Início » Aplicativos e Software » Chrome permite tocar vídeos do YouTube em background no Android

Chrome permite tocar vídeos do YouTube em background no Android

Paulo Higa Por

Quando você abre um vídeo no Chrome para Android e alterna para outro aplicativo, a reprodução é interrompida. Mas isso está mudando: a última versão de testes do navegador do Google permite continuar escutando o vídeo em plano de fundo. Isso funciona mesmo no YouTube, onde era necessário fazer gambiarras com aplicativos de terceiros.

A novidade já está funcionando no Chrome Beta (54.0) e no Chrome Dev (55.0), conforme descoberto pelo Android Police. Basta acessar qualquer página que tenha um vídeo com HTML5 e tocar no play. Volte para a tela inicial, alterne para outro aplicativo ou bloqueie o smartphone. A reprodução será pausada, mas agora há um botão de “play” ali na central de notificações — toque nele e a reprodução continuará.

youtube-video-minimizado-chrome-beta-android

No caso do YouTube, basta acessar a versão móvel (m.youtube.com) a partir do Chrome para ouvir seus videoclipes em segundo plano. Eu não sei até quando isso será permitido, até porque essa funcionalidade é um dos atrativos do YouTube Red (ainda não disponível no Brasil), que custa US$ 9,99 por mês nos Estados Unidos e possibilita ouvir vídeos com o aplicativo oficial do YouTube em background.

Como lembra o gHacks, os desenvolvedores podem detectar quando o usuário está tocando um vídeo em plano de fundo no Chrome para Android com a API Page Visibility — o que é importante para fins de contagem de visualizações ou exibição de propagandas, por exemplo.

