Início » Celular » Câmeras duplas deverão ser bem comuns nos próximos Androids caros

Câmeras duplas deverão ser bem comuns nos próximos Androids caros

Paulo Higa Por

Uma das coisas legais da Qualcomm é que, por estar dentro dos smartphones de inúmeras fabricantes, a empresa consegue popularizar rapidamente uma tecnologia bacana — o carregamento rápido de bateria, por exemplo, surgiu do Quick Charge. E os próximos smartphones deverão ter outra característica interessante: câmeras com dois sensores.

huawei-p9-duas-cameras

A tecnologia da Qualcomm se chama Clear Sight e fornece às fabricantes de smartphones uma solução pronta para implantar duas câmeras nos aparelhos. Cada câmera deverá ter sua própria lente (com distância focal idêntica, nada de zoom) e seus próprios sensores de imagem. Um sensor é colorido; o outro é necessariamente preto e branco.

A ideia é que um sensor preto e branco tende a ser bem melhor que o colorido para capturar luz, e a Qualcomm faz uma analogia com as células do olho humano para explicar melhor: você tem os cones (que reconhecem as cores) e os bastonetes (que detectam a luminosidade). Junte os dois tipos de células e temos o melhor dos dois mundos — com visão perfeita, nossos olhos são melhores que qualquer câmera.

No Clear Sight, um sensor ficará responsável por detectar as cores, enquanto o outro identificará a iluminação. O resultado é que as fotos podem ter alcance dinâmico mais amplo (sombras não ficam tão escuras, partes claras não estouram), maior nitidez (já que não é necessário aplicar tanto pós-processamento para corrigir as deficiências do sensor) e, claro, imagens melhores em condições de baixa iluminação.

clear-sight-diagram-feature

E não precisa de nada muito específico para implantar a tecnologia, uma vez que os dois sensores de imagem são basicamente os mesmos — o sensor preto e branco nada mais é do que um sensor colorido sem o filtro de cores. A Qualcomm afirma que, ao remover essa camada superior do sensor colorido, a habilidade de capturar luz aumenta em 3 vezes (!).

Os processadores Snapdragon 820 e 821 já suportam o Clear Sight, então parece questão de tempo até que as fabricantes adotem a tecnologia nos smartphones. Esses chips são voltados para aparelhos bem caros, mas a tendência sempre é levar as tecnologias para categorias inferiores à medida que elas amadurecem — espero que isso não demore para acontecer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Karlos
Ninguém precisa de celulares com câmeras duplas. Isso é bobagem. Precisamos de celulares com maior capacidade de bateria. Mais resistentes à água e quedas. Com mais capacidade de memória e maior velocidade de processamento. E, finalmente, com valores menos extorsivos.
Rodrigo Gommes
eu não marquei. só linkei a materia ai.
Victor Brito
Parece que o aparelho tem olhos
Victor Brito
10 fucking anos atrás, hahahah
Cristiano Viana Alves
O Nintendo 3ds usa duas câmeras .
Rodrigo Gommes
não sei.
Rodrigo Gommes
pois é!
Jonatas Barbosa
Sério marcou ou marcaram meu comentario como spam ? kkkk
Anayran Pinheiro
Você não especificou qual a companhia que produzia os chipsets, falou que o Android estava copiando, e você está errado. Deal with it.
Saulo Benigno
Esse celular tem uns 10 anos né? 10 anos se passaram e nada da Qualcomm, dias depois da Apple anunciar ela veio já falar do Android. Engraçado né?
Saulo Benigno
Nem quando o Optimus 3D de 2011 foi lançado... nada da Qualcomm.
Saulo Benigno
Engraçado.. eu não vi a Qualcomm vindo a público anunciar o lançamento dessa nova tecnologia quando o LG G5, Huawei P9, Honor 8 ou HTC M8 foram lançados. Apple nem lançou, só anunciou e a Qualcomm veio já anunciar uma nova tecnologia para utilizar nos Androids...
Rodrigo Gommes
Nokia mandou beijo no ombro!!! https://tecnoblog.net/101/nokia-n73-com-duas-cameras/
Rodrigo Gommes
Pouca novidade, já tinha visto essa "inovação" de "duas câmeras" anunciada aqui no TB há anos https://tecnoblog.net/101/nokia-n73-com-duas-cameras/
Anayran Pinheiro
Energúmeno, quando se está em uma viagem de avião longa e você tem bom senso, o que você faz? Ninguém aqui está ofendendo usuário de plataforma x ou y, mas já que você ofendeu, então fica uma agressão gratuita pra você ficar ligado que não é assim...
Danilo pedroso martins
mas eu me pergunto quem vai usar fone do lado da tomada? Ou enquanto carrega o celular.. acho bom o celular unificar saídas só não acho bom o preço sem nexo.. vindo da Apple é normal pois comprariam tudo mas no Android sim idiotice pra as pessoas tem mais um pedido tecnológico
Danilo pedroso martins
Nexus6p
Daniel San
Sim, Rafael. Existem diversos aparelhos com P2 e IPxx, mas a vedação para o P2 exige espaço extra que os engenheiros não estavam dispostos a perder. Eu não sei como funcionam esses fones, mas a explicação que eu li dizia que os fones com cancelamento de ruído necessitam de alimentação externa (não sei se são todos assim) porque o P2 não transporta a corrente necessária. Os adaptores seriam uma solução provisória para alongar a vida dos fones atuais, mas a ideia seria os novos fones cabeados possuirem conexão Lightning ao invés de P2, dispensando os adaptadores. A grande mancada é a Apple usar um formato proprietário, segmentando o mercado de fones em P2, Lightning e quaisquer formatos que os Androids venham a usar. Eu fiquei realmente convencido pela resposta desse cara. Vale a pena dar uma conferida. https://www.quora.com/Why-did-Apple-remove-the-headphone-jack-from-the-iPhone-7-1/answer/Brent-Royal-Gordon
Rafael Vieira
Sobre a vedação extra, acho estranho, pois existem diversos aparelhos no mercado com IPxx e mantém a porta P2.. Existem fones que usam a porta P2 e tem cancelamento de ruído. Sobre compatibilidade dos controles do fone, talvez seja a única coisa que faz sentido pra mim. Usar um adaptador e guardar o celular no bolso deve ser um tanto estranho, o desgaste da porta (qualquer que seja) usando com fones, carregadores, cabos, etc, será muito maior do que uma porta pra cada coisa. Outra coisa, colocar o aparelho pra carregar e ouvir música, só com adaptador, ou, se a bateria dos fones sem fio acabar, sem música tb...
Diego Silva
Tá serto
Jefferson Rodrigues
Eu acho que fica bonito, se for bem feito. Quando vi no novo IPhone, gostei muito!
Diego
Alienado.
Supersonic
O nexus era vendido com custo subsidiado quando comprado via coogle play não sei se ainda fazem isso hoje.
Anayran Pinheiro
Amigo, Optimus 3D manda abraços, hahaha!
Eric
Vc só pode estar trolando né cara? Pesquise o LG G5, Huawei P9 e Honor 8, HTC M8... Pra variar, a Apple está copiando os outros e dizendo que a invenção é sua.
Jonatas Barbosa
Será ?
Saulo Benigno
Menos de um mês e o Android já começou a copiar as funcionalidades do novo iPhone. Sempre assim. Sempre.
Matheus Gonçalves
Bonito mesmo ficou esse celular com câmera dupla da Pixar! . . https://uploads.disquscdn.com/images/f796b5ef2920ae34e7e2f679cb272a54ca707ef7ffd05da7b23c229a5e78b8c4.jpg
Daniel San
Eu tava puto com essa decisão também, mas passou depois que eu vi uma explicação técnica. Vedação extra pro P2 para resistência à água. Falta de um padrão para microfone e padrões proprietários incompatíveis para controles no fone. Incompatibilidade com soluções de cancelamento de ruído... A conclusão é que o P2 vai ter o mesmo fim que a TV analógica. Vai fazer uma falta pra muita gente, mas as melhorias compensam. Além do mais, basta um adaptador e você poder usar o P2 no aparelho.
Jonatas Barbosa
Invejosos! só mais esse da foto! Optimus 3D... :P
tiagoluz8
haha, duas cameras não foi a Apple que fez primeiro não tá? Saia do campo de realidade distorcida que vai ver que até o conector P2 foi tirado de um Android antes do iPhone.
Panino, o Manino
Essa é só uma alternativa para o uso de duas câmeras, apenas uma, não necessariamente a melhor alternativa. Estão pegando essa via porque insistem em fazer aparelhos ainda mais finos, ao invés de manter a espessura e usar sensores e lentes melhores.
Igor Alves
Tbm não entendi, pode ficar mais fino mas as pessoas vão colocar uma capinha trambolha do mesmo jeito.
Wendel Schelhan
É verdade. Talvez seja só questão de costume :P
Paulo Higa
Achei até bonito no Huawei P9.
FABIO NEVES
Eu acho bonito essas câmeras sobressalentes! O Nexus 4, no qual tive um, de fato era muito bom, porém, tinha bateria e câmera ruins que justificavam seu preço em conta. Mas, para época, lá fora, era um excelente custo benefício. Porém, aqui chegou custando R$ 1.699,00 em 2012/2013
Anayran Pinheiro
Na boa, eliminar uma entrada P2 é idiotice... Não dá pra defender a retirada de algo que facilita a vida...
Rodrigo Gommes
Pelo menos as do "Pioneiro" Redmi Pro são até bem bonitas! agora essas no canto superior, realmente ficam estranhas.
Wendel Schelhan
O preocupante é o progressivo encarecimento dos smartphones. O Nexus 4 era um senhor smartphone que era vendido por 350 dólares. Hoje nada parecido é adquirido assim. Aliás, ninguém acha meio estranho ou feioso essas duas câmeras na traseira?
Gustavo Michels
É questão de tempo acontecer isso, e a entrada do fone de ouvido a mesma coisa. Povo de mimimi com a Apple sendo que vai ter nos próximos aparelhos Android também. Geração mimimi!