Início » Internet » O que mudou nos termos de serviço do WhatsApp

O que mudou nos termos de serviço do WhatsApp

Mais "colaboração" com o Facebook e esclarecimentos sobre a criptografia de ponta a ponta

Paulo Higa Por

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (25) mudanças nos termos de serviço e política de privacidade. É a primeira atualização em quatro anos, e as alterações têm como objetivo adequar as regras às funções implantadas recentemente, como a criptografia de ponta a ponta e as chamadas de voz, além de facilitar a colaboração com o Facebook.

Uma das principais mudanças diz respeito à criptografia de ponta a ponta, que já causou diversos problemas com a Justiça brasileira. O aplicativo deixa claro que as mensagens não podem ser lidas nem pelo serviço, nem por terceiros. As mensagens que você envia não são armazenadas pelo WhatsApp — elas ficam nos servidores apenas até serem entregues ao destinatário ou por 30 dias, o que acontecer primeiro.

WhatsApp

Outra alteração revela um futuro recurso do WhatsApp: a possibilidade de se comunicar com empresas. A ideia parece semelhante a do Facebook Messenger, que permite às companhias trabalharem com robôs para oferecer suporte aos clientes ou vender produtos, por exemplo. No entanto, diferente do Facebook, as mensagens de empresas no WhatsApp poderão ter conteúdo publicitário.

“Permitiremos que você troque mensagens com terceiros, como por exemplo, com empresas para que vocês se comuniquem utilizando o WhatsApp através de pedidos, transações, informações de agendamento, além de notificações de envio e entrega, atualizações de produto e serviço e marketing. Por exemplo, você poderá receber as informações do status de voo das próximas viagens, um recibo de algo que adquiriu ou uma notificação quando uma encomenda for entregue. Mensagens que você possa vir a receber contendo marketing, poderão incluir uma oferta para algo que talvez lhe interesse”, diz o texto atualizado.

Apesar de reforçar que mantém suas informações privadas, o WhatsApp informa que vai colaborar com o Facebook e outras empresas do grupo, como o Instagram: “ao conectar o seu número de telefone com os sistemas do Facebook, você terá melhores sugestões de amizade e anúncios mais relevantes caso você tenha algum tipo de conta com estas empresas”, afirma o WhatsApp.

whatsapp-conta

Como já explicamos, a transação bilionária do Facebook para comprar o aplicativo de mensagens tem tudo a ver com mineração de dados: mais de 1 bilhão de pessoas (!) utilizam o aplicativo em todo o mundo. Juntos, WhatsApp e Messenger processam nada menos que 60 bilhões de mensagens por dia, o equivalente ao triplo de SMS enviados no mundo.

No entanto, você pode optar por não compartilhar nada com o Facebook: entre nas configurações, toque em Conta e desmarque a opção “Compart. dados da conta”. O WhatsApp deixa claro que, independente dessa configuração, não vai compartilhar suas mensagens com o Facebook.

Você terá até 24 de setembro para aceitar os novos termos do WhatsApp ou excluir sua conta. O texto completo está disponível nesta página.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel
Whatsapp se pronunciou sobre esse compartilhamento. Ele é obrigatório com os novos termos. O que é opcional é se isso vai ser usado para melhorar sua experiencia no Facebook:"Estamos atualizando nossos termos de serviço e política de privacidade para todos, porém, os usuários que já utilizavam o WhatsApp poderão controlar se querem ter seus dados compartilhados com o Facebook para melhorar suas experiências com anúncios e produtos no Facebook. Porém, independente de sua escolha, nós iremos compartilhar alguns dados com o Facebook – (por exemplo, o número de telefone que as pessoas utilizam para se registrar no WhatsApp juntamente com informações do tipo quando e como estas pessoas utilizam nossos serviços) para que possamos entender as formas de utilização do serviço, sistemas de segurança e combate a abusos e spam entre serviços. Estas ações nos permitem coordenar melhor e desenvolver melhorias em nosso aplicativo."
Daniel
Não, por causa da criptografia ponta-a-ponta. Se a criptografia é local cada remetente, com sua chave, vai gerar um hash novo pra ele. Se gerar antes pra poder comparar aí sim é bisbilhotar o conteúdo e a criptografia ponta-a-ponta fica de enfeite e só serve pra proteger as mensagens em transito mesmo...
Gustave Dupré
Uma vez que um arquivo tem um hash único e se tem vários logs de uploads de arquivos com o mesmo hash, logo se pressupõe que estamos lidando com um arquivo de "fotos ou vídeos popular...". Já esse hash poderia ser gerado antes ou depois da encriptação e inserido no metadados.Não seria algo assim?
Renan Rufino
PIZZA!!!!!!! hahaha
Renan Rufino
Higa, depois de não querer compartilhar os dados, tem como mudar de ideia e compartilhar ?
Renan Rufino
Interessante questionamento.
Daniel
Higa, você viu essa parte dos termos? "Para melhorar o desempenho e entregar mensagens com mídia de maneira mais eficaz, por exemplo, quando há o compartilhamento de fotos ou vídeos populares, podemos guardar esse conteúdo em nossos servidores por mais tempo."Alguém sabe dizer como isso pode ser compatível com a criptografia ponta-a-ponta? Uma das principais diferenças é que ela não permite nenhum tipo de desduplicação de dados já que, em teoria, cada mensagem é encriptada localmente com uma chave especifica de acordo com o remetente/destinatário.
CS
Pergunta sincera: em que a comunicação com empresas pelo WhatsApp poderia ser melhor que por email? E-mails são divididos por assunto, os anexos não quebram o texto, funcionam independentemente do dispositivo, as mensagens ficam disponíveis por anos e são facilmente recuperáveis através de buscas, tem filtro de spam etc.
McFake
Faz sentido!
John Biancato
O Facebook não precisa acessar a sua agenda, basta acessar a agenda da pessoa que conversou com você. Talvez por isso sugeriu a amizade mesmo que você não tenha dado permissão para ler os contatos.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Isso de compartilhar o número com o facebook já acontecia tanto que aparecem sugestões de "pessoas que você talvez conheça" com base na agenda do celular. Agora só estão avisando que fazem, ótimo!
Albanir Filho
Ia comentar o que você comentou do que ele comentou, obrigado por me poupar também! Próximo...
Josiel Hen
ah tá... pessoas que eu adiciono no whatsapp instantaneamente me são sugeridas no facebook para um início de amizade, isso já acontece faz tempo...
Anakin
Onde você mora, quais são seus amigos, com que frequência você usa, acho que o conteúdo das conversas é o de menos pra eles.
Erick Almeida
Uma vez aconteceu comigo também... Me colocaram por engano num grupo fã-clube de uma banda pelo WhatsApp, e do nada o Facebook me sugeriu para eu curtir a página deles. Nunca me interessei pela banda em si, não fiz pesquisa no Google nem no FB, nem tinha música deles no telefone. Fiquei bastante intrigado com isso.
Eric Viana
Conseguir uma gota do seu sangue para comprovar que você sabe disso e evitar processos...
Daniel
O que me incomoda nos termos são esses trechos: "Your Messages. We do not retain your messages in the ordinary course of providing our Services to you."eles dizem que "normalmente" não retém as mensagens. que faz sentido se juntar com isso aqui:"Law And ProtectionWe may collect, use, preserve, and share your information if we have a good-faith belief that it is reasonably necessary to: (a) respond pursuant to applicable law or regulations, to legal process, or to government requests; (b) enforce our Terms and any other applicable terms and policies, including for investigations of potential violations; (c) detect, investigate, prevent, and address fraud and other illegal activity, security, or technical issues; or (d) protect the rights, property, and safety of our users, WhatsApp, the Facebook family of companies, or others."Esse paragrafo deixa bem claro que podem coletar, usar, reter e compartilhar info se acharem necessário ou previsto em lei (do estado da California)"Governing Law. The laws of the State of California govern our Terms, as well as any Disputes, whether in court or arbitration, which might arise between WhatsApp and you, without regard to conflict of law provisions."Em tempo, criptografia ponta-a-ponta não significa nada se eles não fornecem o código do client pra saber como ela realmente funciona e se não há nenhuma maneira de desativar ou interceptar mensagens antes delas serem encriptadas por exemplo.
ochateador
Metadados não tem como criptografar...Quem conversa com quem.Quanto tempo a conversa dura.Em que local a mensagem foi enviada/recebida.Só alguns exemplos.
ochateador
Não tem essa opção de "compartilhar os dados da conta" aqui.Será que vem em uma atualização futura?
Caleb Enyawbruce
pelo que entendi estao querendo sibstituir o SMS, e a principio me parece uma estrategia interessante
Baidu feat MC Brinquedo
Um abraço pra todos aqueles que acreditam na criptografia ponta-a-ponta do WhatsApp.
Lucas Ambrosio
"Se já tem acesso ao número de telefone, contatos, frequência de conversas, por que não teriam acesso ao conteúdo das conversas?"- Por que eles são uma empresa, e como uma empresa qualquer precisam de usuários, com todos os problemas gerados pela NSA de espionagem de dados, inclusive parcerias com desenvolvedoras de sistemas como Microsoft, etc. Hoje em dia os usuários consideram extremamente importante privacidade."Não acredito que o whatsapp ignoraria as conversas, sendo que seu conteúdo pode revelar uma mina de informações para ser usada comercialmente etc..."- E ele não ia ignorar mesmo, até nosso amigo Snowden fazer uma das coisas mais legais de todos os tempos kkk
Bruno Vieira
Aos contatos não necessariamente se deve ao WhatsApp. O Facebook acessa os contatos há tempos. E acredito eu que como houve toda essa oficialização da criptografia das conversas, não seria nem um pouco bom pra eles acessar o conteúdo, supondo que eles possam. Pelo menos o conteúdo das conversas eles não acessam. Já em relação aos outros dados, como eles não especificam a criptografia dos mesmos, sem dúvida que utilizam sim.
Lucas Ambrosio
Ia comentar isso, obrigado por me poupar tempo.
collerli
e a internet limitada com anda os projetos para barra essa loucura? voltem a falar do assunto pq a vivo ta com contrato falando da limitação.
Victor Viana
Não foi apenas uma vez que um assunto que discuti no whatsapp gerou propaganda no facebook daquele determinado assunto...
Amarildo
Se já tem acesso ao número de telefone, contatos, frequência de conversas, por que não teriam acesso ao conteúdo das conversas? Não acredito que o whatsapp ignoraria as conversas, sendo que seu conteúdo pode revelar uma mina de informações para ser usada comercialmente etc...
J Janz
Ainda não apareceu. Tô aguardando a atualização pra mandar bala em Configurações ▶️ Conta▶️ Compart. dados da conta ☑️ ➡️ ◻️!👍
Bruno Vieira
Não têm acesso às mensagens, porém aos contatos, frequência de conversas com os mesmos, etc... Pode ser que tenham sim.
Bruno Borret
Whatsapp: "Não vendemos anúncio..."
Jefferson Rodrigues
Tu acredita no que eles falam?
Will
Se fazia, era debaixo dos panos, agora está claro.
Victor Mateus Oliveira
Perae Perae Perae... Minerar dados como se dizem que é tudo criptografado de ponta-a-ponta e eles não tem acesso as mensagens?!
Jonatas Barbosa
Acompanhando...
Diogo
Hmmm... faz sentido. Não tinha pensado dessa forma. Mas se é assim, qual a necessidade de atualizar os termos, se eles vão ter acesso aos contatos anyway?
McFake
Mas ele faz isso sim.Ha uns meses atrás, uma pessoa me chamou no whats por engano e eu nem add ela na agenda (mesmo que tivesse, eu nao dou permissão pro FB acessar minha agenda). Mesmo assim o FB me sugeriu como amizade logo após.
Felipe Luís Cássia Fontes
Também pensei isso, porque sempre que começo a conversar com alguém no WhatsApp, o Facebook me sugere adicioná-la. Mas aí lembrei que o Facebook lê os contatos armazenados no celular, e não do WhatsApp diretamente. Acho que acaba que dá na mesma, os contatos do WhatsApp são os mesmos da agenda.
Diogo
Mas eu pensava que o Facebook já fizesse isso. Ou não?
Will
“ao conectar o seu número de telefone com os sistemas do Facebook, você terá melhores sugestões de amizade e anúncios mais relevantes caso você tenha algum tipo de conta com estas empresas”Agora o Facebook vai começar a recuperar o valor investido.