Início » Telecomunicações » Operadoras com a melhor internet no celular de 2016, segundo a OpenSignal

Operadoras com a melhor internet no celular de 2016, segundo a OpenSignal

Paulo Higa Por

A OpenSignal, empresa que analisa a qualidade das operadoras móveis ao redor do mundo, publicou nesta terça-feira (26) um relatório para mostrar a situação do 4G no Brasil. De acordo com os dados coletados entre fevereiro e abril de 2016, a Vivo apresenta a maior velocidade média de internet móvel entre as operadoras brasileiras, repetindo o feito do relatório anterior.

A Vivo teve aumento de 20% na velocidade, passando de 15,3 Mb/s para 18,6 Mb/s no 4G, enquanto a TIM caiu ainda mais, de 10,3 Mb/s para 8 Mb/s, sendo a última colocada no ranking. Ainda assim, as duas operadoras estão empatadas na disponibilidade de sinal: em média, os assinantes ficam aproximadamente 56% do tempo conectados ao 4G, à frente de Claro (53%) e Oi (47%).

Além desse relatório da OpenSignal, a Anatel faz suas próprias medições, incluindo uma pesquisa de qualidade assistida, onde os usuários indicam qual operadora tem o melhor atendimento, funcionamento, ofertas e outros. Veja aqui essa última pesquisa da Anatel.

antena-celular-telecom-torre

Velocidade média

Estas são as operadoras mais rápidas do Brasil no 4G, em velocidade média:

  1. Vivo (18,57 Mb/s)
  2. Claro (11,63 Mb/s)
  3. Oi (11,36 Mb/s)
  4. TIM (8,00 Mb/s)

No 3G, a Vivo mantém a vantagem numérica, mas fica tecnicamente empatada com Claro e TIM:

  1. Vivo (2,43 Mb/s)
  2. Claro (2,36 Mb/s)
  3. TIM (2,24 Mb/s)
  4. Oi (1,64 Mb/s)
  5. Nextel (1,11 Mb/s)

Dica: quer saber qual a velocidade da sua internet? Faça o teste.

É importante, além da velocidade média, ver se as operadoras têm uma boa cobertura na sua área. A Anatel disponibiliza mensalmente um relatório de quantos municípios cada operadora cobre, dividido por 2G, 3G e 4G. Confira qual operadora tem a melhor cobertura.

Latência

Se a TIM não surpreende nos downloads, pelo menos a sensação de velocidade ao carregar páginas da web e nas chamadas VoIP é boa, já que a latência da operadora é a mais baixa de todas no 4G. O ping da Vivo fica do outro lado da lista, mas a empresa melhorou bastante a qualidade da rede em comparação com o período anterior e chegou perto das concorrentes:

  1. TIM (74,07 ms)
  2. Oi (74,77 ms)
  3. Claro (82,51 ms)
  4. Vivo (103,85 ms)

No 3G, a Nextel apresenta a melhor latência. A operadora tem acordo para alugar a infraestrutura da Vivo, o que custou quase 1,3 bilhão de reais para a Nextel, mas também possui antenas próprias, especialmente nos grandes centros.

  1. Nextel (103,09 ms)
  2. TIM (148,44 ms)
  3. Claro (162,29 ms)
  4. Vivo (168,34 ms)
  5. Oi (172,47 ms)

Leia mais: Qual o melhor plano de celular para você?

Embora a disponibilidade de 4G das operadoras brasileiras tenha melhorado, ainda estamos atrás de muitos países. Nos Estados Unidos, os clientes ficam em média 81% conectados ao 4G, sendo que a campeã Verizon oferece 87% de disponibilidade. Outros países grandes à frente são China (77%), Canadá (76%) e Austrália (75%). A melhor cobertura é a da sul-coreana LGT (sim, da LG), com 99,6% de disponibilidade de 4G.

Os resultados foram baseados em 85,3 milhões de medições entre 1º de fevereiro e 30 de abril de 2016. Você pode conferir os detalhes do relatório na página da OpenSignal.

Mais sobre: , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eliezer Teodoro
A TIM me roubou muito dinheiro e a Oi tambem
Gustavo Ferrari
vcs são sortudos,pq minha tim não ta grande coisa MESMO, (olha q eu pago R$50)
http://prntscr.com/hf2jbf
Carlos Souza
Matéria bancada pelo lixo desta empresa que se chama NEXTEL tem até o link para direcionamento do site, quem adquirir algum plano vai ficar preso pela fidelidade e não tem pra onde correr durante 1 ano, incrível a matéria falando que esta NEXTEL e funcional no quesito latência se ela pega rabeta da ViVO...Pega trouxa...entra pra ver...kkk
Momonga
Confiavel ?
Arthur Irineu Braga
Confiavel ?
Nazário Moreira Neto
Me passe o tipo de seu plano!
Yasmim Xavier
Infelizmente nao.
Rafael Rodrigues
Oi Yasmim, vc conseguiu o convite para o Tim Beta?
Milena Wiltgen
Alguem tem convite para o tim beta??
Yasmim Xavier
oi, vc tem convites?
Yasmim Xavier
oi, tem tem convites para o tim Beta?
Kelvin Maciel
Exatamente meu amigo. A conexão da oi é surpreendente, enquanto essas outras operadoras, o sinal delas é péssimo aonde eu moro, por conta das arvores, a Oi se saiu rápida tanto na hora de registrar o numero, tando na internet e os pacotes deles são incriveis
Marcos Vieira
sempre claro
Jean Paulo
Antigamente eu usava Vivo no interior de São Paulo ai me mudei e comecei a usar Oi ai percebi que a Oi era uma merda na região que eu morava não tinha 3G da Oi mas tinha 3G da TIM Vivo Claro ai eu fui pesquisar pra mim escolher um bom plano de Internet e depois de ler vários artigos eu vi um que me ajudou a escolher a operadora que eu to até hje Link:https://portaldeplanos.com....Depois de ler vi como saber qual a melhor internet pra mim e pra minha região achei muito bom.
Vinícius Ferreira
Tim , operadora mais ladrona que tem, desconta meus créditos sem eu ter usado, operadora do caralh#. "Tim, você sem seus créditos".
Diego Bernardino
.....
Diego Bernardino
Alguem aqui que usa operadora OI, comentem ai vale a pena...pq meu tio tem um sitio em Paranapanema e vivo la não pega sinal e a operadora OI uma amiga da familia estava conseguindo usar normal, quero saber se aqui em sampa vale a pena se o sinal é bom, moro em Osasco.
Amanda Deltone
Faz um comparativo de duração dos supostos "Gigas" que as operadoras oferecem, pois 1G em uma não dura tanto quanto 1G em outra.. quero saber quem rouba menos do consumidor!
Eduardo Trindadde
Sim, mais a estrutura de internet móvel não acompanhou a demanda do serviço.
Eduardo Trindadde
Sim, mais a estrutura de internet móvel não acompanhou a demanda do serviço.
Flávio Henrique
Beta Lab? Haveria convite?
Flávio Henrique
Beta Lab? Haveria convite?
DDe Lima
que tal usar internet 4G OI, VIVO OU CLARO com 110 GB sendo 10 GB no 4 G e 100 GB no 3 G frete grátis pra todo o Brasil, INIQUE 5 AMIGO E TENHA ESSE PLANO FREE, ACESSE;WWW.CHIPLIVRE.COM/COMPRAR/SEMPRELIDER
DDe Lima
que tal usar internet 4G OI, VIVO OU CLARO com 110 GB sendo 10 GB no 4 G e 100 GB no 3 G frete grátis pra todo o Brasil, INIQUE 5 AMIGO E TENHA ESSE PLANO FREE, ACESSE;
WWW.CHIPLIVRE.COM/COMPRAR/SEMPRELIDER
Vinicius Caitano
Pois aqui no meu município, a Claro está sem duvida na pior colocação, a velocidade é muito lenta
Vinicius Caitano
Pois aqui no meu município, a Claro está sem duvida na pior colocação, a velocidade é muito lenta
Flavio Maidl
Também não troco meu Tim Beta por plano nenhum !!!!
Flavio Maidl
Também não troco meu Tim Beta por plano nenhum !!!!
JOELSON
Chip de Internet Móvel com 110 Gb de Banda Larga CHIPLIVRE10Gb na Velocidade 4G + 100Gb na Velocidade 3GChip OI - 99,99 e Chip Claro - 129,99Ela é mais barata que na própria operadora.E se vc adquirir seu Chip e indicar 5 amigos vc tem sua internet de Graça Cadastre-se sem compromisso: www.vclivre.com/18716 e conheça a CHIPLIVREhttps://www.youtube.com/wat...
JOELSON
Chip de Internet Móvel com 110 Gb de Banda Larga CHIPLIVRE
10Gb na Velocidade 4G + 100Gb na Velocidade 3G
Chip OI - 99,99 e Chip Claro - 129,99
Ela é mais barata que na própria operadora.
E se vc adquirir seu Chip e indicar 5 amigos vc tem sua internet de Graça
Cadastre-se sem compromisso: www.vclivre.com/18716 e conheça a CHIPLIVRE
https://www.youtube.com/watch?v=RN4Sx4WATVE
Yago G. Oliveira
Bem, naquela época nem todo mundo era conectado. Eu também tinha uma leve impressão de que era mais rápido, no EDGE eu tinha a velocidade de 240kbps e conseguia fazer bastante coisa.A internet mudou, hoje não tem mais condições de abrir com uma velocidade daquelas.Até metade de 2015, anterior ao novo backbone da Oi, eu usava HSPA em 1Mbps, hoje passo dos 5Mbps. No HSPA+ passo de 10Mbps.Depende de muita coisa, não basta ter só um equipamento, é uma cadeia de fatores que levam à esta velocidade.
Yago G.
Bem, naquela época nem todo mundo era conectado. Eu também tinha uma leve impressão de que era mais rápido, no EDGE eu tinha a velocidade de 240kbps e conseguia fazer bastante coisa.
A internet mudou, hoje não tem mais condições de abrir com uma velocidade daquelas.
Até metade de 2015, anterior ao novo backbone da Oi, eu usava HSPA em 1Mbps, hoje passo dos 5Mbps. No HSPA+ passo de 10Mbps.
Depende de muita coisa, não basta ter só um equipamento, é uma cadeia de fatores que levam à esta velocidade.
Eduardo Trindadde
Engraçado! Quando a internet não era popular no Brasil eu pagava R$1,90 por MB na Vivo meu aparelho de tecnologia 2G conectava com 500Kbps. Hoje a mesma operadora me vende uma tecnologia superior com 1Mbps. Piada!
Eduardo Trindadde
Engraçado! Quando a internet não era popular no Brasil eu pagava R$1,90 por MB na Vivo meu aparelho de tecnologia 2G conectava com 500Kbps. Hoje a mesma operadora me vende uma tecnologia superior com 1Mbps. Piada!
Mauricio Alberto Cardoso
Relaxa que isso vai piorar, já que ouvi dizer que a OI agora também é da VIVO.
@Sckillfer
Até hoje não sei como ser um Beta lab (até onde entendi se tu não gastar tu perde o selo lab e fica sendo beta)
F. S.
Até hoje não sei como ser um Beta lab (até onde entendi se tu não gastar tu perde o selo lab e fica sendo beta)
Dusqis Surupis
kkkkkkkkkkkTalvez seja seu dia de sorte, rs
Deison Ribeiro
kkkkkkkkkkk
Talvez seja seu dia de sorte, rs
Rodrigo Ferreira Arroz
Cara, o meu deu estes resultado e confesso que fiquei surpreso haha'

4G da vivo

http://www.speedtest.net/wp/55544180.png
Caleb Enyawbruce
infelizmente isso é comum... A estrutura das operadoras varia muito de cidade pra cidade. Por isso eu especifiquei
Ramon Gonzalez
infelizmente isso é comum... A estrutura das operadoras varia muito de cidade pra cidade. Por isso eu especifiquei
Cazalbé
A cobertura em Brasília é péssima, sem contar que não pega dentro de muitos lugares, inclusive shoppings. Usava a vivo e não tinha do que reclamar, pegava até na caverna do dragão (saudade... Vivo e CD)
Atecubanos
A cobertura em Brasília é péssima, sem contar que não pega dentro de muitos lugares, inclusive shoppings. Usava a vivo e não tinha do que reclamar, pegava até na caverna do dragão (saudade... Vivo e CD)
Cazalbé
Pois eu só tenho do que reclamar da Claro aqui em Brasília. Odeio, lixo total!!!
Atecubanos
Pois eu só tenho do que reclamar da Claro aqui em Brasília. Odeio, lixo total!!!
Cazalbé
Em Brasília, a Claro é simplesmente um lixo. E ainda desconfio que ela me impeça de acessar alguns apps, tipo o do banco do brasil que eu nunca consigo abrir usando 3/4g. No wifi funfa lindamente.
Atecubanos
Em Brasília, a Claro é simplesmente um lixo. E ainda desconfio que ela me impeça de acessar alguns apps, tipo o do banco do brasil que eu nunca consigo abrir usando 3/4g. No wifi funfa lindamente.
SiouxBR
Daí acaba com a Tim de uma vez por todas...
Jefferson Rodrigues
Já tô com 31 mil reais em bonus. kkk
Yago G. Oliveira
As vezes vem uns bônus legais mesmo.
Yago G.
As vezes vem uns bônus legais mesmo.
Yago G. Oliveira
E já anunciaram a retirada de algumas antenas
Yago G.
E já anunciaram a retirada de algumas antenas
SiouxBR
A Tim aqui no DF tá terrível nos lugares onde moro e trabalho... :(
Jefferson Rodrigues
Isso é falta de manutenção na rede daí. Registre uma reclamação junto à anatel para forçar a operadora a fazer esse reparo na rede local.
Jefferson Rodrigues
hahha
Miguel Martins
aqui em minha cidade tb. todo mundo torce o nariz quando digo que uso Vivo. bom, continuem com suas internets lentas e deixem minha banda livre. haha
Julian Leno
Ironicamente, Fortaleza-CE, terra natal da Oi
Julian Leno
E ficar sem sinal na maior parte do tempo?
Jefferson Rodrigues
Eu gosto desses sms, pois me deixam por dentro das ofertas.
Christian Hartung
Não são muitas propagandas, é mais ou menos (um pouco mais que) o que eu recebia com a Vivo. O problema mesmo é que não era para receber nenhuma, já que optei por não recebê-las quando fiz o cadastro, e depois fui no Minha Oi e também marquei para não receber.

A maioria é de coisa da Oi, tipo promoção de recarregar tanto e ganhar tantos GB na franquia, e tal. Mas ainda assim, publicidade.
Lucas Ribeiro
A Tim tem, por R$ 40. Nenhuma operadora vai te oferecer, você não é especial. Você tem que ir atrás e ver os pacotes que elas tem e, nesse caso, a Tim tem.
Lucas Ribeiro
Realmente engraçado a Oi, até mesmo porque a cobertura 3G e 4G dela é pífia.
Caleb Enyawbruce
uso a conexão 4G / 3G da Claro e não tenho do que reclamar. SP capital
Ramon Gonzalez
uso a conexão 4G / 3G da Claro e não tenho do que reclamar. SP capital
Vanderlei Gomes Fotografia
Teve um tempo que fiquei sem internet pq tinha me mudado e meu tim beta era mil vezes melhor que a desgraça móvel que a vivo tentou me vender (cancelei no 3 dia ) o pior era o upload lastimável sem contar o preço.
Yago G. Oliveira
É mínimo o número de usuários que utilizam esse aplicativo, instalei um tempo no meu para tentar reverter o que aparece no site deles. Lá diz que minha cidade tem apenas 1 operadora.
Yago G.
É mínimo o número de usuários que utilizam esse aplicativo, instalei um tempo no meu para tentar reverter o que aparece no site deles. Lá diz que minha cidade tem apenas 1 operadora.
Jefferson Rodrigues
Na minha cidade, a Vivo nem é lembrada pelas pessoas.
Yago G. Oliveira
Sindrome de usuário antigo, antigamente a TIM era terrível. Infelizmente moro numa cidade onde a saturação de usuários é extrema, a rede em horários de pico é ruim. Mas não é a PIOR como costumo ouvir. Na Oi, para uma rede que só tem HSPA, prefiro um 5Mbps super estável do que um 3G+ com oscilações que só deram a bateria. Na questão sobre publicidades, eu não recebo tantas. Será que o tipo do plano tem alguma coisa a ver com isso?
Jefferson Rodrigues
A melhor coisa mesmo é assinar um plano de banda larga fixa, com Wifi, porque sai muito mais barato e usar o 3G/4G só na rua, se haver alguma necessidade mesmo. Internet móvel é caríssima!
Yago G.
Sindrome de usuário antigo, antigamente a TIM era terrível. Infelizmente moro numa cidade onde a saturação de usuários é extrema, a rede em horários de pico é ruim. Mas não é a PIOR como costumo ouvir.
Na Oi, para uma rede que só tem HSPA, prefiro um 5Mbps super estável do que um 3G+ com oscilações que só deram a bateria. Na questão sobre publicidades, eu não recebo tantas. Será que o tipo do plano tem alguma coisa a ver com isso?
Yago G. Oliveira
Essas velocidades são testes em laboratórios não levam em consideração clima, número de usuários etc.
Yago G.
Essas velocidades são testes em laboratórios não levam em consideração clima, número de usuários etc.
Yago G. Oliveira
A Claro deveria ofertar um plano sem redes sociais e mais dados. Os planos são limitados demais por causa dessa "promoção" dela.
Yago G.
A Claro deveria ofertar um plano sem redes sociais e mais dados. Os planos são limitados demais por causa dessa "promoção" dela.
Yago G. Oliveira
Na Oi no HSPA eu uso essa velocidade aqui sempre bem estável.
Yago G.
Na Oi no HSPA eu uso essa velocidade aqui sempre bem estável.
Yago G. Oliveira
Eu não confio no Open signal. Na minha mesmo ela diz que só tem 1 operadora.
Yago G.
Eu não confio no Open signal. Na minha mesmo ela diz que só tem 1 operadora.
Miguel Martins
no caso de SP que tem cobertura da Oi recente e aparelhagem moderna eu creio que seja melhor. aqui onde moro é o inverso. a Vivo é a melhor e coincidentemente foi a última a ofertar os serviços na região. pode ser também pelo fato de ter menos pessoas usando a rede e ela estar com capacidade ociosa. vai saber...
Eduardo Trindadde
É uma vergonha a velocidade média mencionada! A Vivo que tem a maior velocidade chega a 18Mbps? Quando eu tinha um Nokia C5-03 comprando em 2010 tendo a tecnologia HPSA+ (conhecido com 3G+) a capacidade de velocidade suportado era 20Mbps, segundo a Nokia.
Thiago Sabaia
Sou cliente da Claro e não tenho o que reclamar da qualidade e velocidade da internet, 4G sempre passa dos 50Mbps fácil. Usei TIM por um tempo e não chegava nisso.

O unico problema da Claro para mim são os preços x franquia
Jefferson Rodrigues
Graças a Deus não faço parte dessas pessoas!
Keaton
No brasil a gente não escolhe a melhor operadora, escolhe a menos pior e que no fundo no fundo é a mesma m...
Alberto Prado
Não invalida como solução, pois isso é um detalhe da conjuntura atual. Uma hora passa.
Chicão ?????????
Eu não.
A tim se ferrou.
Mudei de operadora e agora tenho sinal até em subsolo de prédio.
Jefferson Rodrigues
Envia Sair para 55555.
Paçaro
Se ferrou então, meu amigo.
Chicão ?????????
Trabalho numa cidade. Moro na mesma.
Não tinha cobertura decente da tim.
Jefferson Rodrigues
Anatel resolve todos esses problemas seus. Para parar de receber SMS basta enviar SAIR para 55555.
Jefferson Rodrigues
Basta você programar o aparelho para receber sinal só 3G.
Jefferson Rodrigues
Problema de rede. Uma manutenção resolve isso.
Jefferson Rodrigues
Acelerar a troca num momento de crise? Nem se fosse num momento bom eu trocaria o meu.
Paçaro
Tenho cobertura o dia todo e o sinal não cai. Única vez que tive que falar com atendente foi super rápido.

Minha experiência com a Tim é boa.
Paçaro
Trabalho em uma cidade e moro em outra. Tenho cobertura 100% do dia.
Alberto Prado
Eu ia pergunta o pq da velocidade 4G ser maior que a 3G se saída para a internet para as duas tecnologia é a mesma (alguma fibra ou rádio homologado). Mas me lembrei que a maioria dos celulares no Brasil ainda é 3G e eles ficam pendurados só na frequência que a operadora disponibiliza para a tecnologia, congestionando a mesma.
As operadoras deveriam acelerar o processo de troca de aparelhos a fim de poder controlar melhor a distribuição deles pelas frequências disponíveis e assim conseguir maiores velocidade média a todos.
Domingos Teruel
Qual cidade é a sua? Aqui em Floripa estou usando um plano de 10GB e 3000 minutos e tenho ficado surpreso pela qualidade e estabilidade do sinal.
Domingos Teruel
Engraçado a OI estar em 4º Lugar no ranking tanto de velocidade quanto de disponibilidade de sinal 4G, desde que sai da VIVO para a OI, tenho percebido que fico mais tempo no 4G que ficava quando era cliente VIVO, e a velocidade média media pelo SpeedTest e o BrasilBandaLarga idem, a OI tem se mantido estável e com velocidades médias de 22Mb/s, isso aqui na cidade de Florianópolis, e viajando pelo Brasil, fico mais conectado seja em 3G quanto em 4G, principalmente nas estradas coisa que com a VIVO era raro, já que o sinal era fraco ou inexistente.
Exibir mais comentários