Início » Brasil » Como o Rio de Janeiro se tornou mais conectado e inteligente

Como o Rio de Janeiro se tornou mais conectado e inteligente

Avatar Por
3 anos atrás

Muita tecnologia vai ficar de legado para o Rio de Janeiro depois dos Jogos Rio 2016. A Cisco levou inovações que tornaram a Cidade Maravilhosa ainda mais conectada: os postos de atendimento aos turistas, as câmeras de segurança e até os bueiros cariocas estão mais inteligentes, resultado de investimentos em Inovação Urbana, incluindo o Desafio Cisco, que acelerou startups voltadas para a otimização da gestão do município.

cisco-1

A Cisco instalou uma plataforma conectada que inclui rede Wi-Fi gratuita na região do Porto Maravilha para manter os visitantes e residentes do Rio de Janeiro online — a cobertura chega a uma área de 100.000 metros quadrados. Por trás da rede está um data center da Cisco, que permitirá ampliar a capacidade do Wi-Fi conforme as necessidades da região, e a tecnologia Clean Air, exclusiva da Cisco, que identifica e elimina interferências de redes vizinhas.

Uma parceria com o Museu do Amanhã criou o DataSensing, projeto que permitirá que artistas digitais, desenvolvedores de aplicativos, engenheiros, estudantes, pesquisadores e outros profissionais tenham acesso à plataforma conectada da Cisco no Porto Maravilha e aos dados coletados em tempo real para inovarem em soluções para a cidade com base em Internet das Coisas.

cisco-2

A NetSensors, uma das startups aceleradas pela Cisco, colocou sensores volumétricos em cestos plásticos dentro dos bueiros, que funcionam como um filtro, retendo resíduos sólidos. Isso traz duas vantagens: impede que a sujeira se encaminhe para os rios e informa em tempo real quando o cesto plástico atinge 70% de sua capacidade. Resultado: o processo de limpeza fica 25 vezes mais rápido.

Várias outras novidades trazidas pela Cisco vão melhorar a eficiência da cidade. O sistema de monitoramento por câmeras, por exemplo, agora é capaz de detectar sons específicos e descobre quando há grande concentração de pessoas ou uma batida de carros, mesmo em lugares com muito ruído. Com a Áudio Alerta, as câmeras de vigilância detectam a localização do som e são imediatamente apontadas para a ocorrência.

Você pode conferir o legado tecnológico que a Cisco vai deixar no Rio de Janeiro nesta página.

Mais sobre: