Por que Pokémon Go ainda não foi lançado em todo lugar

Os empecilhos que fazem Pokémon Go ainda não ter atingido a meta de 200 países

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana
pokemon-go

Ainda que já esteja funcionando em mais de 30 países, Pokémon Go está longe de conquistar os 200 que a Niantic planeja atingir. Entre problemas de servidores e até ataques, a desenvolvedora está tomando cuidado para não meter os pés pelas mãos e prejudicar o desempenho do jogo. O Ingress, também da Niantic, demorou até dois meses para alcançar um mercado mais amplo.

Mas Pokémon Go tem algo que Ingress não tem: milhões de fãs esperando para reviver o seu desejo de ser um treinador Pokémon. Não é à toa que o jogo, nos EUA, é mais usado que Twitter e Tinder, além de ter mais engajamento que o Facebook. Por lá, 16% dos Androids têm o jogo instalado, enquanto no Brasil esse número chega a 2% (isso porque o game nem foi lançado ainda!).

Toda essa aspiração acaba sobrecarregando os servidores, e a Niantic aparentemente não estava preparada para isso. Em entrevista à revista Forbes, John Hanke, CEO da Niantic, disse que o Japão — berço da Nintendo e do Pokémon — ainda não recebeu o jogo porque os servidores não vão aguentar. Segundo ele, a Niantic está trabalhando com parceiros no Japão para aumentar a capacidade e esperam lançar o jogo até o final do mês. No entanto, a Forbes afirma que a rede no Japão é mais complexa que o comum e que o jogo só deve sair em setembro (!).

Tudo sobre Pokémon Go: um guia para você ser o melhor treinador

Mas não é só na terra de Pokémon que a Niantic enfrenta dificuldades. Logo quando o jogo foi lançado em 26 países europeus, os servidores desabaram, afetando até a jogabilidade nos Estados Unidos. A Niantic culpou o “incrível número de downloads”, enquanto um grupo de hackers chamado PoodleCorp tomou responsabilidade pela queda (feita por DDoS) e já até planejou outro ataque para o dia 1º de agosto.

Há algumas horas, quando foi lançado no Canadá, os servidores também cambalearam. É por isso que Pokémon Go ainda não foi lançado no Brasil: o tamanho da base de fãs que está louca pra botar as mãos no jogo provavelmente faz a Niantic avaliar bem a estrutura dos servidores e preparar o terreno para liberar o jogo por aqui.

Em outros países, a problemática é ainda pior. Ainda em entrevista à Forbes, Hanke detalhou os planos da empresa para lançar Pokémon Go na Coréia do Sul ou na China. No primeiro, há a preocupação com os mapas do jogo, pois são “limitados” devido a questões de segurança com relação à Coréia do Norte. Enquanto isso, na China, há obviamente a questão dos servidores, mas também “obstáculos” regulatórios que a empresa deveria passar.

Niantic, ninguém está ansioso para jogar Pokémon Go aqui no Brasil. Pode confiar que os servidores aguentam sim.

Receba mais sobre Pokémon Go na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados