99POP é o novo serviço de transporte individual de São Paulo

Ao lado do Uber, Cabify e Easy Taxi, serviço foi cadastrado no novo sistema da Prefeitura

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana
99pop

São Paulo vai receber um novo serviço de transporte individual. Sim, mais um. Dessa vez é da 99 (antes, 99Taxis), com a modalidade chamada 99POP, que vai aceitar motoristas particulares e oferecer o serviço pelo aplicativo, semelhante ao que o Uber faz. A diferença é que a novidade aparecerá ao lado dos serviços de táxi já oferecidos.

A 99 diz que o 99POP vai “oferecer mais economia e rapidez por meio de carros particulares”. A permissão para operar vem do decreto 56.981/16, que regula vários serviços de transporte individual (incluindo o Uber) por meio de “créditos de quilômetros”, que são pagos ao município pelas empresas (e, em alguns casos, repassados aos usuários).

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a 99 também vai incentivar os taxistas a atuarem nessa modalidade mais barata, cobrando uma tarifa menor, mas dando ao usuário o direito de trafegar pelos corredores de ônibus (o que deve servir de atrativo). Com lucro menor por viagem, a empresa defende que o número maior de solicitações vai compensar.

Assim como no Uber, os motoristas precisarão passar por um processo de seleção. Na 99, serão feitas entrevistas presenciais, checagem de antecedentes criminais e teste de direção. Os carros passarão por vistoria, devem ter seguro de acidentes tipo APP e, no máximo, cinco anos de uso, com fabricação a partir de 2012. O ar condicionado é obrigatório.

HomePOP_1

Por ora, a empresa vai abrir apenas 1 mil vagas para motoristas com carros de placa cinza — mas taxistas poderão aceitar a modalidade também. Segundo a Folha, motoristas com a licença de táxi, o Condutax, serão priorizados na seleção. Nos serviços de táxi, a 99 cobra R$ 2 de cada motorista por viagem e, apesar de não revelar o valor da taxa do 99POP, diz que será menor do que aquilo que é praticado pelos aplicativos do mercado.

Para o usuário do 99Taxis, pouca coisa vai mudar. O aplicativo, além do serviço normal por táxi branco, também oferece corridas com táxis de luxo (carro preto) pela modalidade 99TOP. A diferença é que o consumidor poderá escolher por um serviço mais barato, que bate de frente com o Uber.

Como revela a Folha, os números são interessantes: a 99 calcula dominar 60% do mercado de aplicativos de táxi em São Paulo, com 35 mil taxistas cadastrados e 150 mil ao redor do Brasil. Por aceitar também taxistas registrados, a empresa atrai os motoristas de frota de táxi, que pagam uma salgada diária de até R$ 170.

“Para o taxista que não tem alvará é a oportunidade dele não pagar a diária e poder trabalhar com transporte individual. Para o dono de alvará, é uma opção boa para fazer mais corridas”, explica Pedro Somma, diretor de relações institucionais da empresa.

A página para o cadastro de motoristas interessados está disponível aqui, com a chamada “todo mundo pode ser pop”. Assim como no Uber, o motorista precisa ter mais de 21 anos, além de CNH emitida há mais de dois anos. Apesar de o registro começar hoje, o 99POP começa a operar apenas no dia 31 de agosto. Animado?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados