Finalmente o Nubank ganhou um programa de pontos

Nubank Rewards, que começou a ser testado hoje, será opcional e pago

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Nubank

Boa parte dos usuários que têm um Nubank adora o cartão, mas reclama de uma coisa: a falta de um programa de pontos. Mas essa deficiência deixará de existir. Cumprindo uma promessa feita há meses, a Nubank Brasil anunciou, nesta segunda-feira (12), o seu programa de recompensas. Só que ele é um pouco diferente do que estamos acostumados.

O Nubank Rewards terá um modelo de funcionamento simples. Cada real gasto será convertido em um ponto que nunca expira. No caso de despesas em dólar, o programa gerará pontos a partir da conversão feita para reais. Os pontos serão registrados em tempo real, ou seja, você não precisará esperar o mês virar ou a fatura ser paga para os pontos serem contabilizados. Entretanto, como a cotação do dólar varia diariamente, poderá haver diferenças na pontuação quando a fatura for fechada.

De acordo com a empresa, os pontos poderão ser usados em diárias de hotéis, passagens aéreas, corridas do Uber e serviços online, como Netflix e Spotify. Pelo menos no início, não haverá empresas preferenciais: basta fazer uma despesa em qualquer categoria compatível e, no aplicativo, determinar o uso dos pontos. A companhia não descarta incluir outros tipos de serviços no programa.

Mas há um detalhe que pode servir de balde de água fria em quem ficou empolgado com a novidade: se você quiser fazer parte do Nubank Rewards, terá que pagar uma anuidade que poderá ser parcelada em 12 vezes. A empresa explica que, por não cobrar tarifas relacionadas aos serviços do cartão de crédito, precisa dessa anuidade para viabilizar o programa.

O uso da pontuação no app é referenciado com o termo "apagar"
O uso da pontuação no app é referenciado com o termo “apagar”

Ainda não está claro qual será o valor da anuidade, mas Cristina Junqueira, diretora da Nubank, informou à Exame que o plano é cobrar um valor abaixo de 200 reais. Isso fará, segundo a executiva, o Nubank Rewards ser mais acessível que a média das anuidades cobradas pelos bancos convencionais por cartões Gold e Platinum.

Será possível testar o programa gratuitamente por 30 dias. Se você decidir não aderir ao Nubank Rewards, tudo continuará do que jeito que está hoje, ou seja, não será necessário pagar nada pelo uso do cartão.

A data oficial de lançamento do programa ainda não foi informada. O que começou a funcionar hoje é a versão beta do Nubank Rewards, cujo acesso está sendo dado por convite a usuários selecionados (na semana passada, a empresa divulgou para usuários do beta do Nubank para Android que um serviço seria lançado hoje e que os interessados poderiam informar um email para receber convite).

Segundo Cristina Junqueira, essa fase será importante não só para avaliação do programa, mas também para a definição da anuidade: valores diferentes poderão ser cobrados durante os testes.

Valerá a pena? Vai depender do perfil de cada usuário. Se os serviços usufruídos com os pontos tiverem valores superiores à anuidade, obviamente o Nubank Rewards será interessante. Mas é necessário incluir nessa conta a proporção de pontos que precisará ser convertida para obtenção de recompensas. Essa é outra informação que ainda não foi revelada.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados