Em um dos slides da apresentação de Steve Jobs de hoje, foi mostrada as diversas características que o próximo sistema operacional do iPhone terá. Algumas delas nem constavam na imagem, porém, foram bem detalhadas como multi-tarefa, habilidade de ativar localização para aplicativos específicos e a implementação de VoIP nativo.

Mas é na parte das características não-detalhadas que estão algumas das mais interessantes funções do iPhone OS 4. Elas não foram demonstradas, apenas exibidas em um determinado slide, capturada pelas lentes rápidas dos fotógrafos e rapidamente esquecidas. Mas não pela gente. Destaquei na imagem abaixo alguns dos que mais chamaram a atenção e especulei o que acho que eles significam nos parágrafos seguintes.

Algumas das que mais chamaram atenção foram: Gift Apps, que deverá permitir que aplicativos sejam dados de presente direto do dispositivo e não só do iTunes de Macs e PCs, como ocorre agora; Tap to focus Vídeo e 5x Digital Zoom, tocar para focar o vídeo na câmera e habilidade de dar zoom de até 5x; Create playlists, criação de listas de reprodução, algo que também só era possível no iTunes para desktop; Bluetooth Keyboards, que deverá trazer a habilidade de usar teclados bluetooth em iPhones e iPods Touch mais novos (a Bia vai adorar, aposto); Rotate photos e Choose image size in email, rotação de fotos e ajuste de tamanho de imagens nos emails e CardDAV, que é um protocolo de armazenamento de contatos usado pela Apple no seu Address Book Server e deve significar que alguma sincronia está a caminho.

Já as mais intrigantes são: iPod out, que deve ser a habilidade de fazer streaming de música ou vídeos para computadores partindo do iPhone ou iPod touch; Wake-on Wireless, que vai permitir que o iPhone ou iPod touch liguem computadores por comandos via redes WiFi; Sync IMAP Notes, que vai permitir sincronização de notas via IMAP e Persistent WiFi, que deve solucionar o problema que muitos usuários de iPhone enfrentam com redes sem fio.

Como a Apple não revelou exatamente como essas características serão implementadas e usadas só nos resta esperar o lançamento do iPhone OS 4 ainda esse semestre. Até lá, deixemos a especulação rolar solta.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados