Eis o que acontece quando você usa fake GPS no Pokémon Go!

Equipe Rocket sendo banida na velocidade da luz! Usar fake GPS no Pokémon Go! tira você do jogo

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
pikachu-triste

Logo quando Pokémon Go! foi lançado no Brasil, vários ginásios já contavam com um Dragonite ou Snorlax, dois dos monstrinhos mais fortes do jogo. Ficava claro que muitos jogadores tinham falsificado a localização e conquistado toda a área. Bom, não por muito tempo. Em resposta a um usuário que pediu que os hackers de Pokémon Go tivessem suas contas trancadas, John Hanke, CEO da Niantic, disse no Twitter que isso viria em breve. Agora, alguns jogadores já receberam certas punições e estão contando o que realmente acontece quando você usa um GPS falso para mudar a localização.

Neste tópico do Reddit, publicado há um mês, um usuário relata o que acontece quando você altera a localização do GPS.

Eis o resultado de um soft ban:

  • Você não consegue pegar itens de PokéStops;
  • Você não consegue pegar Pokémon.
    Ao jogar a pokébola, ele sai e corre, independente do CP;
  • Você não pode batalhar em ginásios.

Basicamente, todas as funções do jogo ficam bloqueadas.

No entanto, essas restrições são resultados de um soft ban, nome dado a uma punição que é temporária e não bloqueia totalmente a conta do usuário. Alguns usuários conseguiram sair dessa restrição fazendo uma compra de moedas do jogo ou tentando acessar um PokéStop muitas vezes.

O vídeo acima mostra como funciona esse soft ban e como sair dele.

Outro usuário do Reddit destrinchou o código do jogo e descobriu que cerca de 12 tentativas de falsificar a localização resultam em banimento permanente, passando a ver a mensagem “sua conta foi banida por conta do uso de aplicativos de terceiros para alterar a localização do GPS” no login.

Aparentemente, há também outro tipo de punição. Conversei com um amigo que denunciou um colega da faculdade por trapacear no jogo e dias depois o colega dele tentou fazer login no jogo mas recebeu um aviso de que a conta não existia – provavelmente, ela foi deletada.

Equipe Rocket sendo banida na velocidade da luz!
Equipe Rocket sendo banida na velocidade da luz!

Pokémon GO! e o fake GPS

Além da denúncia, existem várias formas da Niantic descobrir que você está trapaceando no jogo. Segundo aquele usuário do Reddit que destrinchou o código do jogo, além da localização falsa por GPS, a Niantic checa sua posição por GSM (rede do celular) e por Wi-Fi.

Normalmente, os apps de falsificar a posição no mapa só alteram o GPS (como Fly GPS), então é fácil descobrir se alguém está quebrando as regras. Sem contar que às vezes fica meio óbvio: se agora você está em São Paulo e 30 segundos depois você aparece em Nova York, é claro que tem algo de errado.

Há também alguns jogadores que usam uma versão de Pokémon Go modificada, permitindo ao usuário se mover pelo mapa sem sair de casa, o que acaba com toda a graça do jogo. No Ingress, a Niantic bania permanentemente usuários que trapaceavam dessa forma, então é bom ficar de olho.

Se você vir algum ginásio com Dragonite de 3000 CP ou jogador level 30 com quatro dias de jogo no Brasil, pode denunciá-lo nesta página. Também é possível ler as regras do jogo para você não perder todo o seu progresso quando a Niantic não estiver mais ocupada com os servidores.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pokémon Go na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados