brazzers

Novo dia, novo vazamento. Desta vez, hackers gozaram de quase 800 mil usuários do Brazzers. Uma falha de segurança permitiu que pessoas não autorizadas entrassem no banco de dados do fórum de discussão do site adulto em 2012, o que resultou na divulgação de nomes de usuário, endereços de e-mail e até senhas em texto puro na internet.

As informações vazadas foram analisadas pelo Vigilante.pw, que encontrou exatamente 790.724 endereços de e-mail na lista. Os dados do Brazzers foram ejaculados em 2012, mesmo ano em que serviços como Dropbox, Last.fm e LinkedIn sofreram ataques — todos os vazamentos se tornaram públicos apenas nas últimas semanas, e é bem provável que novos serviços entrem na lista de afetados nos próximos dias.

O Brazzers diz ao Motherboard que a vulnerabilidade estava no vBulletin, sistema por trás do fórum de discussão. Como o vBulletin é bastante popular, inclusive em fóruns brasileiros, vários outros sites conhecidos devem ter sido afetados na mesma época — recentemente, uma comunidade de fãs de Grand Theft Auto, que também rodava sobre vBulletin, teve 197 mil contas vazadas.

O fato do vazamento do Brazzers estar relacionado ao fórum de discussão torna a situação mais complicada, porque os posts e até as mensagens privadas dos usuários ficam em risco, já que há senhas em texto puro no meio do bolo. Quando os dados de 37 milhões de contas do site para “infiéis” Ashley Madison foram vazados, usuários foram alvos de extorsão, recebendo e-mails pedindo dinheiro para que suas informações não fossem reveladas a amigos e familiares.

O fórum de discussão do Brazzers está fora do ar desde a manhã desta segunda-feira (5), quando as informações do vazamento se tornaram públicas. Para descobrir se os seus dados foram vazados (não apenas do Brazzers, mas de qualquer outro serviço afetado), uma boa ideia é consultar o Have I been pwned, que reúne vazamentos de 130 sites afetados, entre LinkedIn, Adobe, Dropbox, Tumblr e outros serviços.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados