Início » Segurança » Como desinstalar o Baidu Antivirus do seu computador

Como desinstalar o Baidu Antivirus do seu computador

O Baidu Antivirus apareceu do nada em seu computador? Veja como removê-lo.

Por
2 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora
Baidu Antivirus

O Baidu Antivirus até cumpre a função de remover malwares, mas tem um problema grave: é comum ele ser instalado no seu computador sem que você perceba. Normalmente, isso acontece quando você baixa outro software e o Baidu Antivirus “pega carona”, isto é, se instala junto. E agora, como remover esse intruso? Nós mostrados todos os passos nos próximos parágrafos.

Como desinstalar o Baidu Antivirus

Para este tutorial, vamos utilizar um computador rodando o Windows 10, mas o processo de desinstalação é praticamente o mesmo nas versões anteriores do sistema operacional. Assim, se você tiver o Windows 8 ou o Windows 7 por aí, não vai encontrar dificuldades pare realizar os procedimentos.

O primeiro passo consiste em abrir o Painel de Controle. No Windows 10, basta digitar esse nome no campo Pesquisar no Windows (ao lado do ícone do Menu Iniciar). Nas versões anteriores do Windows, normalmente é possível encontrar o Painel de Controle no Menu Iniciar.

Painel de Controle

Dentro do Painel de Controle, procure a opção Desinstalar um programa. Na janela que abrir, localize o Baidu Antivirus e clique no botão Desinstalar/Alterar (geralmente localizado na parte superior da janela).

Painel de Controle - Desinstalando o Baidu Antivirus

Perceba que uma janela do próprio Baidu Antivirus abrirá. Nela, clique no botão Desinstalar Baidu Antivirus e, em seguida, em Parar Proteção. O processo de desinstalação começará. Basta esperar a conclusão. No final, clique em Concluir.

Desinstalador do Baidu Antivirus

Talvez uma aba seja aberta no Chrome ou em outro navegador com uma página tentando te convencer a continuar usando o antivírus. Não se preocupe. Feche-a, simplesmente.

Baidu Antivirus desinstalado

Removendo os rastros do Baidu Antivirus

O passo a passo acima deve ser suficiente para acabar com a ação do Baidu Antivirus no seu computador, mas é bom executar mais alguns procedimentos para remover os rastros do software e impedir que, eventualmente, ele volte a funcionar.

Para tanto, vá em Menu Iniciar » Explorador de Arquivos » (C:) » Arquivos de Programas (x86). Localize a pasta Baidu, Baidu Antivirus ou Baidu Security (o nome pode variar). Agora, pressione a tecla Shift em seu teclado, clique em cima da pasta com o botão direito do mouse (mantenha o Shift pressionado) e escolha Excluir. Se o Windows pedir permissão de administrador para excluir a pasta, clique em Continuar. Com o botão Shift, a pasta é apagada definitivamente, ou seja, não vai para a Lixeira.

Baidu Antivirus no Arquivos de Programas

Caso o Windows informe que a pasta não pode ser apagada porque um arquivo guardado nela está em uso, reinicie o computador e, então, tente novamente apagá-la.

Há mais um procedimento: remover as entradas do Baidu Antivirus do Registro do Windows. Note que essa é uma área delicada do sistema operacional. Qualquer equívoco pode causar danos severos, por isso, tenha bastante cuidado.

Pressione as teclas Windows e R em seu teclado ao mesmo. Uma janelinha de nome Executar abrirá. Nela, digite regedit e pressione Enter. Se o Windows perguntar se você deseja que esse aplicativo faça alterações no computador, clique em Sim.

O Editor do Registro abrirá. Agora, no lado esquerdo, vá em HKEY_CURRENT_USER » SOFTWARE. Ali, localize uma entrada de nome Baidu Security (ou apenas Baidu), clique nela com o botão direito do mouse e escolha Excluir. Por fim, clique em Sim.

Baidu no Registro do Windows

Pronto. Com esses passos, o seu computador estará livre do Baidu Antivirus.