Como deixar vídeos do YouTube rodando em segundo plano no Android

Saiba como ouvir músicas no YouTube deixando o smartphone bloqueado ou outro aplicativo em primeiro plano

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
YouTube

O YouTube é um serviço de vídeos, mas às vezes a gente só quer ouvir o áudio do conteúdo disponível ali. Pode ser uma playlist de músicas ao vivo do seu artista preferido ou uma palestra, por exemplo. O problema é que, pelo menos no Android, o aplicativo oficial do YouTube para a reprodução quando a tela é desligada ou outro app fica em primeiro plano. E agora? Não se preocupe. Nas próximas linhas você descobrirá como rodar o YouTube em segundo plano.

Use o Firefox para Android

Por incrível que pareça, o jeito mais fácil de deixar o áudio de um vídeo no YouTube executando enquanto você realiza outras tarefas no smartphone é acessando o serviço via navegador, não pelo aplicativo oficial. Mas não é qualquer navegador: nos testes feitos para este post, apenas o Firefox (considerando apenas os principais browsers do mercado) deixou o som rolando quando outro app foi colocado em primeiro plano.

Não é só isso: o Firefox consegue manter a reprodução mesmo se você bloquear o aparelho, ou seja, deixar a tela apagada. É verdade que a versão web do YouTube não oferece tantos recursos quanto o aplicativo do serviço, mas dá conta do recado. Você consegue até mesmo executar as playlists de diversos artistas que estão disponíveis por lá.

Firefox para Android
Firefox para Android

Tudo o que você tem que fazer é abrir o Firefox para Android, acessar o endereço youtube.com e buscar pelo vídeo do seu interesse. Ao dar play, você pode abrir outros aplicativos ou bloquear o aparelho que o som continuará sendo reproduzido.

Como escutar áudio do YouTube em segundo plano com o AudioPocket

Por alguma razão, você percebe que o truque do Firefox não funciona no seu dispositivo. Pode ser uma limitação do próprio smartphone ou uma atualização no YouTube que bloqueou o recurso, por exemplo. Mas não é o fim. Você ainda pode usar um aplicativo específico para reproduzir músicas do YouTube (ou o áudio do vídeo que você preferir) em segundo plano.

Há vários apps para essa finalidade, mas aqui vamos usar o AudioPocket, que é gratuito (mas tem versão paga) e fácil de usar. Instale-o a partir da Play Store. É necessário ter o Android 4.1 ou superior.

AudioPocket

Ao abrir o AudioPocket, o aplicativo dará algumas instruções básicas. Depois, você será levado à tela principal do serviço. Ali, você pode acessar o menu para ter acesso, entre outros recursos, ao seu histórico de reprodução e, claro, colar o endereço de um vídeo no YouTube para iniciar a reprodução em segundo plano. Para tanto, basta clicar em Stream logo após inserir o endereço.

AudioPocket

Só que dá para muito trabalho copiar e colar URLs do YouTube no aplicativo, não? Tudo bem. Há um jeito mais fácil de usar o AudioPocket. Abra o app do YouTube e procure o vídeo que você deseja ouvir em segundo plano. Achou? Ótimo. Agora localize o botão de compartilhar (a setinha na parte superior direita do vídeo) e, nele, clique no ícone do AudioPocket (talvez você tenha que fazer rolagem de tela). Pronto. O vídeo foi encaminhado para o app.

AudioPocket no YouTube

Agora é dar play. Você pode executar outros aplicativos em primeiro plano ou mesmo bloquear o aparelho que a reprodução do áudio continuará rolando.

Alternativas ao AudioPocket

Pode ser que o AudioPocket não te agrade. Há dias em que o aplicativo exibe muitos anúncios (que só não aparecem na versão paga, que custa entre R$ 15 e R$ 20) e, por estar em beta (pelo menos na época em que este post foi elaborado), certos recursos ainda não funcionam, com a execução de playlists inteiras.

YouSound
YouSound

Se é o seu caso, você pode testar outros aplicativos, como o Floating Tube e o YouSound, que colocam o YouTube em uma pequena janela flutuante e, portanto, deixam o vídeo em reprodução sempre em primeiro plano.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados