Início » Aplicativos e Software » De novo: Justiça determina bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil

De novo: Justiça determina bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil

Aplicativo de mensagens se recusou a fornecer informações para investigação policial no Rio

Paulo Higa Por

Parece notícia velha, mas não é: a Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta terça-feira (19) o bloqueio do WhatsApp em território nacional. A decisão partiu da juíza de fiscalização Daniela Barbosa Assunção de Souza, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro.

De acordo com a GloboNews, o motivo foi o mesmo dos bloqueios anteriores: o WhatsApp não cumpriu uma decisão judicial para fornecer informações para uma investigação policial, desta vez em Duque de Caxias (RJ). O Facebook foi notificado três vezes para interceptar as mensagens, mas teria se recusado a colaborar e se limitou a enviar um e-mail em inglês, "em total desprezo às leis nacionais", segundo a juíza.

whatsapp-logo-700x446

O mecanismo de funcionamento do WhatsApp dificulta a colaboração com a Justiça. De acordo com o serviço, as mensagens enviadas pelos usuários são armazenadas apenas temporariamente nos servidores, sendo apagadas assim que o destinatário recebe o conteúdo. Além disso, em abril, o WhatsApp adotou criptografia de ponta a ponta em seus aplicativos, portanto, nem a própria empresa tem acesso às mensagens enviadas pelos usuários.

Na decisão, a juíza informa que não solicitou o envio de mensagens passadas ou o armazenamento de dados, medidas que o WhatsApp já declarou não poder cumprir. Em vez disso, a Justiça pediu que o aplicativo desabilitasse a chave de criptografia, desviando as mensagens em tempo real, ou que o Facebook desenvolvesse uma tecnologia que permitisse o acesso às mensagens.

As operadoras ainda não informaram se vão bloquear o WhatsApp no país. Segundo a GloboNews, as empresas de telefonia foram notificadas da decisão por volta das 11h30.

Como sabemos, sempre que o WhatsApp é bloqueado no Brasil, o concorrente Telegram ganha milhões de usuários no país. Se você já utiliza (ou vai utilizar) o Telegram, acompanhe nosso canal para receber todas as novidades do Tecnoblog.

Atualização às 14h01: as operadoras começaram a bloquear o aplicativo de mensagens por volta das 14h. O bloqueio não tem prazo definido para acabar.

Atualização às 17h47: o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a decisão da Justiça do Rio de Janeiro. O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, considerou a medida desproporcional e atendeu a um pedido do PPS (Partido Popular Socialista). As informações são da Folha de S.Paulo.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Roberto Silva
na minha opiniao, as hipoteses confirmam as evidencias
Daniel KT
Para serem apagadas, as mensagem teriam de ser "armazenadas".
O WhatsApp não armazena as mensagens do usuário. Apenas os "metadados", que é basicamente o resumo, quem mandou, quem recebeu, o horário, tamanho da mensagem... mas o conteúdo em sí consta apenas no SmartPhone de quem enviou e de quem recebeu.
Ricardo - Vaz Lobo
Isso que você disse mais as msgs não apagadas?
Daniel KT
Não sei... Se a conversa foi interceptada, não foi uma conversa do WhatsApp...
Ricardo - Vaz Lobo
Boa tarde Daniel.

Então, por favor, explique a este pobre senhor idoso COMO a tal célula do Daesh apreendida hoje teve sua comunicação interceptada?

Abração,
Daniel KT
Tecnicamente falando, infelizmente é inviável burlar o sistema de encriptação adotado pelo WhatsApp.
Para decifrar a Chave de Encriptação (que usa o método de Chave Pública+Privada), leva-se em média 3 meses utilizando um Super-Computador ou até 9 anos utilizando um PC convencional.
A Justiça Brasileira não dispõem de recursos (nem de tempo).
Em contra-partida, não ocorre o armazenamento das mensagens em um Servidor Central, para que possam ser posteriormente solicitadas pelas Autoridades. E mesmo que seja armazenadas, teriam de ser descriptografadas por Super-computadores, visto que nem o próprio WhatsApp possui a chave, que é particular de cada SmartPhone e diferente para cada sessão.
Entendo que, para ser possível atender às Solicitações dos Magistrados, teria-se de convencer os desenvolvedores do aplicativo a "diminuir" o nível da Encriptação, implementando algo que seja "quebrável".
Do jeito que ela funciona hoje, é tecnicamente impossível... pelo menos ainda é...
A não ser que a Justiça Brasileira tenha seu próprio Data-Center (e tempo..., muito tempo)...
Keaton
Do que adianta a justiça agir de forma tão... despreparada?

Já não havia funcionado 3 vezes. Vai funcionar numa quarta? Sério mesmo o brasil...
lobisomem
Susse mano, nao é uma critica a sua pessoa. é ao geral. Sem raiva tbm de ter ficado sem whatsapp.
João
Aí é palha queimada, assada seria... hauahuauhauh
Joaomanoel
Aí é palha queimada, assada seria... hauahuauhauh
Keaton
Já entendi. Isso deve ser uma jogada de marketing do facebook. blablabla...

Não, pera...
Rodrigo Sena
É o que aprendemos com Rei leão, um ciclo sem fim!

https://www.youtube.com/watch?v=Luq7D5S8TSo
Trovalds
Não falei que é melhor ou pior, não critiquei interface, nada. Apenas não uso mais. Não tenho nada haver com você e sua raiva de estar sem Whatsapp.
antônio
시대에 순응해. (Desculpa, mas não pude perder a oportunidade.)Enfim, são situações completamente diferentes. Já não bastou o pedido ridículo de bloquear um serviço pra 200 milhões de pessoas e as pessoas ainda querem mais burocracia? Sinceramente, não entendi. Como se o judiciário não tivesse pessoas capazes de ler um documento em inglês em pleno 2016. Traduzir um simples documento de 2 ou 3 páginas (estou chutando, mas um livro é que não é) pro português em um caso como esse, na verdade, é um atraso desnecessário. O resto, que me perdoem, é puro formalismo. Se estivesse em coreano mesmo, até tudo bem. Mas todo esse dramalhão mexicano por um documento em inglês? Ou alguém aqui acha que as empresas realmente vão ter um time de 200 tradutores 24/7 porque a justiça brasileira decidiu que é muito "especial" pra ler alguma coisa em inglês? Out with the old, in with the new.P.S.: 동의하는 적게 아파. Ou em bom português: aceita que dói menos.
????
??? ???. (Desculpa, mas não pude perder a oportunidade.)

Enfim, são situações completamente diferentes. Já não bastou o pedido ridículo de bloquear um serviço pra 200 milhões de pessoas e as pessoas ainda querem mais burocracia? Sinceramente, não entendi. Como se o judiciário não tivesse pessoas capazes de ler um documento em inglês em pleno 2016. Traduzir um simples documento de 2 ou 3 páginas (estou chutando, mas um livro é que não é) pro português em um caso como esse, na verdade, é um atraso desnecessário. O resto, que me perdoem, é puro formalismo. Se estivesse em coreano mesmo, até tudo bem. Mas todo esse dramalhão mexicano por um documento em inglês? Ou alguém aqui acha que as empresas realmente vão ter um time de 200 tradutores 24/7 porque a justiça brasileira decidiu que é muito "especial" pra ler alguma coisa em inglês? Out with the old, in with the new.

P.S.: ???? ?? ??. Ou em bom português: aceita que dói menos.
Petter
Vc não entendeu, dá uma surra na geral que tá usando smartphone na cela e depois joga sal, pronto, bloqueou o uso do WhatsApp dentro do presídio, mas não, deixa o WhatsApp dentro funcionando e bloqueia geral do lado de fora para eles não conversarem com ninguém, é mais bonito.
Petter
Quer investigar usando o WhatsApp? Obviamente para pedir o desbloqueio de mensagens ele deve saber quais pessoas estão envolvidas, é simples, basta ter inteligência e bom senso, se faz de viciado com dinheiro e trava conversas via WhatsApp com o traficante, pronto, sua conversa está descriptografada.
Petter
Exato, o Marco Civil serviu para proibir algo que nunca ocorreu de acontecer deixando margem para exceção ao bel prazer de um juiz.
Petter
Nesta atualização vai ter um IF pra verificar se o cara é da malandragem ou se só vai enviar inocentes nudes.
Petter
Vc já viu, ou melhor, leu o processo de implementação da criptografia no WhatsApp? Sabe como o conceito é em teoria e como ele se aplica na prática? É parente da juíza?
Petter
Não precisa aprender coreano não, para isso temos uma língua oficial que é o inglês, é pra isso que ele serve, para simplificar troca de mensagens oficiais entre países.
Petter
Vc já procurou pra ver a quantidade de mensagens oficiais que o Brasil recebe em inglês?
Petter
"É melhor não dizer nada e achar que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida".
Se aplica perfeitamente a atitude desta juíza.
Petter
Querem que o WhatsApp faça o trabalho pesado pra policia (monitorar, interceptar e direcionar ao MP), é bem bonito, mas bloquear acesso a sinal de celular dentro de presídio que é bom não pode porque fere os direitos humanos.
Petter
Um grande picadeiro, principalmente pelo pit que a juíza deu no seu parecer.
Alexandre Norberto
Pior que pode até ser verdade. conheci um "desembargador" que pagava um estagiário para usar o Smartphone dele, Um iPhone 6s fornecido pelo tribunal e OUTRO iPhone 6s e uma Galaxy S7, além de outras "mocinhas" para cuidar da parte de informática, pois o referido "togado" não sabia usar os equipamentos e nem queria aprender, pois isso era coisa de reles mortais.

Certo que o "cidadão" era já de idade, mas o material que costumava acessar era coisa de novinho, se você me entende....
Alexandre Norberto
Pode até estar, mas mostra total despreparo ao comentar isso. Por acaso ela não sabe ler a língua universal?

A empresa primariamente é americana, então a resposta pode ter sido enviada por um funcionário da matriz que não atentou para onde mensagem iria, até porque talvez a petição tenha sido redigida em inglês, com é DE PRAXE E NORMATIVO dentro do Judiciário quando se trata de um contato com empresas multinacionais.

A julgar pelo teor da limitar, onde a "juíza" EXIGE que o FB libere a chave criptográfica ou crie um backdoor, ela SEQUER sabe do que se trata o assunto, pois é uma solicitação esdruxula e por que não dizer, anormal.

Ora, a Justiça de Primeira Instância dos EUA tentou obrigar a Apple a fazer o mesmo com um iPhone de um suposto terrorista e não conseguiu, sendo que a Suprema Corte de lá declarou que a solicitação VIOLAVA os Direitos Civis dos usuários, abrindo brechas para uma vigilância do Estado.

Na verdade, nos parece que a referida togada está apenas querendo curtir seus 15 min de fama, algo que vem se mostrando recorrente entre nossos "juízes" que andam almejando cargos políticos para aumentar seus "parcos" rendimentos ....
Emerson
sim
Ricardo - Vaz Lobo
LEWANDOWSKI liberou? Alguém confirma?
Joseph Arimateias Diniz
Não estou avaliando o pedido da juíza e a questão da segurança. Apenas o erro da empresa de enviar uma respostas um órgão oficial em outra língua, que não a língua oficial.

Existem normas no mundo inteiro que regulamentam o envio de documentos oficiais. Ou você obedece essas normas ou esta errado. Simples assim.
No Brasil todo documento deve ser em língua materna ou acompanhado de documento devidamente traduzido. O facebook desobedeceu essa regra. A resposta dele foi considerada como documento invalido e pronto, agora estamos como estamos.
Ricardo Monteiro
Escritorio do Telegram Brasil agora: https://a.disquscdn.com/get?url=http%3A%2F%2Fimg.photobucket.com%2Falbums%2Fv161%2Fnilodlien%2FMad%2520Men%2FCongaJoan.gif&key=QGexqfCLLcj011_NVpYKKA
SparK
A "justiça" sim, vai ter que fazer igual todos os outros mortais e aprender koreano ou inglês. Se é do interesse da Samsung que ela seja entendida ela vai utilizar uma lingua mais difundida como o inglês, mas por sorte a Samsung tem representação brasileira. O que também não justifica o pedido da juíza ao facebook.
Ela quer comprometer a segurança e privacidade de todos os usuários da plataforma em nome de uma informação que ela não sabe se está lá ou se vai ajudar na investigação.
lobisomem
Sinceramente, esse lance que telegram é melhor que whatsapp é bullshit. Pra que serve um comunicador, se não tem com quem falar. Pq o Whats é pior que o Telegram? O que o telegram só tem a mais que o Whatsapp, suporte a gifs ou envio de arquivos e outras firulas, que não chegam a ser vital. Material Design do Whatsapp? Mil anos a frente do telegram. Privacidade? Näo é mais um problema do Whats. Telegram mesmo, reserva do Whatsapp.
Joseph Arimateias Diniz
Pelo o que eu entendo, a obrigação dela era justamente NÃO se virar e exigir uma resposta dentro do que a lei exige, independente de ela saber ou não inglês.

Ou agora, se a justiça for pedir alguma solicitação para a Samsung vai ter que aprender Coreano?
Renato
Lembro da série V onde os alienígenas mal intencionados só falavam "- Viemos em paz"
SparK
Triste é que convenceram todo mundo que era boa ideia...
#dontThreadOnMe
SparK
De fato o marco cívil permite que ela faça isso...
Quanto menos leis, mais liberdade.
SparK
Ela quer lançar uma atualização só para o celular do bandido... daí ele não atualiza :P
SparK
Certo e dentro da lei são coisas completamente diferentes.
Ela sabe inglês, que se vire.
SparK
O Telegram tem criptografia mais fechada que a do whatsapp XD
Joseph Arimateias Diniz
Não interessa se é uma empresa ou a Casa Branca, se enviou uma resposta oficial é uma entidade oficial (executivo, legislativo ou judiciário) essa resposta deve ser, obrigatoriamente, na língua oficial, ou seja, no Português Brasileiro segundo a norma culta.

Qualquer resposta fora desse padrão será, simplesmente, desconsiderada.

Nesse caso específico a juíza está muito certa.
Carlos Cabral
A implementação da criptografia foi feita pela Open Whisper Systems, usando o protocolo Signal, de código aberto, que também vai ser usado no Allo, então, sim, confio dentro do possível.
Carlos Henrique Cabral
A implementação da criptografia foi feita pela Open Whisper Systems, usando o protocolo Signal, de código aberto, que também vai ser usado no Allo, então, sim, confio dentro do possível.
Renato
Leia o Marco Civil
Matheus
Tá fumando estragado.
Matheus
Que o WhatsApp tem n backdoors é fato. Inocência achar que não.
Gabriel B.R.
>Telegram é bloqueado no Brasil
Jefferson Rodrigues
Seria legal a opinião final do Snowden. Kk
Jefferson Rodrigues
Ela está certa!
Alan Patrik
Tim ainda esta funcionando! A Vivo tem tanta vontade de bloquear, que ela mesmo manda buscar a ordem de bloqueio.
guihvitz
Seria bom se funcionasse pra todos hahaa, mas " infelizmente" Whatsapp ainda domina
ochateador
Só pensa se bloquearem em plena olimpiadas :P
Baidu feat MC Brinquedo
Você trabalhou na implementação da Criptografia nos servidores do zapzap?

Caso a resposta seja negativa, você apenas descreveu genericamente o conceito de criptografia.
Ricardo - Vaz Lobo
F5 o tempo todo!
Guilherme Macêdo da Cruz
É muito simples.. O whatsapp vai e diz que não tem mais representante no BR.. Você realmente acha que aquela sua tia de 60 anos que posta no grupo da família "Bom dia" vai querer mudar pro telegram? Se fosse o caso já teriam mudado..
Chronosky
Criptografia é criptografia... não é questão deles nao acessarem por bondade... simplesmente não é possivel acessar porque a chave fica armazenada no seu aparelho e não nos servidores
Alexandre Norberto
Porquê não bloquear a entrada deles nos presídios? Grande parte certamente é levada por amigos, familiares e principalmente por advogados....
Alexandre Norberto
Você acha que a grande maioria deles faz prova pra juiz? É tudo na base do QI. Já vi comarca do interior do Piauí com um "juiz" completamente analfabeto e ganhando os tubos para liberar processos de gente "fina" da região....
Guilherme Macêdo da Cruz
Mostrar uma dessa ai é capaz dos juízes acharem que é uma estação telefônica antiga
Ricardo - Vaz Lobo
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/27/Enigma-plugboard.jpg
Guilherme Macêdo da Cruz
Como explicar o funcionamento da criptografia aos Juízes brasileiros..
Renato
Agradeçam ao maldito Marco Civil da Internet que deu sustentação jurídica para o governo acabar com todas as comunicações quando bem entender. Quem achar bobagem pense: antes do primeiro bloqueio ninguém achava possível bloquear o WhatsApp. Malditos socialistas e suas aspirações ditatoriais.
MacielLucas
Tão testando os servidores do Telegram.
Só pode.
Ricardo - Vaz Lobo
Se os bandidos se comunicassem via bilhetinhos e depois de lidos, fossem consumidos com muita cachaça e feijoada, a justiça certamente decocodificaria as mensagens.
Marcelo Watson
Esta atitude do judiciário, mais uma vez prova-se ineficiente, como tantas outras anteriores. Milhões de pessoas prejudicadas por uma atitude infantil, ineficaz e que prova que nossos juízes não estão bema assessorados no que tange a tecnologia. Meios para burlar o bloqueio, por parte dos usuários, como as VPNs, ou a utilização de outros aplicativos, já provaram que esta atitude é perda de tempo e dinheiro para os cofres públicos. Se querem eficácia, deveria PUNIR os responsáveis pelo não cumprimento da lei. Como ? Simples ... MULTA PESADA. Quero ver se não cumpririam se fosse determinada uma multa de R$ 1.000.000,00 ao dia caso o WhatsApp não cumprisse a ordem judicial. Isso sim teria eficácia.
Gertrudes, a Lhama Morta
Da última vez que caiu consegui migrar todos meus contatos mais próximos para o Telegram, e os que não quiseram eu simplesmente disse que não ia mais responder pelo WhatsApp e se quisesse falar comigo eu tava no Telegram. Funcionou até hoje auheuaheu
Burnerman_X
Não é tão simples. O bloqueio nem sempre é efetivo e as vezes bloqueia o sinal dos locais ao redor do presídio.
Gertrudes, a Lhama
Da última vez que caiu consegui migrar todos meus contatos mais próximos para o Telegram, e os que não quiseram eu simplesmente disse que não ia mais responder pelo WhatsApp e se quisesse falar comigo eu tava no Telegram. Funcionou até hoje auheuaheu
Baidu feat MC Brinquedo
Zuckerberg: Precisamos comprar o zapzap, tem muita gente usando;
Acionistas: E como vamos fazer dinheiro com ele?
Zuckerberg: Não vamos! Vou pagar 19 bilhões de dólares pras pessoas mandarem nudes, piadas e correntes.
Baidu feat MC Brinquedo
Pera aí...


Você acredita 100% nessa criptografia? Você acredita que um software foi comprado pela bagatela de 19 bilhões de dólares e eles não acessam nada? Software esse que não tem anuidade, propaganda ou qualquer outro meio de monetização.


:o
ばか
Pelo visto muita gente acredita.
Bruno ?
Pelo visto muita gente acredita.
Marcelo Júnior
O Brasil ta tipo meio pombo né... não gosto muito não.
Baidu feat MC Brinquedo
Nem precisa de amigos no Telegram, pois lá você interage com o conteúdo dos canais e dos diversos bots existentes.
Baidu feat MC Brinquedo
Tragam um homem para esse oscar!
Henrique Picanço
Como já estamos no quarto round, vou instalar o Telegram e manter os dois. Como isso parece que irá longe, vou tentar levar meus amigos para o Telegram, mesmo que o WhatsApp volte.
João Eduardo Pereira de Sousa
"Apesar de estarem sob tutela da CPI e serem submetidos pela mesma organização, os projetos de lei serão votados separadamente na Câmara dos Deputados. Eles vão tramitar como qualquer outro projeto de lei, só que em regime de urgência. Após a aprovação do projeto na Câmara, ele segue para votação no Senado e sanção presidencial."
Rodrigo Gommes
Higa, como é que vcs tem canal no Telegram e nunca avisaram aqui no tecnoblog???
Andre Kittler
A juíza acrescentou que a empresa respondeu através de e-mail, em inglês, "como se esta fosse a língua oficial deste país" e tratou o Brasil "como uma republiqueta".
Droga. Foram honestos. Vão cair mesmo. :/
Adriano Kretschmer
A juíza idiota quer fazer o que o governo da Inglaterra não conseguiu, kkkk. Ela devia era obrigar os bandidos a usar o Telegram e deixar o whats para nós, gente honesta e trabalhadora.
Tony Snow
"Em vez disso, a Justiça pediu que o aplicativo desabilitasse a chave de criptografia, desviando as mensagens em tempo real, ou que o Facebook desenvolvesse uma tecnologia que permitisse o acesso às mensagens."
Backdoor? Sério? Eles realmente acham que o Facebook, um serviço americano, vai implantar um backdoor pra justiça Brasileira usar?
Márcia Santana
PALHAÇADA!!! Já não é criptografado!!!? Por que não chamam uma mãe de santo, um pajé, um adivinho!!??? Se não tem como conseguir essas mensagens, deve ser só para aparecer Affffff
Bruno
http://3.bp.blogspot.com/-GL8QXYUKatA/T3ORe07boBI/AAAAAAAAA3g/WbX4xEzYmig/w1200-h630-p-nu/the-rock-clapping.gif
Felippe Henrique
vou até postar no face esse comentario
Feripe Hatsune
É que se bloquear, os esquerdistas dos direitos humanos vão reclamar que estão privando os "coitadinhos oprimidos" de se comunicarem com a família.
David Diniz
Bloquear sinal de celular em presídio não dá... É comunismo deixar os presos se comunicarem com o resto da quadrilha.
LEXSALOMAO
e um paizinho da piada pronta , as mensagens enviadas pelos usuários são armazenadas apenas temporariamente nos servidores, sendo apagadas assim que o destinatário recebe o conteúdo. Além disso, em abril, o WhatsApp adotou criptografia de ponta a ponta em seus aplicativos, portanto, nem a própria empresa tem acesso às mensagens enviadas pelos usuários o sistema e feito dessa maneira e bloquear NAO vai mudar isso , e mais um querendo 15 min de fama , se usar uma rede vpn desbloqueia no youtube tem como fazer
Enzo Paiva
Quando vai voltar ??? BR é fdp!!!!!
Rafael Jamur
Gostaria que ela explicasse como vai descprptografar as mensagens. Vai deixar lá um computador funcionando pra daqui a cem anos terminar?
Enzo Paiva
Quando vai voltar ??? BR é fdp!!!!!
Blackberry
Eu sou o Bozo
Leonardo Varuzza
A gente tem o judiciário mais caro do mundo e não tem um raio de um juiz capaz de entender como o WhatsApp funciona.
Marcio Jacob
Eu sou o Bozo
Feripe Hatsune
Vários treinadores iriam paralisar a Paulista! Com um Charizard gigante na frente da tropa de choque.
LekyChan
ai da morte
guihvitz
Vou resumir pra vocês:

> Whatsapp bloqueado novamente no Brasil
> Geral reclamando e chorando em TODAS as redes sociais
> Pessoas se sentindo Hackers usando VPN e se vangloriando por isso
> Geral baixa o Telegram
> Chama os amigos pro Telegram
> Fica em 1º Lugar nos TT's
> Vários sites informam que Telegram Bateu recorde de Downloads em poucas horas
> Os mesmo memes sem graça de sempre surgem
> Whatsapp volta
> Telegram fica as traças novamente - apesar de ser melhor
> O ciclo se repetirá novamente em algum momento desse ano.
Feripe Hatsune
Nem precisa Pokemon GO já ensinou essa lição de casa.
Feripe Hatsune
Claro amigo!
Brasil é o país onde o palhaço engravatado falou sério, e os engravatados são os piadistas.
Bruno
já pensou se bloqueiam o pokemon go quando chegar oficialmente aqui?

LOL
Flávio Henrique
"Brazil", o país do retrocesso...
Exibir mais comentários