Início » Web » Já conseguiram desbloquear o bloqueador de bloqueador de anúncios do Facebook

Já conseguiram desbloquear o bloqueador de bloqueador de anúncios do Facebook

Por
1 ano atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Não durou nem dois dias. Na terça-feira (9), o Facebook anunciou medidas para mostrar propagandas mesmo para quem usa bloqueadores. Surpresa: a comunidade já encontrou uma forma de burlar a imposição da rede social. Com apenas uma atualização nos filtros, os usuários podem evitar os anúncios no Feed de Notícias e na barra lateral do Facebook.

Por motivos óbvios, o Facebook não havia revelado exatamente como passaria por cima dos bloqueadores de anúncios. Pelo visto, o Facebook removeu códigos que deduravam explicitamente que um determinado elemento na página era propaganda. É como se os anúncios no Feed de Notícias fossem apenas uma publicação normal de um amigo seu, impedindo que o bloqueador detectasse a publicidade.

AdBlock Plus

Nesta quinta-feira (11), o Adblock Plus anunciou que o filtro EasyList, também utilizado por outros bloqueadores, foi atualizado para impedir a exibição das propagandas do Facebook. O código para desbloquear o bloqueador de bloqueadores cabe num tweet:

facebook.com##DIV[id^="substream_"] ._5jmm[data-dedupekey][data-cursor][data-xt][data-xt-vimpr="1"][data-ftr="1"][data-fte="1"]

É claro que o Facebook poderá encontrar outras formas de impedir a ação dos bloqueadores. Ainda assim, o Adblock Plus diz que esta é uma briga de gato e rato: “É possível que o Facebook escreva algum código para tornar o filtro inútil a qualquer momento. Se isso acontecer, a comunidade de bloqueio de anúncios provavelmente vai encontrar outra solução, então o Facebook vai tentar contornar de novo”.

facebook-bloqueador-adblock

Quando o Facebook anunciou a medida, decidiu alfinetar “certas empresas” de bloqueadores que tentaram fazer um acordo financeiro para colocar a rede social na lista de anúncios permitidos. A Eyeo, responsável pelo Adblock Plus, é uma das que cobra para desbloquear propagandas: segundo o Financial Times, ela pede 30% da receita dos anúncios que não seriam exibidos. Google, Microsoft e Amazon têm acordos com o Adblock Plus.

“Para esta rodada da competição de gato e rato, parece que o rato ganhou”, diz o Adblock Plus. Parece que teremos novos capítulos em breve.

Mais sobre: ,
  • Marcos Paulo Pagano

    Bloqueador de bloqueador.

  • Jiraya

    Travei no titulo

  • Rômulo Pacheco

    Todo mundo sabia que isso ia acontecer.

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Muito boa a lead!

  • José Emilio Pires Ferreira

    É o melhor título da história

    • O próximo:

      Facebook bloqueia desbloqueador que bloqueia o bloqueador de anúncios.

      • Geraldo Lopes

        Para isso já existe o filtros Anti-Anti-Adblock…. e funcionam muito bem!!!
        .

        • Gabriel Brunhara

          Essa extensão NÃO FUNCIONA no R7 sabia?

  • Alisson Silva

    Não sou contra anúncios, tanto que nunca usei bloqueadores, mas os sites precisam entender que anúncios intrusivos fazem o efeito oposto ao pretendido, eles deixam as pessoas com raiva em vez de curiosas. Eu já tinha raiva dos anúncios que aparecem no meio da página e agora inventaram algo pior: um vídeo “fantasma” que surge do nada partindo o texto que eu estou lendo em dois, às vezes até com áudio ativo. Assim não dá pra defender.

    • Eu sou contra anúncios em parte: Anuncios falsos (iPhone 6s por R$ 500), anuncios em flash (que piscam incessantemente) e anuncios em forma de pop-up (que é ruim no desktop, mas consegue ser pior ainda no mobile).

      Uso adblock sim, mas costumo desativar nos sites onde entro com muita frequência. Uso por que acessar a internet sem ADB é como fazer sexo com um desconhecido sem preservativo. Nunca sabemos os buracos onde estamos entrando (as urls disfarçam bem as DSTs de certos sites).

      • Supersonic

        Sim o Facebook mesmo tem vários anúncios falsos.

        • Sério?

          Obs: Não tenho, nem nunca tive “feice”.

          • Supersonic

            Sim esses dias apareceu uma promoção de uma página falsa da americanas.

      • Diogo Nóbrega

        HAHAHAHA boa analogia! 😛

      • Marcos Guilherme

        Concordo com Diogo boa analogia, tb uso bloqueadores.

      • Rennan Lemos da Vinci

        Toma meu like, meu chapa, melhor analogia que eu já vi, podem fechar a internet já!

      • Thiago Ventura

        Huahahahaha adorei a analogia tb

    • Lucas Ribeiro

      Pois é, o tecnoblog é um exemplo de anúncios bem publicados e em locais “não intrusivos”.

      O MacMagazine, ao meu ver, já dá uma vacilada naqueles posts em parceria com iMasters…

      Se o Facebook não forçasse tanta coisa na minha timeline, seria tranquilo.

    • Isaias Freitas

      Agora inventaram os videos auto play pra acabar com o resto de paciência também.

      • Higo

        E com o resto de franquia que vc ainda tem, lá pelo dia 28 do mês…

    • Thiago Ventura

      E edetalhe: quando eu desabilito o ABP, muito sites vão lá e metem um POP UP gigante na minha tela!

  • André

    <3 E justamente o Facebook que é o site que mais merece levar um adblock.

  • Cab

    O único modo do feicebuque vencer essa briga é passar a mostrar as propagandas com o mesmo elemento que os posts normais das outras páginas e usuários. Mas aí não sei como ficaria o rastreamento de clicks e visualizações da propaganda.

    • focoem1

      nao como o youtube na fez isso ate hoje… os canais grandes ja colocam a propaganda deles no inicio do video junto com a vinheta ai nao tem como bloquear

  • Diogo Nóbrega

    Já tô até vendo o título da próxima matéria: “E o Facebook bloqueou o desbloqueador de bloqueador de bloqueador de anúncios”

    • focoem1

      o mais engraçado é o caras escrevendo todo orgulhoso que usa boqueador de propaganda hahaha é como se orgulhar de ser assaltado na rua, estao cavando a propria cova.. em breve nao vai existir mais nada de graça na internet..nada mesmo…tudo que vc precisar sera pago.. e a culpa sera deles mesmos.

  • [DEV] Em outras palavras:

    while(true)
    {
    FacebookBlocks(AdBlockBlock);
    AdBlockBlocks(FacebookBlock);
    }

  • Já atualizei meu filtro

  • (Como ninguém fez esse comentário, vou fazer antes que estranhem que um post sobre adblocking não tenha esse apelo. Desculpem o trolling, mas sabem como é, alguém precisa manter as tradições)

    Troquem o Adblock Plus pelo uBlock Origin. Faz a mesma coisa que o ABP, é 100% comunitário e não tem a taxa de proteção travestida de Acceptable Ads – ou seja, só passa anúncio que EU quero, não que pagou 30% pra Eyeo.

    • Me convenceu!

      É a terceira pessoa que vejo recomendando a troca. Mas antes de mudar, me tira uma dúvida: É possível importar a whitelist do ADBP? Ou terei que colocar cada site novamente?

      • Alborghetti Mito!

        É possível importar sim.

        • Surgiu outra dúvida:

          Eu uso o Firefox e o ADBP precisa de um segundo complemento chamado Element Hiding Helper for Adblock Plus para funcionar tal como no Google Chrome. Funciona assim: O ADB faz seu trabalho padrão, mas as vezes passa uma propaganda ou outra e você usa esse segundo complemento (com F3) e faz o devido bloqueio daquilo que está lhe incomodando. Pra mim é um recurso muito útil, pois odeio esses cabeçalhos flutuantes que só atrapalham. Inclusive tem sites que exageram, colocam 3 dedos de “testa” no site. Pior ainda é no mobile, ocupam um belo espaço com botões que NUNCA USO.

          Tem algo semelhante nesse uBlock Origin?

          Obs: Ficou muito extensa a minha explicação, se precisar eu posto uma screenshot.

          Edit: Deixa, já achei a ferramenta (que por sinal é melhor que o Element Hiding Helper for Adblock Plus).

          • Alborghetti Mito!

            Sim, no uBlock Origin ele possui esse filtro incorporado, se chama Filtro Cosmético. Nele é possível selecionar um cabeçalho por exemplo e dar um preview de como ficará após o bloqueio, se gostar de como ficar você aplica e pronto. Se for necessário fazer alguns ajustes, você pode clicar com o ctrl em cima e ele tenta um bloqueio diferente, dai você pode ajustar a seu gosto.

            Essa flexibilidade é muito útil quando um site tentar incorporar um anúncio como parte do html dá página, então se tentar bloquear com o ABP por exemplo ele acaba bloqueando o container e a página inteira! Já com o uBlock Origin esse problema pode ser facilmente contornado pelos ajustes que falei acima, dessa maneira você consegue bloquear somente o anúncio (ou qualquer outro elemento) de uma página mesmo estando ela incorporada a outros elementos.

          • Qual o nome dessa ferramenta para o Ublock?

          • Alborghetti Mito!
          • Já tem essa função nativamente.

            Basta clicar (com o lado direito do mouse) no item/elemento que deseja bloquear e a opção “bloquear elemento” aparece.

    • Alborghetti Mito!

      Exatamente Cesar! O ABP é vendido… Sem contar que os filtros cosméticos do uBlock Origin são muito mais eficientes e intuitivos. Já no android, como não fiz root, utilizo o Adguard. Fica a sugestão para quem não conhecia. Abraço.

      • Pode me falar mais sobre esse Adguard?

        • Alborghetti Mito!

          O Adguard bloqueia TODO tipo de anúncio, tanto dentro dos aplicativos gratuitos com em qualquer navegador que utilizar.

          O bloqueio é feito por VPN. Mas calma, o tráfego de informação, ao invés de ser redirecionado para um servidor remoto onde efetuaria os bloqueios, o programa faz com que seu próprio smartphone se torne um VPN local.

          Então o seu tráfego fará um looping por um VPN local, ou seja, seu próprio smartphone, bloqueando todo e qualquer tipo de anúncio e sem a necessidade de um redirecionamento para um server remoto.

          Isso é muito interessante porque assim podemos ficar um pouco mais tranquilos quanto a temida “espionagem”. Com um VPN local não existe a possibilidade um ataque man-in-the-middle, por exemplo.

          • Ah sim. Eu cheguei a instalar e vi esse negócio de VPN, rs, mas como não manjo muito, desisti, mas vou dar uma segunda chance.

            O foda é que ele é pago, achei carinho…

      • rapaz do computador

        Ele só funciona no Samsung Internet Browser e nesse Yandex Browser? Nada de Chrome?

        • Alborghetti Mito!

          Se estiver se referindo ao Adguard, ele bloqueia todo tipo de anúncios, inclusive os anúncios de aplicativos gratuitos. Bloqueia também os anúncios dentro de qualquer browser que estiver utilizando.

          Se estiver se referindo ao uBlock Origin, no mobile até onde eu sei ele é compatível somente com o Firefox Mobile. Eu realmente não sei lhe informar se existe extensão ou se é compatível com o Samsung Internet Browser e no Yandex Browser…

          • abraaocaldas

            “inclusive os anúncios de aplicativos gratuitos.”
            Ai já é pra sacanaear o dev.

          • Alborghetti Mito!

            Você pode ligar e desligar o Adguard quando quiser. Não fiz o teste, mas acredito ser possível ir adicionando o que não quiser bloquear em uma whitelist.

            Minha consciência está tranquila pois compro todo aplicativo que acho bacana. Ao longo dos anos, já gastei muita grana com isso. Hoje em dia tento me segurar pra não sair comprando… kkkkk

          • Mateus Eduardo

            Qual app é esse?

          • Alborghetti Mito!

            O da screenshot é o My Paid Apps. Ele mostra a somatória de todos os preços dos aplicativos que você já comprou:

            https://play.google.com/store/apps/details?id=com.jkg.mypaidapps

          • abraaocaldas

            Só não tem como comprar app free né 🙁
            aeuhuahehuae

          • Alborghetti Mito!

            Se o desenvolvedor não cria uma versão paga sem anúncios, faço questão de usar um bloqueador sem o menor remorso!

          • Higo

            Vide Musixmatch. As propagandas q aparecem antes da letra enchem o saco. E o app é muito bom, eu pagaria por uma versão premium fácil, fácil…

          • Pedro Henrique Saldanha

            Já tentou usar o alternate dns no seu roteador? Ele bloqueia anúncios em apps e em sites no celular também, só trocar o DNS.

      • BornToParty

        AdGuard ao menos no Opera é muito bom, melhor que o ABP. Valeu pela dica!

    • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Fodendo isso! Já uso o Ublock Origin há quase uns 2 anos, depois que ouvi muitas boas recomendações do mesmo lá no /g/.

      • focoem1

        o mais engraçado é o caras escrevendo todo orgulhoso que usa boqueador de propaganda hahaha é como se orgulhar de ser assaltado na rua, estao cavando a propria cova.. em breve nao vai existir mais nada de graça na internet..nada mesmo…tudo que vc precisar sera pago.. e a culpa sera deles mesmos

        • Liss ac

          E que disse que internet é de graça, eu pago para minha operadora todo mês, e não quero ser importunado com anúncios irritantes. Agora além de pagar regiamente para ter internet também terei de pagar para ver conteúdos, você acha isso correto? Os usuários não tem culpa de vocês acharem que estão com razão por ganhar dinheiro fácil às custas de quem trabalha. Isto sim é assalto.

  • Daniel Alencar

    Véi o Higa nunca mais vai escrever nada aqui… depois de escrever essa frase até eu morreria XP 😂😂😂😂😂 O código para desbloquear o bloqueador de bloqueadores cabe num tweet

  • Jefferson Rodrigues

    Malandro é malandro e mané é mané!

  • No opera o adblock integrado continua eficiente e nada de mostrar propagandas.

    • Gabriel Brunhara

      Mas nos videos do R7 os bloqueadores de anúncios NÃO FUNCIONAM, mesmo com o Anti-Adblock Killer!!!

  • Bruno Pinho

    A briga deveria ser outra: como tornar os anúncios menos intrusivos e aborrecidos. O YouTube está quase lá (ainda pecando muito pela repetição do mesmo anúncio) e o Facebook está cada vez mais longe deste objetivo. No fim, são os anunciantes que pagam a conta da nossa farra na web, portanto, devemos entender e até mesmo valorizar os anúncios.

    PS: Este site trabalha a questão dos anúncios quase na medida certa. Eles estão aqui, mas não atrapalham em nada o conteúdo.

  • Newton Carneiro

    tudo tem uma norma e um cidadão comum tem de respeitar ,pós um erro tem que pagar pelo mesmo ,a lei e a educação e sempre acima de tudo ,ou tentam fazer prevalecer ,agora pergunto um internauta tem seu computador ou celular invadido ,seria normal isto ,não pós e algo particular ,e sendo assim temos o direito de livre escolha ,gosta de propaganda deixa ela entrar ,não gosta use um aplicativo , agora propaganda e até bonita quando existe educação e respeito ,mas abusiva nunca ,

  • LessTech

    O que eu posso dizer… Hum… Já sei: HAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • Saulo Ottoni

    Merecido.
    Facebook é uma das empresas mais predatórias que tem. O inimigo que ela não assimila (compra e integra a si) ela tenta destruir.

  • Keaton

    Todo aquele estardalhaço para durar um dia? lol…

  • Pedro Henrique Saldanha

    Eu uso o alternate dns e funciona bem no celular, no desktop nem tanto, mas uso o uBlock que bloqueia no PC já que não uso muito. Usando o alternate DNS ele bloqueia links de propaganda direto no servidor DNS. Só mudar os servidores no roteador para 198.101.242.72 e
    23.253.163.53 . Quebra um baita de um galho para usar algum browser ou aplicativo sem adblock no smartphone, além de não deixar mais pesado. Não sei se é seguro, mas funciona.

    • Isaias Freitas

      Vou testar. Vlw

  • Isaias Freitas

    Eu ja sabia…😅

  • Isaias Freitas

    Falta um fabricante de roteador imbutir um bloq. no proprio aparelho. Ia bombar. Tentei configurar um proxy no DD-WRT mas nao consgui, infelizmente.

    • Allyson

      Nao precisa, no dd-wrt ou open-wrt você pode baixar o pacote de instalação e inserir no roteador. Porém nos meus testes, ficou aparecendo no lugar das propagandas algo do tipo: Este site não pode ser exibido (ou algo parecido).

      • Isaias Freitas

        Vc poderia me passar mais informações? Algum link ?

        • Allyson

          No próprio wiki do DD-WRT tem:

          https://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Ad_blocking.

          Tem bastante coisa legal que você pode fazer com o roteador usando a firmware deles.

          • Isaias Freitas

            Ata. Eh que vc falou que não precisava do dwrt nem open. Vou dar uma olhada la valew

          • Allyson

            Sorry, me expressei mal. Não precisa de proxy, você fazendo o passo a passo que tem no link que te passei usando a firmware do DD-WRT, você consegue bloquear os anúncios/propagandas.
            E sim, precisa da firmware do DD-WRT.

          • Isaias Freitas

            Ok. Obrigado.

  • que comesse a guerra

  • Vagabond Cota

    Aquele comercial de 3 segundos do Fabio Porchat com o Ifood no YouTube…até perco a fome.

  • Fabio Alvez

    Viva os AdBlocks! Já visitaram o http://www.terra.com.br sem e com o AdBlock ativo!? Nojento!

  • José Augusto

    Sempre quis ter um negócio online, e em um dia comum , estava olhando o Feed de noticias do facebook ,
    quando encontrei uma proposta de negócio que me chamou muito a atenção , parecia irreal , porém resolvi investir…

    Minha vida se transformou a partir daquele dia , trabalho hoje no conforto
    de meu lar, perto de meu filho e ajudo pessoas e ainda sou recompensado
    por isso, é maravilhoso não ?

    Se Quiser Saber do que eu Estou Falando , Assista ao Vídeo e Saiba Mais :

    http://segredonegociodigital.com/FacebookUltimate

  • Gabriel Brunhara

    O R7 está bloqueando todos os Adblockers (inclusive o Anti-Adblock Killer) sabia? Sou defensor ferrenho destes bloqueadores de anúncios porque essas propagandas chatas cortam o clima e irrita o internauta!!! Este site (R7.com) tem que liberar todas as extensões Adblock porque esse site tem que reconhecer que anúncios só servem pra incomodar e até espalhar vírus de computador!!!

  • Decrypter 1990

    Sou totalmente CONTRA!!! essa praga de Bloqueador Anti-Adblock.. Esses fdp insistem que somos escravos do esgoto publícitario da internet.. se eu instalei esse [email protected] no navegador, é para NÃO ver esse lixo fechando completamente a tela.. sem falar que 99,9% destes anuncios são V!RUS e [email protected]!!! espero que os hackers de plantão derrubem esses canalhas o mais rapido possivel se for possivel até coopero com isso quero mais que eles se F#dam

  • Decrypter 1990

    1000000000% Contra esse bando de fdp que entope o c# da gente com propaganda!!!!
    Tapa a tela toda com lixo publicitario vsf.. Tem que decryptografar essa parada e mandar o Anti-adblock pra pqp onde nunca.. Jamais deveria ter saido.

    • Decrypter 1990

      PS: admins do blog.. não apaguem meu comentario.. é MEU ponto de vista. #naoasensura

  • Jonathan Fonseca

    O Problema é que, tem muitos sites que tem propagandas invasivas, pedem pra instalar vírus, extensão, que pode danificar o PC, eu sempre aque arruou algum PC, que a pessoa não sabe muito eu boto Adblock, porque quando pego o PC, são tudo vírus de ” Baixe o plugin para ver o filme”.