesse tanto 'caixa' pra investir (a Niantic teve um investimento de U$20mi do Google, Nintendo e Pokemon Company, e teria um investimento de mais 10mi caso batesse algumas metas) no tamanho que esse jogo tomaria. Está todo mundo surpreso com o sucesso, principalmente a Niantic
Gabriel Gonçalves
Acho que não entendeu a parte da "experiência" que comentei. Se tem X usuários e o servidor é do tamanho Y, então se tem 3X de usuário o servidor deve ter um tamanho de 3Y. Foi essa forma que comentei ;) Assim como se a torcida do XV de Novembro ficasse do tamanho da torcida do Flamengo (jura mas...) precisaria de um estádio para comportar uma torcida maior.
Meninão Bobo
Ai que você se engana aqui eu acredito que o servidor vá se sair melhor que no resto dos outros paises, pois nossa rede de data centers nas regiões proximas as grandes capitais são todas interligadas por fibra otica, a infra é ótima no quesito cabeamento, o numero de usuários no brasil será grande, mas que tenham conexão de dados para exigir do datacenter sera pequeno. No brasil a rede 4G ainda é pequena, pessoas com smartphone 4g tambem e o 3G no resto do pais é uma bodega...

Ou seja o trafego maior ficará concentrado nas grandes capitais onde tem o 4G e smartphone 4g, o resto do brasil o pessoal via ter que utilizar o WIFI da casa para jogar, só vai pegar pokemon onde tem sinal de wifi.
Douglas B
No Glass vc veria por apenas um canto de um olho, já no Hololens vc tem a imersão total no jogo.
Douglas Baião
No Glass vc veria por apenas um canto de um olho, já no Hololens vc tem a imersão total no jogo.
LessTech
E geralmente terminam sendo mais custosas.
LessTech
Onde no marco digital fala que o seu servidor precisa ser no Brasil?
LessTech
Mas quem disse que eles estão usando 100% infraestrutura própria? E você realmente acha que essa infra é de graça?
Joseph Arimateias Diniz
Compara andar na rua com um Hololens e com um Google Glass e me diz qual é melhor...
Um Estranho No Ninho
No ano do Linux no desktop né? :v
Arthur Gouveia
Não entendo essa história de "não estávamos preparados para a demanda". Hoje em dia não faz mais sentido ter uma infraestrutura própria para esse tipo de serviço. Coloca a infra na nuvem (com a AWS por exemplo) de modo que essa infra seja "elástica". Aumentou a demanda novos servidores sobem automaticamente; diminuindo a demanda os servidores vão se desligando.

Com isso dá pra atender à demanda e reduzir custos com infra ociosa...
Guilherme
Os servidores BR vão aguentar sim. LANCEM LOGO CARAMBA
Numbr
Espero que seja lançado logo para vida social diminuir de vez para zero.

Um pequeno comentário, de teor gramatical, para quem escreveu o artigo: Acredito que o uso do 'mas' foi infeliz no início do segundo e quarto parágrafo, tendo em vista que ele não conecta duas ideias contrárias.
Baio-kun
Hololens ta ai mas nenhum plano de porte por enquanto
Muriel
Hololens ta ai mas nenhum plano de porte por enquanto
Felipe Fernandes
A quantidade de hardwares diferentes com Android é beeeem maior el relação ao iOS, e o jogo depende de hardware também ne, logo vai ser inferior mesmo em alguns casos.
Caio Alexandre
Isso não é novidade em nenhum app...
Roberto Guimarães
Outra coisa não citada: Aparentemente o desempenho do game em aparelhos Android está bem inferior se comparado ao iOs... foi o que li sobre o relato de alguns usuários.
Roberto Guimarães
Infelizmente não virá. A Niantic/Nitendo tem uma parceria com a Google, daí você associa ao boicote da Google em relação ao Windows mobile...
Caleb Enyawbruce
putz parece a oportunidade perfeita pra fazer uma parceria com uma AWS da vida, pra virar um grande case explorado pelo marketing e tudo mais. Espero que eles consigam aumentar a estrutura rapidamente. Falharam feio por não terem previsto o óbvio (que o jogo ia bombar absurdamente). Meio mundo já comentava sobre um jogo assim muito antes de a Nintendo sonhar em fazer...
Ramon Gonzalez
putz parece a oportunidade perfeita pra fazer uma parceria com uma AWS da vida, pra virar um grande case explorado pelo marketing e tudo mais. Espero que eles consigam aumentar a estrutura rapidamente. Falharam feio por não terem previsto o óbvio (que o jogo ia bombar absurdamente). Meio mundo já comentava sobre um jogo assim muito antes de a Nintendo sonhar em fazer...
Daniel, o Conte - Caps
ta certo demorar, tão esperando baixar e febre nos outros lugares antes.
Tudo bem que uma nuvem (elástica como deve ser) deveria dar conta.
Pior foi um entendido falando que a Nintendo talvez "tenhâo" que importar o servidor e pagar todos os impostos BR.
Caio Alexandre
Uma ótima piada, eu diria.
João Silverado
Isso vai acontecer quando lançarem em vários mercados e os servidores aguentarem. Daí sim vão lançar pra WM pra conseguir mais uma graninha extra. No momento eles precisam de grana (dos vários jogadores de Android e iOS) pra ir bancando a expansão.
Antony
Comparar o público do Ingress com o do Pokemon Go é como comparar a torcida do XV de Piracicaba com a do Flamengo
Gertrudes, a Lhama Morta
Porque foi uma boa piada.
Armando Augustus Freire
Não estava preparada para o sucesso?! Pokemon tem 65401 anos de existência e o mundo todo (ou quase) ainda joga! O app teve um puta hype quando foi anunciado (e antes ainda, com aquela história com os Pokemons no GMaps, embora não tivesse relação com a Niantic) e eles realmente não sabiam que teria um Boom desses? Conta outra vai Niantic, o Ingress engasga até hoje...
Gertrudes, a Lhama
Porque foi uma boa piada.
Gertrudes, a Lhama Morta
Acho que tá mais pra um ano depois do ano do Linux
ばか
PokémonGO no WM? Só no ano do Linux.
Gertrudes, a Lhama
Acho que tá mais pra um ano depois do ano do Linux
Bruno ?
PokémonGO no WM? Só no ano do Linux.
Gertrudes, a Lhama Morta
HUAHUAUHAUA
Gertrudes, a Lhama
HUAHUAUHAUA
Feripe Hatsune
Nossa, se os caras estão batendo cabeça para não ter problemas no Japão, imagina como fica a infraestrutura em um país que mal vai aguentar a demanda nas OlimPiadas. Agora sobre o servidor ser aqui no BR, me pergunto sobre quem vai pagar a conta.
Gabriel Gonçalves
Eu só acho estranho que a Niantic já tem bastante experiência em jogo global, aka Ingress. A base de jogabilidade é a mesma. Eu não sei exatamente qual é o 'perrengue' que eles estão passando para liberar o jogo em outros países por questões burocráticas (entendo que tem a limitação de server, mas estou falando mesmo da burocracia que o Jean comentou no post).
Será que no Ingress os jogadores tendem a respeitar mais os lugares e/ou a quantidade de jogadores é baixa e isso equivale a quantidade de jogadores 'inloco' que vão entrar em lugares proibidos?
Eu sou jogador de Ingress há 3 anos e não vejo esse tipo de barreira.
Feripe Hatsune
Seria, mas a essa altura e com a reputação do Windows Mobile neste momento, só com uma intervenção da Microsoft e olhe lá.
Gabriel Gonçalves
É MUITO provável que a Niantic não lance o jogo para WindowsPhone. Já deixou inúmeras vezes bem claro que Ingress não iria para o OS da Microsoft e PokemonGO não deve ser diferente.
Dusqis Surupis
Sobre os servidores serem aqui, é uma regra, mas nem todo mundo atende...
Dusqis Surupis
Com jogo é um pouco mais na hora de criar uma aplicação hibrida.Aplicações hibridas não conseguem alcançar todo o hardware, diferente das nativas.
Deison Ribeiro
Com jogo é um pouco mais na hora de criar uma aplicação hibrida.
Aplicações hibridas não conseguem alcançar todo o hardware, diferente das nativas.
Deison Ribeiro
Sobre os servidores serem aqui, é uma regra, mas nem todo mundo atende...
Dusqis Surupis
kkk
angelobio
No Brasil o server tem que ser aqui, por causa do marco digital. Para Windows Phone, tbm espero, mas existem ferramentas para migrar do IOS para o Windows, que inclusive portou o Instagram, Mesenger e Facebook do IOS para o Wp10.
Deison Ribeiro
kkk
Adriano Angelo
No Brasil o server tem que ser aqui, por causa do marco digital. Para Windows Phone, tbm espero, mas existem ferramentas para migrar do IOS para o Windows, que inclusive portou o Instagram, Mesenger e Facebook do IOS para o Wp10.
Dusqis Surupis
Imagine o tamanho dos gastos para que isso aconteça?hihi.O consumo de banda iria explodir kk
Deison Ribeiro
Imagine o tamanho dos gastos para que isso aconteça?
hihi.
O consumo de banda iria explodir kk
Rony Furtado
Se o finado Google Glass tivesse funcionando iria ser bem legal usa-lo para caçar Pokemons rsrs
Will
Por que de início não pegaram um servidor já estabelecido e depois que estabilizasse ia mudando para o seu? Acho que seria muito melhor!
Weller Santibanez
Por que de início não pegaram um servidor já estabelecido e depois que estabilizasse ia mudando para o seu? Acho que seria muito melhor!
Fabiano
a rede no Japão é mais complexa que o comumem 26 países europeus, os servidores desabaramno Canadá, os servidores também cambalearamEm outros países, a problemática é ainda piorImagina a loucura que deve ta a Niantic uma hora dessas..
Chicken Little
a rede no Japão é mais complexa que o comum
em 26 países europeus, os servidores desabaram
no Canadá, os servidores também cambalearam
Em outros países, a problemática é ainda pior

Imagina a loucura que deve ta a Niantic uma hora dessas..
Breno
Não entendi o motivo dos risos.
Leon
Coming soon...HAHAHA :P
Breno
Não seria legal ter o Pokémon também para Windows Mobile?