Microsoft Word vai te dar dicas para escrever melhor

A receita: muita aprendizagem de máquina. Outros produtos do Office também foram atualizados

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana
microsoft word

Uma atualização nos serviços Office 365 divulgada nesta terça-feira (26) pela Microsoft mostra que os serviços da empresa vão ficar muito mais inteligentes em breve. O destaque está na função Editor, que a Microsoft está chamando de “assistente de escrita”. Ele traz uma melhora significativa na correção ortográfica e gramatical do Word.

Com o uso da inteligência artificial (claro, né?), o Editor tem muita aprendizagem de máquina e processamento de linguagem natural por trás para poder te dar dicas de escrita de verdade. Por enquanto, ele oferece sugestões para melhorar a clareza das mensagens, evitando redundância e deixando o texto mais claro. Veja no vídeo abaixo:

The-evolution-of-Office-apps-Image-2-BLOG
The-evolution-of-Office-apps-Image-3-BLOG

Nos dois exemplos acima, o corretor inteligente sugeriu a troca de uma palavra para o texto ficar melhor de ler e não ter redundância. Ele ainda apontou que o uso de uma certa expressão poderia não caber naquele parágrafo. O interessante do Editor é que ele é baseado na nuvem, então consegue melhorar com o tempo.

Mais para frente, a Microsoft também pretende implementar um recurso que explica o motivo da sugestão, então o Word também vai conseguir te ensinar gramática. Quase uma professora de redação.

Outra novidade legal, de destaque no vídeo, é o Researcher, que te ajuda a pesquisar material do Bing Knowledge Graph para escrever algum documento (provavelmente para você não recorrer ao Google). O conteúdo é adicionado e também referenciado, bom para quem tem que seguir as regras da ABNT.

Mais novidades interessantes

Além do Word, o Outlook também ganhou recursos úteis que usam inteligência artificial. O Focused Inbox, que já estava disponível no iOS e Android, separa a caixa de entrada em duas abas, filtrando e-mails inúteis para você não se apavorar com o número de e-mails não lidos e conseguir chegar ao famoso inbox zero.

Para quem assina o Office 365, agora também vai dar para mencionar pessoas dentro do e-mail, que serão notificadas — é quase um Twitter dentro do Outlook.

Por fim, o PowerPoint ficou mais parecido com o seu concorrente, Prezi, com um recurso de Zoom. Em vez de criar apenas uma linearidade de slides, em que um passa obrigatoriamente para o próximo, ele permite que o usuário coloque uma apresentação dentro de outra, além de dar zoom em imagens e informações que estão ali.

Esse recurso é bem útil porque permite que você coloque mais informações no slide, sem precisar ficar espremendo tudo para caber na apresentação. Eis um vídeo mostrando como funciona:

Algumas dessas novidades já estão disponíveis para os usuários que fazem parte do programa Office Insiders, como as novas versões do PowerPoint, Outlook e o Researcher do Word. Infelizmente, o Editor ainda vai demorar um pouco, com previsão de lançamento até o fim do ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados