Uber vai aceitar pagamento em dinheiro em São Paulo

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas
uber-dinheiro-abre

Depois de lançar um novo método de pagamento em três cidades do Nordeste, o Uber vai começar a aceitar dinheiro em São Paulo. A novidade, que foi adiantada pelo jornal Folha de S.Paulo, começa a valer nesta sexta-feira (29).

Atualmente, a empresa aceita apenas cartão de crédito em praticamente todas as cidades que atua, exceto Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). A estratégia do serviço é captar mais usuários: 60% dos usuários no Nordeste fechavam o aplicativo na hora de digitar as informações do cartão de crédito.

Para pagar em dinheiro, é só adicionar a forma de pagamento nas configurações do aplicativo. Se o motorista não tiver troco, o restante fica como crédito para a próxima viagem do passageiro. A comissão que os motoristas pagam ao Uber (entre 20 a 25%) será descontada semanalmente.

uber-dinheiro

A estratégia é particularmente eficiente em países como a Índia, onde apenas 10% da população têm cartão de crédito. No Brasil, uma pesquisa divulgada em maio de 2015 pelo SPC aponta que 55 milhões de brasileiros têm cartão de crédito, quase metade da população economicamente ativa (PEA), segundo dados do IBGE.

Em janeiro, quando ainda estava disponível em apenas cinco cidades brasileiras, o Uber já havia alcançado 1 milhão de usuários, somente com a opção de pagamento no cartão. Como São Paulo concentra o maior número de usuários do Uber, ainda sem pagamento em dinheiro, em alguns meses devemos ver o impacto dessa decisão.

Como aponta o Gizmodo Brasil, o serviço aceita dinheiro em 86 das 400 cidades em que opera. Outros serviços de transporte individual, concorrentes do Uber, já começaram aceitando dinheiro, como o Televo e o Easy Go, ambos brasileiros.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados