Início » Aplicativos e Software » Como deixar vídeos do YouTube rodando em segundo plano no Android

Como deixar vídeos do YouTube rodando em segundo plano no Android

Saiba como ouvir músicas no YouTube deixando o smartphone bloqueado ou outro aplicativo em primeiro plano

Emerson Alecrim Por
TB Responde

YouTube

O YouTube é um serviço de vídeos, mas às vezes a gente só quer ouvir o áudio do conteúdo disponível ali. Pode ser uma playlist de músicas ao vivo do seu artista preferido ou uma palestra, por exemplo. O problema é que, pelo menos no Android, o aplicativo oficial do YouTube para a reprodução quando a tela é desligada ou outro app fica em primeiro plano. E agora? Não se preocupe. Nas próximas linhas você descobrirá como rodar o YouTube em segundo plano.

Use o Firefox para Android

Por incrível que pareça, o jeito mais fácil de deixar o áudio de um vídeo no YouTube executando enquanto você realiza outras tarefas no smartphone é acessando o serviço via navegador, não pelo aplicativo oficial. Mas não é qualquer navegador: nos testes feitos para este post, apenas o Firefox (considerando apenas os principais browsers do mercado) deixou o som rolando quando outro app foi colocado em primeiro plano.

Não é só isso: o Firefox consegue manter a reprodução mesmo se você bloquear o aparelho, ou seja, deixar a tela apagada. É verdade que a versão web do YouTube não oferece tantos recursos quanto o aplicativo do serviço, mas dá conta do recado. Você consegue até mesmo executar as playlists de diversos artistas que estão disponíveis por lá.

Firefox para Android

Firefox para Android

Tudo o que você tem que fazer é abrir o Firefox para Android, acessar o endereço youtube.com e buscar pelo vídeo do seu interesse. Ao dar play, você pode abrir outros aplicativos ou bloquear o aparelho que o som continuará sendo reproduzido.

Como escutar áudio do YouTube em segundo plano com o AudioPocket

Por alguma razão, você percebe que o truque do Firefox não funciona no seu dispositivo. Pode ser uma limitação do próprio smartphone ou uma atualização no YouTube que bloqueou o recurso, por exemplo. Mas não é o fim. Você ainda pode usar um aplicativo específico para reproduzir músicas do YouTube (ou o áudio do vídeo que você preferir) em segundo plano.

Há vários apps para essa finalidade, mas aqui vamos usar o AudioPocket, que é gratuito (mas tem versão paga) e fácil de usar. Instale-o a partir da Play Store. É necessário ter o Android 4.1 ou superior.

AudioPocket

Ao abrir o AudioPocket, o aplicativo dará algumas instruções básicas. Depois, você será levado à tela principal do serviço. Ali, você pode acessar o menu para ter acesso, entre outros recursos, ao seu histórico de reprodução e, claro, colar o endereço de um vídeo no YouTube para iniciar a reprodução em segundo plano. Para tanto, basta clicar em Stream logo após inserir o endereço.

AudioPocket

Só que dá para muito trabalho copiar e colar URLs do YouTube no aplicativo, não? Tudo bem. Há um jeito mais fácil de usar o AudioPocket. Abra o app do YouTube e procure o vídeo que você deseja ouvir em segundo plano. Achou? Ótimo. Agora localize o botão de compartilhar (a setinha na parte superior direita do vídeo) e, nele, clique no ícone do AudioPocket (talvez você tenha que fazer rolagem de tela). Pronto. O vídeo foi encaminhado para o app.

AudioPocket no YouTube

Agora é dar play. Você pode executar outros aplicativos em primeiro plano ou mesmo bloquear o aparelho que a reprodução do áudio continuará rolando.

Alternativas ao AudioPocket

Pode ser que o AudioPocket não te agrade. Há dias em que o aplicativo exibe muitos anúncios (que só não aparecem na versão paga, que custa entre R$ 15 e R$ 20) e, por estar em beta (pelo menos na época em que este post foi elaborado), certos recursos ainda não funcionam, com a execução de playlists inteiras.

YouSound

YouSound

Se é o seu caso, você pode testar outros aplicativos, como o Floating Tube e o YouSound, que colocam o YouTube em uma pequena janela flutuante e, portanto, deixam o vídeo em reprodução sempre em primeiro plano.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Louconarios

Firefox é lento e não funciona, pelo proprio Google Chrome da pra fazer isso
- acesse o youtube.com
- clique nos 3 pontinhos ao lado do link
- clique em "versão para computador"
- entre no video q vc quer e aperte o botão home do celular
- puxe a aba de notificações e clique no play "▶"

pronto, agr vc pode mexer em outros apps ou desligar a tela e ainda continuar tocando, causo queira ouvir enquanto mexe em outra aba do chrome, basta trocar de aba, puxar a aba de notificações e dar o play.

Thalles Lázaro

Caso queiram assistir vídeos locais flutuantes recomendo esse https://play.google.com/sto...
Da pra assistir link de vídeos tbem, muito bom!

Gabryel Carvalho

Eu tentei fazer isso com o Firefox e não funcionou mn.

Geraldo Lopes

"...talvez a diferença esteja no momento do passo 5 que ao minimizar, no meu caso, continua o ícone de som na barra superior...". Deve ser isso mesmo, mas mesmo assim o Firefox é infinitamente mais fácil, e FUNCIONA. De qualquer forma, agradeço pela ajuda. Valeu!

Marcelo

Puxa, que coisa, rs. Eu refiz aqui o processo e a sequência que deu certo foi assim:
1) acessei o Chrome;
2) acessei www.youtube.com;
3) como automaticamente ele troca para m.youtube.com, eu mudei para versão Desktop (pelo menu superior direito);
4) iniciei um vídeo (apareceu o ícone de som na barra superior);
5) minimizei a tela (nessa hora parou de reproduzir, porém ainda ficou o ícone de som na barra superior);
6) acessei a lista de notificações puxando de cima pra baixo;
7) apertei "play" e voltou a reproduzir;
8) bloqueei a tela e a reprodução continuou.
O meu é Motorola com o tal do Android "puro", então talvez a diferença esteja no momento do passo 5 que ao minimizar, no meu caso, continua o ícone de som na barra superior (que é o pulo do gato para voltar a reproduzir) e em outras marcas de celulares (com o Android um pouco customizado) esse ícone some.

Geraldo Lopes

Refiz o teste de novo, exatamente como você disse e o Chrome continua parando o som se bloquear a tela... mas não tem problema, além do Chrome tenho o Firefox e o Dolphin e cada browser tem seus pontos fortes e fracos. De qualquer forma, valeu a tentativa. Obrigado.

Marcelo

Geraldo, você chegou a mudar o formato do acesso do site do Youtube para versão Desktop no Chrome antes de minimizar para que não acesse automaticamente o http://m.youtube.com feito para dispositivos mobile?
O meu tem Lollipop 5.0.2 padrão do celular sem root.

Geraldo Lopes

Aqui o Chrome não aceita bloquear a tela e continuar tocando a música. Somente o Firefox funciona numa boa, sem maiores problemas - LG G3 D855 (Stock Root Custom - Marshmallow 6.0.2 30J Portugal) e Samsung TAB 4 10.1" SM-T531 (Stock Root Lollipop 5.0.2 Índia).

Marcelo

Acabei de testar aqui esse processo com o Chrome atualizado e está funcionando.

Marcelo

Acabei de testar aqui esse processo com o Chrome atualizado e está funcionando sim.

Geraldo Lopes

O Google retirou esse recurso e não funciona mais... somente com o Firefox funciona.

Ediane Battistuz

Marcelo, muitíssimo obrigada pela dica! Deu certo no meu G5 no Chrome.

Leandro Dos Santos

Pois é... Infelizmente imagino eu, retiraram mesmo esse recurso. Aqui também não funciona desse jeito.

Caio Cesar Oficial

Valeu pela Super dica
agora sim funcionou

Leandro Ultramare Queiroz

infelizmente retiraram essa opção, bom pelo menos no meu não há mais como, moto g5s plus, android 7.1.1 atualizado em janeiro de 2018.

Exibir mais comentários