O Uber está pronto para colocar seus carros autônomos nas ruas. Em Pittsburgh, no estado americano da Pensilvânia, a empresa vai incluir na frota, ainda em agosto, um Volvo XC90 que dirige sozinho para levar os passageiros — e os usuários não precisarão pagar pela corrida. O serviço de transporte está fazendo testes com carros autônomos há mais de um ano.
É uma notícia importante porque este será o primeiro serviço de compartilhamento de carros autônomos disponível ao público. A Ford anunciou nesta terça-feira (16) que pretende oferecer um serviço parecido, mas apenas em 2021. No futuro, os donos de carros da Tesla poderão incluir seus automóveis numa frota compartilhada e ganhar dinheiro, o que deve mudar drasticamente o mercado (e talvez gerar alguns protestos).
Mas não haverá uma modalidade de carros autônomos do Uber no início: os usuários deverão pedir uma corrida normal em Pittsburgh e, se um Volvo XC90 autônomo estiver por perto, o veículo será chamado. A tarifa, de US$ 1,30 por milha, não será cobrada. Haverá um motorista atrás do volante que pode entrar em ação caso algo dê errado, em respeito às leis locais (e para o passageiro não surtar no banco de trás).
O maior custo do Uber é com o motorista. Ao eliminar o humano, as tarifas podem diminuir significativamente. O CEO Travis Kalanick diz à Bloomberg que será mais barato viajar num carro compartilhado autônomo do Uber do que em carros particulares, mesmo em longas distâncias em áreas rurais, onde o custo por quilômetro acaba encarecendo a corrida. A Volvo, sem explicar muito, diz que enxerga a mudança como uma oportunidade, não ameaça aos seus negócios.
A tecnologia de carros autônomos do Uber está sendo aprimorada. À medida que os automóveis percorrem as ruas, eles mapeiam as vias, marcações, semáforos, prédios, árvores e até hidrantes por meio de câmeras de alta resolução. Os carros ainda não lidam muito bem com pontes ou viadutos, então o motorista é constantemente chamado para assumir o volante quando o veículo precisa passar por esses locais.
Quanto tempo até algo parecido chegar ao Brasil?
Tesla Master Plan
Imagine um futuro em que você não precisa mais desembolsar nem um centavo para comprar um carro. Em vez disso, seria possível conectar o veículo à uma rede como o Uber e ganhar uma grana extra enquanto você está no seu outro trabalho, tudo com a ajuda da tecnologia de direção autônoma.
Esse futuro já está sendo planejado pela Tesla — e batemos um papo sobre como isso pode mudar drasticamente o mercado de carros e as relações de consumo. Dê o play!
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
to esperando até agora, 3anos depois, vim do futuro,kkkk
é isso! os motoristas vão ter q desenvolver outras habilidades, faz parte. Eu sou músico e tem muitas gravações de musica popular hj em dia q vc ouve, parece q teve um músico tocando bateria, piano, baixo ou violino e ... tcharam! era um computador... nós músicos quase não temos mais trabalhos em gravações pq fomos substituídos muitas vezes pela tecnologia. Então tenho q me adaptar, uma coisa que o computador tem dificuldade de fazer é dar aula, então tenho atuado muito nas aulas de música e os motoristas vão ter que pensar nessa direção.
Mas já fizeram isso. Uma semana depois assaltaram um ônibus desse sem cobrador.
Levaram tudo de todo mundo...
Aí começam a assaltar o onibus...
Ganho um bom dinheiro dirigindo com a Uber e acho que você gostará também. Veja os detalhes: (https://partners.uber.com/i...