Microsoft Pix promete tirar fotos melhores que o app nativo do iPhone

Inteligência artificial, reconhecimento de imagem e muitas correções para entregar a melhor foto

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Reforçando a tese de “a Microsoft só lança aplicativos legais para outras plataformas”, a empresa apresentou nesta quarta-feira (27) o Microsoft Pix, um app simples de usar que coloca um “cérebro artificial” na câmera do iPhone. Ou seja: traz a melhor foto em todas as situações.

Pela descrição, você já deve imaginar que o aplicativo tem uma boa dose de inteligência artificial. Não poderia ser diferente: o reconhecimento de imagem não só faz o aplicativo tirar fotos sequenciais e escolher a melhor como também reduzir o ruído e ajustar a exposição automaticamente para as pessoas não ficarem escuras (obrigado, Microsoft!).

Até a segunda característica, eu tenho certeza que você pensou “mas já existem apps que fazem isso”. Sim. Mas o diferencial do Pix é que ele combina as melhores características de todos eles em um aplicativo só, como o recurso de tirar fotos antes mesmo de você apertar o obturador. Dessa forma, você não perde aquele momento especial.

Entrando na onda da Apple, ele também cria live images, que funcionam exatamente como as Live Photos do iPhone. Com tudo isso acontecendo, ele detecta a presença de pessoas, “deixa a pele mais bonita” (espero que não seja muito artificial) e ainda aplica uma correção de cores na foto. Veja as comparações e o vídeo abaixo:

microsoft-pix-comparacao
microsoft-pix-comparacao-2

As mudanças normalmente são sutis, mas fazem diferença. A mais gritante com certeza é a que faz a correção de exposição no rosto das pessoas no restaurante, ainda que o fundo esteja bem claro. Quem nunca foi tirar uma foto em um almoço com os amigos e precisou ficar procurando o ângulo certo? Eis uma comparação lado a lado do exemplo no vídeo:

microsoft-pix-comparacao-3

Não é a foto inteira que fica mais clara, mas apenas as partes que importam. Se você está duvidando da Microsoft por ter duas fotos exatamente do mesmo momento para comparação, a gigante justifica que as imagens foram capturadas simultaneamente (provavelmente com dois iPhones diferentes).

“Enquanto o aplicativo está selecionando e melhorando a melhor das fotos em sequência, outros algoritmos passam pelos frames para determinar se algum movimento daria uma Live Image interessante”, disse a Microsoft no post que explica o funcionamento do Pix.

microsoft-pix-interface

Toda essa mágica acontece localmente, e não na nuvem. Apesar do aplicativo estar constantemente tirando fotos, ainda que sem você apertar o botão, o que você não escolheu salvar é automaticamente descartado para não ocupar espaço. Também parece servir de um ótimo material para as live images. Veja o exemplo abaixo:

Eis o link para baixar o Microsoft Pix, que funciona no iPhone 5s ou superior. A Microsoft fez um infográfico bem bacana para ilustrar o funcionamento do aplicativo.

Com informações: The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados