Os grandes bancos já estão começando a seguir a autorização do Banco Central que permite abrir contas pela internet. Sem alarde, o Itaú lançou o Abreconta, um aplicativo para iPhone que solicita os documentos, comprovantes e assinatura pelo smartphone, sem necessidade de comparecer pessoalmente a uma agência bancária para concluir o processo de abertura.

Para abrir uma conta no Itaú pelo aplicativo, é necessário enviar fotos do documento de identificação (RG, CNH ou RNE) e do comprovante de residência, capturados com a própria câmera do celular. O Abreconta também pede ao futuro cliente para assinar e tirar uma selfie num lugar bem iluminado. A senha de seis dígitos para acessar o internet banking ou fazer saques é criada logo no início do processo.

itau-abreconta

O Itaú é o primeiro grande banco a liberar a tecnologia ao público. Outras instituições, como o Bradesco, também anunciaram que estavam testando a abertura de contas pela internet. Bancos menores já adotavam o processo, como o Original, focado em clientes de alta renda, que não possui agências físicas.

A autorização para abrir contas remotamente foi dada pelo Banco Central em abril. Anteriormente, alguns bancos permitiam adiantar o cadastro pela internet, mas era necessário comparecer fisicamente para entregar documentos e assinar o contrato. No caso de contas abertas pela internet, os bancos devem obrigatoriamente assegurar a possibilidade de encerrar o relacionamento por meio eletrônico.

Procurado pelo Tecnoblog, o Itaú confirmou que “iniciou os testes com um grupo de clientes para oferecer a possibilidade de abertura de conta corrente de forma 100% online”. Segundo o banco, haverá uma versão do aplicativo Abreconta para Android, mas ainda não há previsão de lançamento.

Dica do Gabriel Ramos. Obrigado!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

arsenáutico

A premissa é ótima, mas demora muito pra efetivar a abertura da conta.
Eu mesmo abri há mais de 15 dias e nada de resposta. Tem relatos de pessoas que abriram há meses (!).
Isso tá me impedindo, inclusive, de abrir uma outra conta pessoalmente e migrá-la para iConta, que seria o propósito o qual abri a mesma.

John, The Bohemian
A premissa é ótima, mas demora muito pra efetivar a abertura da conta. Eu mesmo abri há mais de 15 dias e nada de resposta. Tem relatos de pessoas que abriram há meses (!). Isso tá me impedindo, inclusive, de abrir uma outra conta pessoalmente e migrá-la para iConta, que seria o propósito o qual abri a mesma.
Mairon Fernandes
Comparando o Itaú com o Banco Original eu prefiro 1000 vezes o Itaú, a conta é aprovada em até 3 dias quando o Original vai até 20 dias ainda pode passar do prazo. Quanto aos app's, o Itaú usa apenas 2 o de abertura de conta e o da conta (já incluso o iToken), quando o Original utiliza 3. Deixo aqui minha sugestão.
Victor João
Essa conta é nos mesmos parâmetros do iconta? Isento em taxas de transferências, mensalidade e tudo mais?
Eduardo Papa
abri a conta lá... e devo começar a movimentar efetivamente agora em outubro, tirando férias irei cancelar o bradesco...
CS
Tomara que nunca lancem! Melhor pra gente, né? kkk
kadu

E, ainda assim, é cobrado apenas para coisas que não podem ser resolvidas eletronicamente. Se você precisar resolver algo com o gerente que só ele pode resolver, não há cobrança.

kadug
E, ainda assim, é cobrado apenas para coisas que não podem ser resolvidas eletronicamente. Se você precisar resolver algo com o gerente que só ele pode resolver, não há cobrança.
kadu

Mas se o grupo já é de clientes, como eles vão testar a abertura de contas? hehe

kadug
Mas se o grupo já é de clientes, como eles vão testar a abertura de contas? hehe
Paulo Freitas
Muito melhor assim! Que oferecessem ambas as modalidades, quando fiz o cadastro na Nubank foi horrível assinar no próprio celular (Xperia Z1), a assinatura nele não ficou nem próxima da minha assinatura real. Tentei usar tablet com caneta capacitiva também, ficou a mesma droga. Se tivesse essa opção teria sido muito mais fácil.
Paulo Freitas
E o atendimento idem. Ontem precisei liberar o cartão que havia sido bloqueado preventivamente após uma compra que não foi autorizada e fui atendido às 1h35 da madrugada tendo o problema resolvido em menos de 5 minutos.
João Melo
Além do fato deles não cobrarem nenhum tipo de tarifa para saques ilimitados na rede Banco24horas, transferências ilimitadas por TED, compensação de cheques pelo celular, cartão múltiplo (débito e crédito). Na abertura da conta eles não exigem comprovação de renda.
Vitor Mikaelson
Eu nao disse que nao era pelo app.
JGui
Nubank revolucionando o sistema de bancos. VIVA a concorrência!
Exibir mais comentários