A história se repete: sempre que aparece uma novidade, que altera o mercado de trabalho, as centrais sindicais promovem greves, alegando que é necessário proteger os empregos. O governo (pelo menos o brasileiro) costuma ceder a essa pressão, e cria leis absurdas, como a que obriga a presença de um cobrador em todos os ônibus.

049-tecnocast

O problema é que, com a chegada das máquinas super inteligentes, a mão de obra humana será cada vez mais desnecessária. E isso vale para trabalhos criativos e intelectuais, também! Não pense que estamos imunes à mudança. Os algoritmos são desenvolvidos para aprenderem de forma similar ao cérebro humano. Então se a gente consegue, “eles” também vão conseguir – só que farão melhor e mais rápido.

Não acredita? Então dá o play e vem com a gente.

Participantes

Caixa Postal

Mande a sua mensagem: tecnocast@tecnoblog.net

Extensão do Tecnoblog

testador-cupons-checando

Com a nova extensão do Tecnoblog para Google Chrome, você vai poder comprar produtos com desconto pela internet. Ela testa milhares de cupons no momento da compra e aplica aquele que der o maior desconto. Como é automático, qualquer pessoa consegue utilizar – é só instalar e ela faz todo o trabalho. O melhor de tudo: é grátis!

Com ela você também consegue acompanhar as últimas matérias publicadas no melhor site de tecnologia das galáxias brasileiras! 😀

Já estamos trabalhando em uma versão para Firefox. Aguardem!

Tecnogrupo

Participe da discussão! Acesse o grupo do TB no Facebook para debater sobre o tema desse episódio.

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Arte da capa por Ilustrata.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alberth
Dizer que leis trabalhistas tratam o funcionário como coitadinho e os patrões como malvados mostra que você nunca trabalhou 44h semanais pra ganhar um salário mínimo. Ter salário atrasado, passar por abuso, levar gritos etc etc. Vai num TRT da sua região e dá uma olhada nos processos trabalhistas pra ver o que os pobres patrões estão fazendo. Nem todo patrão é bacana, descolado como no Tecnoblog. A realidade é totalmente inversa, vai ver como é o chão de fábrica. Pergunta a alguém do SESI aí de são paulo sobre os índices de absenteísmo nas indústrias e quais são os motivos. Só vendo a grande realidade do trabalhador pra poder chamá-lo de coitadinho.
Alberth
Esqueceu de dizer que o maior problema da previdência é o déficit bilionários dos pobres patrões que não pagam.
Sucesso Online
Não sei onde vamos parar com tanta tecnologia, porém sem ela também não chegaremos a lugar algum! Esta é minha opinião pois tenho um site o http://dicapro.com/aprenda-como-ganhar-dinheiro-com-mini-sites-de-forma-rapida-e-simples/ e sem tecnologia não teria como fazer meu trablaho, que é 100% online. A greves não é mais uma questão de necessidade mas, moda. Parabéns ao site.
Naldo Colella

Imagina que futuro lindo seria um mundo aonde os robôs 'trabalhem' aonde nós sobra mais tempo e voltamos a dar mais valor a filósofos e ao ócio, pois os robôs estariam em tarefas que ocupariam nossos tempo e produziria necessidades básicas para nossa sobrevivência. Parece bonito, um pouco utópico num futuro próximo, mas belo!
Precisa dizer isso rsrs, gostei muito do cast, parabéns!

Naldo Colella
Imagina que futuro lindo seria um mundo aonde os robôs 'trabalhem' aonde nós sobra mais tempo e voltamos a dar mais valor a filósofos e ao ócio, pois os robôs estariam em tarefas que ocupariam nossos tempo e produziria necessidades básicas para nossa sobrevivência. Parece bonito, um pouco utópico num futuro próximo, mas belo! Precisa dizer isso rsrs, gostei muito do cast, parabéns!
Daniel Silvestre

Palestra sobre o tema no CESAR (Revolução Industrial 4.0): https://goo.gl/BxcVdF

Daniel Silvestre
Palestra sobre o tema no CESAR (Revolução Industrial 4.0): https://goo.gl/BxcVdF
Eddy

No The 100 uma IA está quase dominando o mundo! hahaha
Estou quase no fim da 3a temp.

_KJ
No The 100 uma IA está quase dominando o mundo! hahaha Estou quase no fim da 3a temp.
Johnny Walker

Não é por nada não, mas esses bancários estão de greve a quanto tempo?
Estão causando um enorme transtorno e ninguém faz nada. É um serviço essencial e deveria ter o mínimo de atendimento, o que não há. Sei que o direito deles à greve é legítimo, garantido pela constituição, mas atrapalha os cidadãos que têm de pagar suas contas.
Quanto às agências digitais, acho muito interessante, detesto banco.

Johnny Walker Junior
Não é por nada não, mas esses bancários estão de greve a quanto tempo? Estão causando um enorme transtorno e ninguém faz nada. É um serviço essencial e deveria ter o mínimo de atendimento, o que não há. Sei que o direito deles à greve é legítimo, garantido pela constituição, mas atrapalha os cidadãos que têm de pagar suas contas. Quanto às agências digitais, acho muito interessante, detesto banco.
Thiago H. S. Zampollo
Será que sai a versão da extensão para o Edge, seria excelente.
Vitor Mikaelson
Acho que há um ponto bem importante é que boa parte dos empregos vai ser para manter tudo isso. Isso é apenas a renovação, que ocorre a todo momento.
Renato JS
Criar uma empresa tbm. Muito útil.
Renato JS
A "pergunta de 1 milhão" que a automação vai tomar empregos é meio falaciosa. A automação CRIA novos empregos! Toma máquina precisa de manutenção (até o ser humano precisa de manutenção). Quando você desenvolve uma sociedade a esse nível de automação, você precisa de muitas pessoas inteligentes, com mais faculdades, com melhoria e investimento na educação, com criação de empregos em áreas administrativas, de importação... várias áreas criam empregos. Várias pessoas trabalham vendendo produtos com o Google, fazendo publicidade com Whatsapp, Instagram, Facebook... esses empregos jamais seriam criados sem evolução e automação de N processos que, hoje, foram substituídos pelos "robores". Sempre ouço as pessoas falarem sobre a tecnologia roubando empregos, quando na verdade, dezenas dos empregos atuais não existiriam sem os robos não tivessem automatizados trabalhos antigos.
Exibir mais comentários