Você pode baixar o Chrome Beta ou Chrome Dev na Play Store. Eles não substituirão a versão estável do Chrome instalada no seu smartphone.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alex Deivid
Incrivel é que o Blackberry Z10 com BBOS 10, já fazia isso em 2014... inclusive ele permite instalar o app do Youtube do Android e rodar em background.
F. S.
Não nas novas versões
Flavio
haha, acabei de flashear com uma rom do xda aqui no trampo msm, foda é ter que esperar instalar tds os aplicativos e atualizar as paradas, colocar a senha de novo...
Marcos Guilherme
Verdade, depois que vc começa a flashar coisas em seu celular e fazer root, não quer mais parar! kkkkkk
Marcos Guilherme
Verdade, pelo que ouvi só tem na versão paga.
Marcos Guilherme
Cara se vc ver em configurações, pode ser mesclado as abas ou não.
Petter
É, tem lógica mesmo, vou lá exigir que a Ford ou Fiat faça logo um carro voador, afinal os clientes estão pedindo.
Jefferson Rodrigues
Logico que tem lógica!
Petter
Cara, desde antes do Google comprar o Youtube sempre foi uma plataforma de vídeo. Se alguns usuários usam para disponibilizar áudio não existe motivo para que o Google altere a finalidade primária do produto para satisfazer a vontade de alguns, simples assim. Se todas as empresas alterassem seus respectivos produtos para satisfazer a vontade de uso "diferenciado" de alguns clientes teríamos carros voando, aviões debaixo d`água e por aí vai.
Petter
Usar um vídeo para só ouvir o áudio só vai desperdiçar sua banda, não tem lógica isso. É óbvio que o Google não vai desvirtuar seu produto porque alguns usuários querem fazer um uso diferente do propósito original.
robsonc
Não leio mais nada sobre o assunto há anos, mas fazer jailbreak do iPhone me parece tão chato e trabalhoso quanto fazer root no android (na vdd o Jaibreak deve ser mais simples). Então existe sim, e ai vc faz a tãaaao desejada customização que a maioria tanto reclama.
Flavio
fazer o que né, quando eu compro um celular novo a primeira coisa que eu penso é... "será q vai rodar melhor com uma rom customizada?" hsuiahsuiahsuiha,
Pedra Pomes do Amor
Hahahaha, paz, irmão! Estou com celular rooteado e com xposed, Mas sei que não sou regra - pelo contrário sou(somos!) a exceção.
Flavio
entendo seu lado abiguinho, acho q até é por isso que as pessoas gostam do iphone, não tem opção ou forma de customizar nada, é tudo prontinho, fechadinho...
Pedra Pomes do Amor
E a paciência pra fazer isso? É só pra quem gosta, mesmo.
Pedra Pomes do Amor
Como usuário do Xposed, concordo com você. rootear, instalar xposed, instalar módulo, APENAS pra ouvir youtube com a tela apagada/usando outro app é como usar uma bazuca para matar uma mosca. Não é o mais adequado.
Guilherme
Amigo, quem é newba não tem nem bootloader desbloqueado, então ok, para eles instalar o Firefox é o suficiente. Agora, para usuários avançados é indispensável ter aparelho rooteado e, consequentemente, grande parte já tem o Xposed instalado, então seria retardado SIM instalar o Firefox SÓ para ouvir música (no meu caso, que acho o Chrome melhor que o Firefox). E quais seriam estas tais limitações do Chrome?
João Malaquias
Só faltou a informação de que esses apps avisam que o teu telefone pode fritar com isso e eles não tomam a responsabilidade. Root por código de terceiros é uma prática fortemente não recomendada na comunidade. Mas as pessoas vão continuar fazendo, óbvio. E sinceramente, não conheço nenhum usuário que não seja "ultra mega avançado" que tenha chegado perto de um xda da vida, quanto mais saber o que é xposed.
João Malaquias
Só como mais um exemplo, não tem nada da ECM Records nos streaming.
João Malaquias
Se instalasse o Firefox seria "só para ouvir música". Se instalasse o Xposed teria "muito mais opções, aliás". Bem equilibrada essa análise. Isto sem contar que fazer root no aparelho, instalar o xposed (torcendo para não ter incompatibilidade com seu aparelho e versão) e instalar o módulo Youtube Background talvez dê um pouquinho mais de trabalho do que usar um navegador reconhecido (e estabelecido no cenário da eletrônica, open source e mercado) que não está à mercê das limitações que o Google decide implantar no Chrome.
DougEureka
Faço isso no Safari do iOS, inclusive com AirPlay.
Juliotenorio
Sim, é verdade -_-
betones
ficaram só alguns discos.. ele mandou tirar a maioria...
Antony
Não tem a ver com coragem, e sim necessidade. Se você precisa ter controle do seu celular em algum momento (corrigir problemas que vieram de fábrica no software, por exemplo), não tem porque não fazer por medo. Hoje em dia, mesmo após o root, é possível voltar o celular para o padrão de fábrica caso precise enviar pra garantia (nunca tive um em que isso não fosse possível).
Neto
Não sei, só usei o free.
Juliotenorio
Tem diferença na quantidade de músicas disponibilizadas pro free e para o PRO?
Juliotenorio
Neil Young tem no spotify também :P. Eu uso o youtube ainda pra escutar algumas músicas, até porque o spotify falta músicas japonesas T_T, mas uso o xposed, então fica bem de boas. Quanto as bandas obscuras, o spotify têm muitas também, tem até umas bandas russas.
Guilherme
Boa tentativa.
betones
neil young só tem no youtube...
betones
firefox > chrome
Guilherme
Por que eu vou instalar o Firefox só para ouvir música no Youtube? É preferível instalar o Xposed (que dá muito mais opções, aliás), assistir no aplicativo do Youtube e continuar usando o Chrome.
André
já era hora né... 2016 já
Flavio
bom qualquer site e até mesmo no youtube tem tutoriais de como fazer root, instalar rom customizadas, até alguém com dificuldade intelectual consegue seguir os passos e fazer amigo, isso não é nenhuma "ciência de foguetes" ...
Flavio
verdade, tem poadcasts interessantes...
Flavio
ordem? como assim, dá pra escutar por album amigo, no spotfy a lista do perfil do artista é por ordem de popularidade das faixas...
Flavio
alguns cantores e bandas clássicas, são contra o streaming ou fazem exclusividade com itunes por exemplo, pois acham que estão sendo "roubados", é claro que o mercado do streaming pode não valer a pena para novos artistas e bandas sem exposição. Mas mesmo pelo spotify dá pra importar arquivos mp3 e outros pra sua playlist, pelo pc...
Flavio
algo que com certeza vão "arrumar" na versão "estável", mas mesmo assim é muita treta pra ouvir música, assinar serviços de streaming é bem mais tranquilo...
Agent Cooper
Sim, é a função primária e a essência da plataforma, mas não signifique que seja a ÚNICA função dela. Desde sempre o YouTube foi cheio de áudios, e já faz tempo que algumas gravadoras disponibilizam álbuns inteiros nela, sem falar que há muitos podcasts e até mesmo audiobooks por lá. Sendo uma plataforma AUDIOVISUAL é perfeitamente normal e compreensivo que pessoas queiram disponibilizar apenas áudios na plataforma. E pra responder sua pergunta, vou lhe dar um exemplo pessoal: Eu gosto do programa Roda Viva da Tv Cultura, mas nem sempre posso assistir pela tv, então recorro ao Youtube para "assistir", mas quando faço isso eu não fico assistindo como faria sentado na frente da tv/pc, apenas fico escutando o debate em segundo plano enquanto faço outras coisas, pois nesse caso não preciso ficar visualizando a conversa para saber o que está acontecendo, posso ficar apenas no áudio pq não vai comprometer a minha experiência.
Jonatas Barbosa
De boas aqui.
Jefferson Rodrigues
Sem falar que a ordem das músicas quem manda é o APP.
Jefferson Rodrigues
Concordo!
Jefferson Rodrigues
Discordo! Acredito que muitos videos no YouTube só importam o audio. Sou a favor de o Google permitir essa façanha no APP.
Jefferson Rodrigues
Tudo isso pra quê? Se o firefox já faz isso.
Jefferson Rodrigues
Demorou! O firefox já faz isso ha anos.
Trovalds
Root é para os corajosos (ou os que não tem a mínima ideia do que estão fazendo).
Neto
O spotfy free falta muuita música. Esses dias queria ouvir pink floyd, uma banda classica, tinha meia duzia de musicas só.
Krosna Terrestre
Vc quis dizer COMPETENCIA hahaha
Petter
Cara, pensa comigo, qual a utilidade de deixar um vídeo rodando em background? P.S.: eu disse vídeo e não audio, afinal esta é a função primária do Youtube. Existe um grande hiato entre o que "os usuários pedem" e o que é lógico e racional fazer.
F. S.
Pena que não atualizo o Chrom(ium) mais pra não perder o recurso de unir apps e abas.
Mvga5
Pois é, no Firefox sempre deu pra fazer isso..
FABIO NEVES
Hahahahahahaha
Agent Cooper
Se seus usuários pedem há tempos um simples recurso, você não implementa, e isso faz com que os usuários corram atrás de métodos alternativos, é falta de eficiência ou má vontade mesmo.
Antony
Quer dizer que hoje em dia instalar um app e clicar em "root" é ser ultra mega avançado? uau, minha vó deve estar fazendo cabeamento em alguma multinacional nesse instante...
FABIO NEVES
Desculpa esfarrapada do Google....? ( Como se ela não pudesse fazer do YT o que quisesse rsrsr ) Eficientes no sentido de implementarem esse recurso que há tempos é pedido pelos usuários....? Como assim? Continuo sem conseguir encaixar o "eficientes" nesse contexto... Mas, enfim, tá valendo....
Comediante
Já não vale a pena ter o App do YouTube instalado. Eu uso o YouTube no celular basicamente para ouvir música e ouvir entrevistas e tinha de ficar com o App aberto para continuar funcionando.
Agent Cooper
Eficientes no sentido de implementarem um recurso que há muito tempo é pedido pelos usuários, mas que somente agora a Google decidiu implementar de forma oficial. "Google sempre deixou claro que não liberavam o acesso em segundo plano para que o Youtube não se tornasse um player de áudio, já que a finalidade dele nunca foi essa." Mas desde que o Youtube foi criado, a maior parte dos usuários transformou o YouTube em um player de áudio, ou seja, essa desculpa do Google sempre soou esfarrapada. O Higa questionou até quando isso vai durar porque esse é um dos atrativos do YouTube Red, o que nos faz questionar que o Google talvez não tenha implementado isso antes porque queria capitalizar esse recurso de alguma forma (o que não é errado, é direito dela).
FABIO NEVES
Eficientes? Mas qual a relação disso com eficiência? Ou você pensava que o pessoal do Google não permitia rodar em Background porque seus desenvolvedores eram incompetentes? É sério que você pensava assim? Google sempre deixou claro que não liberava o acesso em segundo plano para que o Youtube não se tornasse um simples player de áudio, já que a finalidade dele nunca foi essa. Para o bem maior, tomara que um dia revejam essa ideia.
FABIO NEVES
Mas não é só para música. Eu, por exemplo, gosto bastante de programas de entrevista. Até alguns documentários consegue-se ouvir sem necessariamente estar visualizando.
FABIO NEVES
Eu ia comentar que daqui a pouco apareceriam os hipsters e usuários ultra-hard-mega-tecnológicos do sistema Android para dizer que bastava fazer Root e instalar o xposed... Mas cheguei atrasado....
João Silverado
Alguns aplicativos tem opção de só ouvir o áudio mesmo. Nesse caso acho que ele gera um mp3 e vc faz streaming só da música. Não sei se ocorre dessa forma mesmo (por baixo dos panos), mas desconfio já que a tela de vídeo fica preta.
João Silverado
Funciona no navegador faz um tempo tbm.
Anakin
Tinha que funcionar no app youtube.
Deilan Nunes
no firefox tbm da pra fazer isso
luizalbertotj
Eu entendo que algumas músicas de bandas independentes e mais obscuras vc só encontre no Youtube, mas ma maioria das pessoas que conheço só ouve músicas que vc encontra em qualquer Spotify
Agent Cooper
Interessante, no Windows Phone qualquer cliente terceiro do YouTube faz isso há muito tempo, mas só agora a Google tá implementando esses recursos de forma oficial. Acho curioso como, muitas vezes, os desenvolvedores independentes são mais eficientes que as gigantes da tecnologia.
Fernando Jorge Mota
Resposta simples: tem muito mais musicas disponíveis no YouTube do que em serviços de streaming, mesmo sem autorização (visto que o content ID naturalmente não pega tudo..). Resposta mais avançada: Além de ter mais músicas, bloqueadores de anuncios podem ser efetivamente usados com youtube e afins. Ou seja: música pra caramba, sem anuncios. Esse último é mais dificil de aplicar nos celulares, eu acho, mas tá aí. PS: não estou considerando o dilema ético aqui, só respondendo sua pergunta mesmo.
luizalbertotj
Eu sempre me pergunto: Por que as pessoas ouvem música no YouTube gastando a banda de um vídeo só pra ouvir, em vez de usar tantos serviços de streaming com modalidades gratis, com melhor qualidade de audio e usam menos banda?
Everton Besson
Root + Xposed + módulo Youtube Background Playback = Perfeito
Trovalds
Essa é A pergunta. A resposta, em breve™.
Paulo Higa
Talvez. Mas será que eles vão permitir reprodução em background no Chrome só para quem tiver YouTube Red?
Trovalds
"Eu não sei até quando isso será permitido, até porque essa funcionalidade é um dos atrativos do YouTube Red (ainda não disponível no Brasil), que custa US$ 9,99 por mês nos Estados Unidos e possibilita ouvir vídeos com o aplicativo oficial do YouTube em background." Não seria uma forma de se usar o Youtube Red no navegador pra quem não quiser instalar o aplicativo? Enfim, mesmo sendo HTML 5, é algo consumindo recursos do celular em plano de fundo.