Início » Aplicativos e Software » Gboard: teclado do Google para iOS agora suporta português

Gboard: teclado do Google para iOS agora suporta português

Por
3 anos atrás

Quem lembra do Gboard? O Google anunciou em março um teclado para iOS com recursos muito interessantes, mas apenas em inglês, o que acabou afastando potenciais usuários. Não mais: o aplicativo foi atualizado e agora suporta português (do Brasil e de Portugal), francês, alemão, italiano e espanhol.

gboard-gif

Um dos recursos mais interessantes do Gboard é poder escrever em mais de uma língua ao mesmo tempo, sem a necessidade de ficar trocando os teclados. Isso será nativo no iOS 10, mas outras funções legais também estão disponíveis no Gboard: é possível digitar apenas deslizando os dedos entre as teclas (como no teclado Swype), bem como mover o cursor de texto segurando e deslizando a tecla de espaço.

O ponto principal do Gboard é a busca integrada com o Google. É possível buscar por um ponto de interesse sem sair do seu aplicativo de mensagens, bem como procurar GIFs ou emojis sem a necessidade de alterar teclados. Isso é bastante positivo, porque evita distrações e perda de tempo para buscas simples.

gboard

É bom lembrar que o Gboard é um teclado de terceiros para iOS, e o uso desse tipo de aplicativo traz alguns pontos negativos; dependendo do seu smartphone, o teclado pode demorar um pouco mais para aparecer do que o modelo tradicional. Também não há suporte ao 3D Touch para uso do modo trackpad, bem como a ausência de atalhos de palavras que você cadastrou no teclado nativo do iPhone.

O Gboard é exclusivo para iOS e está disponível na App Store. É bizarro pensar que o próprio Google não disponibilizou o Gboard para Android, mas quem sabe no Nougat?

Mais sobre: ,