De vez em quando a equipe de desenvolvimento do Gmail nos surpreende com boas ideias, que primeiro precisam ser testadas no Gmail Labs para depois entrarem na versão definitiva do serviço do e-mail. Ontem foi um desses dias, quando a empresa nos apresentou Marcadores Aninhados (Nested Labels).

A ideia desse tipo de marcador é criar uma hierarquia. Por exemplo, se você tem o marcador Faculdade e outro Textos da Faculdade e mais um chamado de Trabalhos da Faculdade, cada um desses marcadores apareceria de forma independente na barra lateral do serviço. Já com Marcadores Aninhados, eles podem aparecer mais ou menos assim:

  • Faculdade
    • Textos
    • Trabalhos

A organização fica muito melhor. E ativar o recurso é bem fácil: basta ir em Configurações > Labs e procurar por Marcadores Aninhados. Quando encontrar, marque Ativar e salve as alterações no fim da página.

Já para deixar a hierarquia do jeito que você quer, é preciso ir às configurações de Marcadores e renomeá-los da seguinte forma: Faculdade para o marcador principal e Faculdade/Textos e Faculdade/Trabalhos para os demais. Quando há uma barra, o próprio Gmail reconhece e tenta criar a hierarquia.

Confira no exemplo acima. Há o marcado TB e o marcador filhote Pauta. Para que Pauta aparecesse ali, eu precisei renomear o marcador para TB/Pauta. Funciona direitinho.

O único problema desse novo recurso é que ele dá a impressão de criar grupos de mensagens. Por exemplo, ao colocar o marcador Pauta dentro de TB, a impressão que eu tive foi de que as mensagens marcadas como Pauta seriam exibidas se eu clicasse no marcador TB. Não é o que acontece: os marcadores continuam funcionando de forma independente. Tomara que a equipe do Gmail conserte isso em breve!

Avaliação final: vale a pena habilitar os Marcadores Aninhados para deixar o Gmail mais bem organizado. Ainda mais se você recebe muitas mensagens por dia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados