O que é Gorilla Glass?

Saiba o que é Gorilla Glass; conheça também as vantagens e como essa tecnologia da Corning é usada atualmente na indústria

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Gorilla Glass é uma tecnologia criada pela Corning para tornar a tela de dispositivos móveis mais resistente a arranhões e quedas acidentais, aumentando a durabilidade do display. O vidro também pode ser usado em diversos setores da indústria.
Gorilla Glass aumenta a resistência das telas (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Se você acompanha o lançamento de novos smartphones, é bastante provável que já tenha ouvido falar do termo Gorilla Glass. Essa tecnologia pode ser encontrada em diversos modelos disponíveis no mercado, desde os mais simples aos mais completos. Abaixo, vou te explicar o que é Gorilla Glass e mostrar suas aplicações.

Gorilla Glass é uma tecnologia criada pela Corning para proteger a tela de smartphones, tablets e de outros dispositivos, como notebooks e até smartwatches.

Em meados de 2005, a empresa conseguiu desenvolver um vidro feito de um material chamado alcalino-aluminossilicato, formado pela união de alumínio, silício e oxigênio. Ele foi projetado para tornar a tela de dispositivos móveis mais resistente a quedas e arranhões, ao mesmo tempo em que são leves e finos.

Primeiro iPhone trouxe um display com Gorilla Glass (Imagem: Aido2002/Wikimedia Commons)
Primeiro iPhone trouxe um display com Gorilla Glass (Imagem: Aido2002/Wikimedia Commons)

A primeira geração do Gorilla Glass, lançada em 2006, estreou no primeiro iPhone, apresentado pela Apple em 2007. A pedido da empresa, a proteção da tela tinha 1,5 mm de espessura com revestimento oleofóbico, que diminuía a quantidade de impressões digitais e manchas. Além do iPhone, outros 250 modelos chegaram ao mercado com essa geração, sendo um sucesso para a época.

É importante ressaltar que, apesar dos vidros dos celulares serem menos suscetíveis a danos, a tecnologia não faz com que o aparelho seja indestrutível. Na verdade, ela apenas ajuda a aumentar a durabilidade do display, deixando-o um pouco mais forte a riscos e quedas acidentais.

Como o Gorilla Glass é usado hoje

Apesar de ser conhecido por conta dos smartphones, o vidro da Corning também pode ser encontrado em outros dispositivos. Como mencionei anteriormente, ele está presente em notebook, tablets, relógios inteligentes, sistemas de GPS e muito mais.

Curiosamente, até os militares já usam essa tecnologia, obtendo a melhor e a mais recente versão antes do público civil. O Gorilla Glass é aplicado em vidros de HUD (Heads-up Display) de aviões de combate há anos, tornando-os mais finos e resistentes.

HUD de um avião militar (Imagem: Telstar Logistics/Wikimedia Commons)
HUD de um avião militar (Imagem: Telstar Logistics/Wikimedia Commons)

A indústria automotiva também usa a tecnologia da Corning em carros esportivos. Trocando o material convencional pelo Gorilla Glass, as montadoras conseguem reduzir o peso geral do carro para atingir velocidades mais altas. Os vidros mais leves também ajudam a atender os padrões de emissão de carbono e consumir menos combustível, tornando o veículo mais eficiente e ecologicamente correto.

Vantagens do Gorilla Glass

  • Vidro fino e leve;
  • Resistência maior a arranhões e quedas acidentais;
  • Há diversas versões para serem usadas, tanto em celulares baratos quanto em modelos caros;
  • Múltiplas aplicações na indústria.

Pronto, agora você já sabe o que é Gorilla Glass.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Gorilla Glass na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados