Se me lembro bem, meu primeiro cartão SD tinha 512 MB. Eu achava incrível um dispositivo daquele tamanho ter toda essa capacidade. Agora já temos um SD com 1 terabyte de espaço, olha só. O anúncio foi feito pela SanDisk — hoje, uma marca da Western Digital — nesta terça-feira (20).

A novidade é um cartão do tipo SDXC que ainda está em fase de prototipagem. A SanDisk não informou quando pretende lançá-lo, mas o cartão SD está em exposição na feira de fotografia Photokina, o que sugere que a sua chegada ao mercado não deve demorar muito.

SD SanDisk - 1 TB

Essa feira de fotografia não foi escolhida por acaso. A SanDisk visa atender justamente aplicações de fotos e vídeos com o cartão, o que é bastante conveniente: a demanda por conteúdo em 4K ou mesmo 8K não para de crescer e, como você deve saber, arquivos nessas resoluções são muito pesados. Aplicações de realidade virtual e vídeos em 360 graus também aumentam a necessidade de mais espaço para dados.

Como esse é um protótipo, a SanDisk se limitou a informar só a capacidade de 1 TB do cartão. Mas é praticamente certo que o dispositivo virá para ser o novo “líder” da linha Extreme Pro SDXC, o que significa que as velocidades de gravação e leitura de dados podem ser de até 90 MB/s (megabytes por segundo) e 95 MB/s, respectivamente — essas são as taxas de transferência do Extreme Pro SDXC de 512 GB.

Só não podemos esperar um alívio para o bolso. A versão de 512 GB foi lançada por US$ 799,99, em 2014. De lá para cá, o custo por gigabyte pode até ter caído, mesmo assim, eu não apostaria em valores abaixo de US$ 1 mil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ochateador
Nem em infraestrutura investem direito... Onde moro só tem a telefonica (vivo hoje) e é o mesmo cabo de cobre para telefonia a 20~25 anos :'(
The Moon

Investem bastante em download e a taxa de upload segue em baixa prioridade

Hail Hidra
Investem bastante em download e a taxa de upload segue em baixa prioridade
Thalisson Cavalcante
Foi mal. Não me atentei a isso :v
Keaton
Prefiro diversos SD de tamanhos menores, tipo 40 de 32GB. É bem menos pratico, mas sei lá... imagina quando o cartão SD quebrar com 1TB de dados...
@Sckillfer

Incrível o quão baixa e a velocidade de um cartão SD "top"

F. S.
Incrível o quão baixa e a velocidade de um cartão SD "top"
@Sckillfer

Só se for no laptop, porque é um cartão SD, não microSD

F. S.
Só se for no laptop, porque é um cartão SD, não microSD
Karlos
Concordo com você sobre as nuvens. Um usuário comum como eu consegue guardar tudo nas nuvens da vida e acessar de onde quiser e como quiser. Se você tem um celular com grande memória e com cartão de grande memória e o aparelho é roubado é uma tragédia.
Paulo Boa Sorte
Quando alguém tiver seu dispositivo roubado com o cartão de memória,verá o drama.Isso quando o bichinho não queima.
Jonatas Barbosa
Isso ai! Vamos inovar cada dia mais! Espero que venha para modelos micro sd... :D meu celular agradece hehe
Emmanuel Carvalho
Se a foto ou vídeo que vc fez, por algum erro, tenha se corrompido durante a gravação no cartão (acontece bem mais do que eu gostaria), não adianta backup posterior. Pode ser um cartão de 1Gb ou 1Tb. Se tiver só um, não tem nenhum. Imagina em um casamento, durante o "pode beijar a noiva" você faz a foto e ela fica corrompida. Pede pros noivos casarem de novo? Mas concordo com você sobre os cartões serem direcionados para públicos específicos. Dependendo da importância do evento, do quanto cobra e da qualidade final que o profissional quer entregar, ele vai investir em equipamento sem pena.
Trovalds
Fora daqui o risco é menor (leia-se: boa parte do hemisfério norte).
Vanderlei Gomes Fotografia
Em qualquer lugar eu diria que é arriscado confiar nisso.
Exibir mais comentários