Início » Segurança » É assim que a Avast protege seu computador sem pesar no desempenho

É assim que a Avast protege seu computador sem pesar no desempenho

Por
2 anos atrás

Muita gente pensa nos antivírus como um “mal necessário”, porque eles interferem no desempenho do computador, mas são importantes para proteger o sistema operacional contra malwares — especialmente se você compartilha o PC com pessoas que não têm muito conhecimento técnico e são mais propensas a pegar vírus. Mas o mais novo Avast Nitro Update resolve esse problema.

avast

O Nitro Update é a atualização mais recente do Avast Antivírus, que chega ao mercado com dois objetivos bem claros: aumentar a segurança dos usuários e melhorar o desempenho das máquinas. Para se ter uma ideia, nos testes da empresa independente AV-Comparatives, o Avast gerou a metade do impacto na performance da máquina em relação ao Windows Defender, nativo do Windows 10. Mas como eles fizeram isso?

O processo é bem complexo, mas basicamente a Avast moveu parte da tecnologia de identificação e análise de ameaças para servidores na nuvem. Com isso, o antivírus deixa mais poder de processamento livre para você utilizar como quiser. Além do mais, a Avast fez otimizações no código do antivírus, o que deixou o tempo de inicialização do Windows em média 11% mais rápido.

E essa mudança se dá graças à uma tecnologia desenvolvida pela própria empresa: a CyberCapture, que analisa novas ameaças na nuvem antes mesmo delas chegarem ao computador do usuário. Se o Avast detectar um arquivo potencialmente perigoso, ele é enviado aos analistas de segurança da empresa, que vão executá-lo num ambiente seguro e isolado nos próprios servidores da Avast — se realmente o arquivo for nocivo, ele entra para o banco de dados, protegendo não só o computador onde a ameaça ocorreu, mas também os PCs de todos os usuários Avast.

Além de proteger o computador sem pesar quase nada e detectar ameaças rapidamente, o Avast Nitro Update também oferece o novo navegador SafeZone, que permite você acessar dados confidenciais com segurança (como o seu internet banking). Para quem gosta de fazer compras online em casa, duas funções importantíssimas foram melhoradas: o sistema de proteção contra ataques a roteadores domésticos e um mecanismo de detecção de malwares em páginas HTTPS, pois segundo a empresa, cerca de 30% do tráfego da internet hoje em dia já funciona por meio do HTTPS, criando um novo ambiente interessante para hackers atuarem.

Se você ainda não baixou o novo Avast Nitro Update, confira mais detalhes do produto e faça o download da versão grátis nesta página.

Mais sobre: