Google lança versão final do Android 7.0 Nougat

Quem tem um Nexus já pode atualizar para a nova versão do sistema

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas

Finalmente! Quem tem um smartphone ou tablet Nexus já pode atualizar para a versão final do Android 7.0 Nougat, lançada nesta segunda-feira (22). O sistema, que foi liberado mais cedo para os usuários testarem, tem como destaque um modo multi-janela, uma nova barra de notificações e menus de configurações rápidas.

Debaixo dos panos, o Nougat também parece promissor, com maior eficiência no gerenciamento de RAM (Project Svelte) e melhoria no desempenho gráfico com a Vulkan API, que fornece aos desenvolvedores um controle mais detalhado sobre o processamento gráfico no aparelho.

A versão final também inclui o modo de realidade virtual, Daydream, além de 72 novos emojis no Android, configurações rápidas de fácil acesso e suporte a mais de um idioma na pesquisa. Nativamente, o sistema também terá um modo de economia de dados. Já o recurso de economia de energia, Doze, foi aprimorado e agora funciona até no seu bolso. Veja mais novidades no vídeo abaixo:

Em aspectos mais técnicos, o Nougat agora tem um sistema de atualizações em plano de fundo (como o do Chrome) para corrigir falhas de segurança ou até introduzir novos recursos. Isso pode ser feito em todos os aparelhos, sem que você dependa da sua fabricante para não ficar vulnerável às últimas falhas.

Além da criptografia de todo o sistema, lançada no Android 6.0 Marshmallow, o Nougat agora também consegue isolar um arquivo em específico. Uma melhora na API de aplicativos também deixa a instalação 75% mais rápida, reduz o tamanho dos aplicativos pela metade e torna a inicialização menos demorada, sem aquela janela irritante de otimização de apps quando o Android acaba de ser atualizado.

Se você tem um Nexus 6, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus 9, Nexus Player ou Pixel C, vai receber durante as próximas semanas uma atualização over-the-air (OTA) para o Nougat. Quem estava testando a versão para desenvolvedores também poderá atualizar, sem precisar restaurar o aparelho.

Quanto tempo até as outras fabricantes atualizarem os aparelhos?

Receba mais sobre Android 7 Nougat na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados