Não durou nem dois dias. Na terça-feira (9), o Facebook anunciou medidas para mostrar propagandas mesmo para quem usa bloqueadores. Surpresa: a comunidade já encontrou uma forma de burlar a imposição da rede social. Com apenas uma atualização nos filtros, os usuários podem evitar os anúncios no Feed de Notícias e na barra lateral do Facebook.

Por motivos óbvios, o Facebook não havia revelado exatamente como passaria por cima dos bloqueadores de anúncios. Pelo visto, o Facebook removeu códigos que deduravam explicitamente que um determinado elemento na página era propaganda. É como se os anúncios no Feed de Notícias fossem apenas uma publicação normal de um amigo seu, impedindo que o bloqueador detectasse a publicidade.

AdBlock Plus

Nesta quinta-feira (11), o Adblock Plus anunciou que o filtro EasyList, também utilizado por outros bloqueadores, foi atualizado para impedir a exibição das propagandas do Facebook. O código para desbloquear o bloqueador de bloqueadores cabe num tweet:

facebook.com##DIV[id^="substream_"] ._5jmm[data-dedupekey][data-cursor][data-xt][data-xt-vimpr="1"][data-ftr="1"][data-fte="1"]

É claro que o Facebook poderá encontrar outras formas de impedir a ação dos bloqueadores. Ainda assim, o Adblock Plus diz que esta é uma briga de gato e rato: “É possível que o Facebook escreva algum código para tornar o filtro inútil a qualquer momento. Se isso acontecer, a comunidade de bloqueio de anúncios provavelmente vai encontrar outra solução, então o Facebook vai tentar contornar de novo”.

facebook-bloqueador-adblock

Quando o Facebook anunciou a medida, decidiu alfinetar “certas empresas” de bloqueadores que tentaram fazer um acordo financeiro para colocar a rede social na lista de anúncios permitidos. A Eyeo, responsável pelo Adblock Plus, é uma das que cobra para desbloquear propagandas: segundo o Financial Times, ela pede 30% da receita dos anúncios que não seriam exibidos. Google, Microsoft e Amazon têm acordos com o Adblock Plus.

“Para esta rodada da competição de gato e rato, parece que o rato ganhou”, diz o Adblock Plus. Parece que teremos novos capítulos em breve.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Brunhara

Concordo com vc! Adblock nesses anúncios GOLPISTAS!

Gabriel Brunhara

Sou defensor FERRENHO de Adblocks! Anúncio na internet NEM PENSAR independente da página ser legítima ou não. Há vírus por trás desses anúncios!!!

Geraldo Lopes

Valeu pela dica... vou testar.

Gabriel Brunhara

A melhor extensão pra bloquear o anti-adblock é NANO DEFENDER com certeza!!!

Thiago Ventura
Huahahahaha adorei a analogia tb
Thiago Ventura
E edetalhe: quando eu desabilito o ABP, muito sites vão lá e metem um POP UP gigante na minha tela!
Jonathan Fonseca
O Problema é que, tem muitos sites que tem propagandas invasivas, pedem pra instalar vírus, extensão, que pode danificar o PC, eu sempre aque arruou algum PC, que a pessoa não sabe muito eu boto Adblock, porque quando pego o PC, são tudo vírus de " Baixe o plugin para ver o filme".
Rennan Lemos da Vinci
Toma meu like, meu chapa, melhor analogia que eu já vi, podem fechar a internet já!
Liss ac
E que disse que internet é de graça, eu pago para minha operadora todo mês, e não quero ser importunado com anúncios irritantes. Agora além de pagar regiamente para ter internet também terei de pagar para ver conteúdos, você acha isso correto? Os usuários não tem culpa de vocês acharem que estão com razão por ganhar dinheiro fácil às custas de quem trabalha. Isto sim é assalto.
Decrypter 1990
PS: admins do blog.. não apaguem meu comentario.. é MEU ponto de vista. #naoasensura
Decrypter 1990
1000000000% Contra esse bando de fdp que entope o c# da gente com propaganda!!!! Tapa a tela toda com lixo publicitario vsf.. Tem que decryptografar essa parada e mandar o Anti-adblock pra pqp onde nunca.. Jamais deveria ter saido.
Decrypter 1990
Sou totalmente CONTRA!!! essa praga de Bloqueador Anti-Adblock.. Esses fdp insistem que somos escravos do esgoto publícitario da internet.. se eu instalei esse [email protected] no navegador, é para NÃO ver esse lixo fechando completamente a tela.. sem falar que 99,9% destes anuncios são V!RUS e [email protected]!!! espero que os hackers de plantão derrubem esses canalhas o mais rapido possivel se for possivel até coopero com isso quero mais que eles se F#dam
Gabriel Brunhara
Mas nos videos do R7 os bloqueadores de anúncios NÃO FUNCIONAM, mesmo com o Anti-Adblock Killer!!!
Gabriel Brunhara
Essa extensão NÃO FUNCIONA no R7 sabia?
Gabriel Brunhara
O R7 está bloqueando todos os Adblockers (inclusive o Anti-Adblock Killer) sabia? Sou defensor ferrenho destes bloqueadores de anúncios porque essas propagandas chatas cortam o clima e irrita o internauta!!! Este site (R7.com) tem que liberar todas as extensões Adblock porque esse site tem que reconhecer que anúncios só servem pra incomodar e até espalhar vírus de computador!!!
Exibir mais comentários