Início » Curiosidades » BIRL é a linguagem de programação mais treze já inventada

BIRL é a linguagem de programação mais treze já inventada

Por
2 anos atrás

Um grupo de brasileiros inventou a linguagem de programação mais treze do mundo: BIRL (Bambam’s “It’s show time” Recursive Language). Inspirada no ArnoldC, a linguagem tem código aberto e utiliza comandos simples, como “CE QUER VER ESSA PORRA?” para mostrar na tela e “ELE QUE A GENTE QUER?” como teste condicional. E você já pode começar a programar, mas tem que provar que constrói fibra.

birl

A sintaxe do BIRL é bastante familiar para quem conhece C e seus derivados, mas será ampliada “pra ficar o mais longe possível dessa linguagem de quem sobe em árvore”. E não é água com código: os principais comandos já estão implantados e um interpretador totalmente funcional está disponível — você pode até mesmo baixar seu fonte .birl.

Quer mostrar na tela? Basta utilizar:

CE QUER VER ESSA PORRA? ("Hello, world");

Criar uma estrutura if/else?

ELE QUE A GENTE QUER? (x > 13)
//caso verdadeiro
NAO VAI DAR NAO
//caso falso
BIRL

Ou declarar uma função?

OH O HOME AI PO (int nomeFunc(int a, int b))
//código da função
BORA CUMPADE 1;
BIRL

A semelhança com C fica bastante aparente neste exemplo, mas BIRL é bem mais treze, além de ser a única linguagem de programação que consegue derrubar as árvores do Parque Ibirapuera:

birl-c

Você já pode pegar bastante informação do BIRL e codar pra caralho: a documentação completa está disponível no GitHub. Vai, monstro.

Dica do Lucas Santos no Tecnogrupo. Não entendeu? BIRL.

Mais sobre: