Início » Aplicativos e Software » iOS 10: o que você deve saber antes e depois de atualizar

iOS 10: o que você deve saber antes e depois de atualizar

Confira as novidades do iOS 10, quais os procedimentos para atualizar o dispositivo e quem pode receber a nova versão

Paulo Higa Por

A versão final do iOS 10 chegou em 13 de setembro para o público geral. Essa atualização traz a integração de aplicativos de terceiros com a Siri, notificações mais dinâmicas e várias mudanças estéticas e de usabilidade. A nova versão pode ser instalada em todos os aparelhos compatíveis, mas é bom seguir o ritual de sempre antes. Confira nossas sugestões e quais dispositivos podem atualizar.

iphone-6s-ios-10

Antes de atualizar para o iOS 10

Pode ser que a atualização não saia como esperado e você perca todos os seus dados, então é bom fazer uma cópia de segurança.

  1. Entre nos Ajustes do iPhone, iPad ou iPod touch;
  2. Toque em iCloud e acesse o menu Backup;
  3. Conectado a uma rede Wi-Fi, toque no botão Efetuar Backup Agora
    Você também pode utilizar o iTunes, se preferir: na tela de resumo do seu dispositivo, clique em Fazer Backup Agora.

iphone-backup-2

O backup no iCloud inclui seus dados de aplicativos, mas deixa de fora os livros, músicas e fotos, portanto, copie-os separadamente ou certifique-se de que eles já estejam sincronizados na nuvem.

Depois não diga que não avisei.

Quais dispositivos podem atualizar?

Quase todos os dispositivos da Apple lançados a partir de 2012, com exceção de alguns iPads, conseguem rodar o iOS 10. Esta é a lista completa de aparelhos suportados:

  • iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 5s, iPhone 5c e iPhone 5;
  • iPad Pro de 12,9 polegadas, iPad Pro de 9,7 polegadas, iPad Air 2, iPad Air, iPad de 4ª geração, iPad mini 4, iPad mini 3 e iPad mini 2;
  • iPod touch de 6ª geração.

Mais aberto

Talvez a maior novidade do iOS 10 é que ele está bem mais aberto, o que chega a ser meio irônico para um sistema da Apple.

Antes tarde do que nunca, a Siri ganhou integração com aplicativos de terceiros. Isso significa que será possível, por exemplo, enviar uma mensagem pelo Telegram, adicionar uma tarefa no Wunderlist ou chamar um motorista no Uber apenas utilizando comandos de voz — basta que os desenvolvedores atualizem seus aplicativos com a nova API.

siri-lyft

Os aplicativos de VoIP, como Skype, WhatsApp ou Facebook Messenger, também ganharam mais espaço dentro do iOS 10: quando alguém te ligar, esses aplicativos poderão aparecer como se você estivesse recebendo uma ligação telefônica comum (até então, o iOS exibia apenas uma notificação padrão). Suas chamadas mais recentes, inclusive, poderão ser registradas no aplicativo Telefone.

O novo iMessage tem suporte a módulos, que adicionam funções de desenhos, stickers e GIFs animados, por exemplo. O aplicativo de mensagens da Apple é pouco utilizado no Brasil, mas é uma das partes que mais mudou no iOS 10 — a empresa está dando o primeiro passo para transformá-lo numa plataforma, semelhante ao que o Facebook está fazendo no Messenger.

Outras novidades do iOS 10

Você deve notar a primeira mudança logo na primeira vez que pegar o iPhone: a tela será ligada automaticamente sempre que você levantar o smartphone, e para desbloqueá-lo é necessário pressionar o botão Home.

Isso porque a tela de bloqueio ganhou mais importância dentro do sistema. Basta deslizar o dedo para a direita na tela de bloqueio, e todos os widgets aparecerão. As notificações também estão mais dinâmicas: você pode ver o histórico de um bate-papo, saber a localização do táxi que acabou de pedir ou assistir a um vídeo — o céu é o limite.

Dependendo das implementações dos desenvolvedores, vai dar quase para usar o iPhone o dia inteiro sem sair da tela de bloqueio.

lockscreen-homekit

O aplicativo Fotos virou quase um Google Fotos, só que fazendo todo o processo de reconhecimento de imagem no próprio aparelho. Você pode encontrar fotos de uma pessoa específica ou até fazer pesquisas mais complexas, como “praia” ou “jogo de futebol”. A aba Memórias te relembra sobre acontecimentos do passado e cria vídeos automaticamente.

E tem outras novidades menores, mas bacanas, que permitem digitar em várias línguas no teclado sem precisar se preocupar em alternar o idioma manualmente, acompanhar a duração do seu sono no aplicativo Relógio ou remover os aplicativos nativos da tela inicial (é o fim daquela pastinha de inutilidades da Apple!).

Devo atualizar?

Em geral, a resposta é sim. Venho utilizando o iOS 10 num iPhone 6s desde que a Apple liberou a versão final para desenvolvedores, na quarta-feira (7). O sistema se mostrou estável e sem falhas.

Alguns aplicativos de terceiros que pararam de abrir, como o do meu cartão de crédito, já foram atualizados e voltaram a funcionar. Também não notei nenhuma diferença na duração da bateria; ela continua ruim como sempre.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Seixas
porque não atualiza para o 10?
Pedro Samuel
Pelos comentários já vi que não vale a pena atualizar no iphone 6. Ainda uso o iOS 8 e estou pensando em atualizar talvez para o 9, 10 não
Gislaine Oliveira
Nossa, muito tempo carregando, não? O meu em 1 hora carrega, e dura o dia inteiro.
Gislaine Oliveira

Tenho um iPhone SE, com 4 dias de uso, era para ele vir com IOS 9, mas não sei o que aconteceu, que estou com o IOS 10.1, e está pedindo pra instalar o IOS 10.2, o que acham? Devo atualizar?
Em relação a bateria,está durando bastante, com 4 dias de uso, só carreguei 3 vezes.

Jader Stinghen
tem como tirar o aviso de atualização?? Em algum momento ele para de aparecer??
Liliane Corrêa Rodrigues
DocStrange, também sou uma usuária de iPhone que não tenho do que reclamar! Possuo um 5c com 1 ano de uso... Minha bateria dura o dia inteirinho, mesmo eu utilizando em ligações, whatsapp, bancos, sms, etc. Meu segredo? Para carregar a bateria sigo esses passos: 1) Encerro todos os aplicativos; 2) Coloco em modo avião; 3) Diminuo a luz de fundo para zero; 4) Sempre deixo carregando a madrugada toda. Coloco em média 22:00hs e vai até as 6:00hs da manhã. 5) Utilizo aquele tipo de carregador maior, não o menor que é chamado de parede. No meu caso, as vezes em plena 5 horas da tarde minha bateria ainda está em 70%. Ah! E não atualizei DE JEITO NENHUM meu iOs para o 10. Nem pensar... ;)
Rafael Pereira
cara, minha bateria ta acabando mais rapido e o apk "casa" trava. mas em compensação ta mais rapido um pouco
Malu Diniz
Olá pessoal ! tenho um 5 C que sempre funcionou lindamente ! baixei o10 e o cel tá uma maquina de escrever. Demora séculos pra abrir os aplicativo. Se eu soubesse mas não teria baixado DE JEITO NENHUM !!! O meu filho ficou tão puto com o que aconteceu com o dele que comprou outra marca
Tew
No geral o sistema ficou bom, porém, pra mim essa "função" (que mais atrapalha) que se você apertar o botão liga/desliga acaba desligando qualquer chamada, sendo assim não é possível realizar uma chamada longa ou algo do tipo por simplesmente o telefone não desligar a tela! Já é meu motivo para regressar ao iOS 9...
Silas Leal
- não joga Pokemon Go HUAHAUAHHAHHA
Ana Claudia Saldana Carreira
Meu iPhone 6 ta uma merda Se eu entro em ligação, o 3g não funciona mais. Se a ligação cai, eu não consigo mais retornar, aperto o número mil vezes pra discar, mas nada... tenho que usar a siri pra rediscar e a ligação só vai durar uns 30seg. Bateria nem se fala. Dura 2h! E olhe lá.. Ios 10 ta bem ruim.. o "despertar" não funciona no 6, só do 6s pra frente.. pô gente, meu cel não ta velho, tem um ano! (Nem terminei de pagar) e já não faz um monte de coisa.. aff.. eu não deveria ter trocado meu Nexus 5 pelo iPhone.
Marcelo Araujo
Notei que depois da atualização para o iOS10, o meu iPhone 6 anda consumindo muito a bateria! Alguma sugestão para reverter isso? Na época da versão 9.3.5, era bem melhor!
Cesar Freitas
Instalei a atualização via WI-Fi e logo fui fazer sincronização no ITunes e deu erro dizendo que não seria possível pois a conexão foi redefinida. Além disso o aplicativo de música quando tento abrir não aceita e encerra. Alguma dica para sanar esses problemas?
Antonio Carlos Haiek Araujo
Eu tentei instalar o iTunes várias vezes, mas só dá pau naquela joça. Aprendi a forçar o desligamento segurando por alguns segundos o botão home e o da lateral, eu não sabia, e deu certo, quando liguei funcionou tudo. Obrigado pelo apoio.
Rafael Bertolim Pavanello
iPhone 6, atualizei ontem a noite e desde de então o celular vem esquentando e muito. Apagou algumas vezes e só depois de alguns minutos voltou a funcionar, isso sem desligar o aparelho, mas o pior problema mesmo é a bateria, que não esta durando 3 horas, antes da atualização ficava com a mesma carga o dia todo. Vamos torcer para que tenha alguma melhoria.
Exibir mais comentários