Conheça a nova comunidade do Tecnoblog

Adeus Disqus, olá Discourse!

Thiago Mobilon
Por
• Atualizado há 12 meses

Nos últimos anos vários sites mataram o campo e comentários. O espaço deu lugar à listas de conteúdo relacionado, ou à rolagem infinita, que leva o visitante para posts seguintes automaticamente.

Quem ainda não fez a mudança, lida constantemente com alguns dilemas, como a moderação de comentários ruins e a escolha de um sistema que forneça as melhores ferramentas para cultivar boas discussões.

A escolha da maioria é o Disqus, mas ele se tornou o maior não por ser o melhor e sim por falta de opções melhores. Eu falo mais sobre isso no final desse post, mas o ponto é que resolvemos abandonar de vez o  Disqus. No lugar, estamos lançando a Comunidade do Tecnoblog.

A partir de hoje, todos os posts publicados no Tecnoblog terão um tópico de discussão criado automaticamente na Comunidade. No lugar do campo de comentários, que apareceria abaixo desse post, destacaremos apenas os comentários mais interessantes e também uma lista de avatares de todas as pessoas que estão participando da discussão.

Esses comentários são destacados automaticamente, de acordo com o sistema de pontos do Discourse, ferramenta que escolhemos para a Comunidade do TB. Ele considera quantos likes e respostas cada comentário recebeu, além da reputação do usuário.

Aliás, a parte mais legal do Discourse é que ele é todo centrado na reputação do usuário. Isso vai nos ajudar a filtrar os infames trolls, que em nada contribuem com a discussão e ainda espantam bons comentaristas.

Os usuários são divididos em cinco níveis de confiança: usuário novo (0), utilizador básico (1), membro (2), regular (3) e líder (4). Chegando ao nível de líder, podem até moderar o fórum, sem precisar de autorização de um administrador.

Para subir de nível basta ser um bom membro da comunidade: ajudar os amiguinhos, iniciar discussões interessantes, fazendo comentários produtivos nos posts aqui do TB, denunciar eventuais trolls ou spammers, etc.

Nosso objetivo com a Comunidade é cultivar um espaço seguro para debater assuntos ligados à tecnologia e derivados. Queremos um ambiente livre de trolls e principalmente, sem comentários e tópicos caça-clique.

O sistema também conta com outros recursos muito legais:

  • Funciona perfeitamente nos smartphones;
  • Sistema de notificações em tempo real;
  • Sistema de badges (gamificação);
  • Dark mode automático (sincroniza com a configuração do sistema operacional);
  • Mensagem privada para usuários acima do nível 1;
  • Sala de Venda e Troca para membros de nível 2 ou superior;
  • Login por redes sociais: Google, Facebook e Twitter;
  • Livre de anúncios (isso mesmo, nenhum anúncio pra usuários acima do nível 1);
  • Categorias e subcategorias (aleluia!);
  • Extremamente rápido e leve;

E o mais importante: tudo é configurável. Podemos criar novas salas e recursos baseando-se no nível de usuário, sempre buscando recompensar os membros mais ativos. Utilize a sala de Feedback pra enviar as suas ideias. 😉

Por que abandonar o Disqus?

  • Ativou exibição de anúncios forçada para todos os não-pagantes. Um site do porte do TB gastaria cerca de cinco vezes o que gastamos hoje com toda a nossa infra, só para desativar os anúncios.
  • A ferramenta está parada no tempo e dominada por fakes. Há anos nenhuma atualização relevante é lançada (pelo menos desde 2014, quando adotamos aqui no TB);
  • Ele é extremamente pesado e não há nada que possamos fazer para mudar isso;
  • As notificações direcionam o leitor para uma página do Disqus e não para a matéria aqui no TB. Ou seja, usam o nosso conteúdo para gerar tráfego em suas URLs.

Por que não dedicar alguém ao Tecnogrupo?

O Tecnogrupo foi lançado em 2012, de forma despretensiosa e não parou de crescer desde então. Mas esse crescimento vem trazendo problemas que o Facebook não ajuda a resolver (pelo contrário, ele é a causa de vários).

  • Falta organização: não é possível categorizar os posts. Perguntas repetidas aparecem o tempo todo e tópicos mais elaborados se perdem rapidamente na timeline. Isso desestimula a construção de uma knowledge base sólida.
  • Likes ganham destaque: por mais que o Tecnogrupo seja uma bolha, cada vez mais a cultura da rede social tem chegado até ele. Polêmicas, respostas ríspidas, pessoas que em vez de ajudar, questionam as vontades de quem criou o tópico, etc.
  • Na timeline, tudo se mistura: política, família, memes… e isso acaba contaminando o conteúdo do grupo, também (é inevitável).
  • Por último, mas não menos importante: todo conteúdo que é postado no Facebook, pertence ao Facebook.

●●●

Seja bem vindo à Comunidade! Contamos com a ajuda de todos para construir um ambiente saudável e com discussões de alto nível. Leia também o nosso FAQ antes de postar.

Receba mais sobre Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados