Início » Gadgets » Novo Kindle básico tem dobro de RAM pelo mesmo preço

Novo Kindle básico tem dobro de RAM pelo mesmo preço

Leitor de ebooks da Amazon está mais fino, mais leve e com hardware superior

Paulo Higa Por

A Amazon começou a vender no Brasil nesta quarta-feira (3) a nova geração do Kindle básico, sem iluminação embutida, pelo mesmo preço do modelo anterior: R$ 299. O leitor de ebooks ganhou design mais fino e leve, inclusive na cor branca, além de estar com hardware melhor.

O Kindle básico ficou 11% mais fino e 16% mais leve que a geração anterior e trouxe pequenas melhorias na traseira para tornar a pegada mais confortável. Ele pesa 161 gramas, perdendo em leveza apenas para o Kindle Oasis (que é caro demais, como já vimos). E o que tem de novo?

A RAM dobrou para 512 MB, o que deve melhorar o desempenho. É verdade que essa novidade anunciada pela Amazon é bem questionável, até porque você não precisa de muita memória apenas para… ler um livro. Mas a mudança torna mais ágeis a utilização do sistema e a exibição de documentos complexos.

kindle-basico

De resto, o leitor continua com armazenamento de 4 GB para guardar milhares de ebooks, uma tela e-ink de 6 polegadas sensível ao toque com definição de 167 pixels por polegada (menos que os 300 ppi do Paperwhite, Voyage e Oasis) e bateria que dura algumas semanas.

O modelo básico é suficiente para quase todo mundo, mas ele não tem iluminação na tela, o que pode limitar os locais que você poderá ler seus livros, além de prejudicar um pouco a experiência — nos modelos mais caros, essa luz serve não apenas para ler em locais escuros, mas também para aumentar o contraste em ambientes claros, tornando o branco mais branco. Publiquei um review da geração passada do Kindle básico.

O novo Kindle já está sendo vendido na loja da Amazon por R$ 299 e chegará em breve ao varejo. Não é raro a empresa fazer promoções que cortam o preço quase pela metade em datas comemorativas, então talvez valha a pena esperar se a grana estiver curta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renan Rufino
Como assim, tu pode mexer no kindle pelo bluetooth ? Onde vocês viram esse recurso ?
Jonas Schumacher
Exatamente. Isso pode acontecer por que vc tem muitos livros baixados no dispositivo.
Felipe NS
A memória RAM faz diferença sim, meu kindle segunda geração esta cada vez mais lento para destacar textos e procurar no dicionário e isso quebra um pouco a fluidez da leitura
Gaio Cruz
Sim. Exclusivo dessa versão. Nenhum outro Kindle atual tem bluetooth.
davidalben
"O leitor de tela VoiceView, disponível por meio de áudio Bluetooth, permite o acesso à maioria dos recursos Kindle. O Kindle também inclui a habilidade de ajustar tamnho e tipo da fonte, espaçamento de linhas e margens." (SIC) Comprei um Kindle na "queima de estoque" que a Amazon fez há algumas semanas (provavelmente para preparar o lançamento deste modelo) e não me lembro de ter visto nada sobre esse VoiceView. É novidade desta versão?