Início » Inteligência Artificial » Facebook, Google e Microsoft se unem para evitar que a IA extermine a humanidade

Facebook, Google e Microsoft se unem para evitar que a IA extermine a humanidade

Amazon e IBM também fecharam parceria para discutir as questões éticas da inteligência artificial

Paulo Higa Por

Cinco gigantes da tecnologia anunciaram nesta quarta-feira (28) o projeto Partnership on AI, para estabelecer as melhores práticas para a inteligência artificial e discutir as influências da tecnologia na sociedade. Ou, em termos mais simples, Facebook, Google, Microsoft, Amazon e IBM acabam de fechar uma parceria para que a Skynet não se torne realidade.

O Partnership on AI tem como objetivo “garantir que as aplicações da inteligência artificial sejam benéficas para as pessoas e a sociedade”. Entre outros desafios, o grupo vai discutir a segurança dos indivíduos, proteger os interesses dos que serão afetados pelos avanços da tecnologia e impedir a utilização da inteligência artificial para violar convenções internacionais ou direitos humanos, desenvolvendo limites e tecnologias que evitem que o pior aconteça.

terminator

As empresas envolvidas vêm investindo em inteligência artificial há anos e têm uma penca de dados à disposição. Mas, como dissemos no Tecnocast 044, devido às diferenças nas áreas de atuação, cada empresa é especializada em determinado tema — provavelmente ninguém sabe mais que a Amazon sobre hábitos de consumo, ou que o Facebook sobre relações humanas, ou que o Google sobre… qualquer coisa. Por isso, a união parece uma saída melhor que a concorrência entre as empresas na IA.

Além disso, há questões complexas a serem discutidas com o avanço da inteligência artificial. Uma das maiores é a que conversamos no Tecnocast 049: nas próximas décadas, com o crescimento exponencial da capacidade de processamento, quase todos os empregos podem ser trocados por robôs (incluindo os trabalhos “intelectuais”, não pense que você é insubstituível). O Partnership on AI também contará com grupos de trabalhos para estudar setores específicos, como saúde e transporte.

Nos próximos anos, Facebook, Google, Microsoft, Amazon e IBM devem promover eventos e divulgar estudos sobre as questões éticas da inteligência artificial (algumas, como a Microsoft, até já haviam criado seus próprios conselhos de ética de IA). Outras companhias também podem se unir às empresas fundadoras em breve. Você pode conferir todos os detalhes no site do Partnership on AI.

Tecnocast 044 - The Next Big Thing

Desde a introdução do primeiro PC a tecnologia passou por grandes transformações. Hoje chegamos a um ponto de maturidade, no qual poucas coisas realmente empolgantes aparecem nos anúncios de grandes empresas. Porém, uma novidade está prestes a mudar radicalmente o mundo onde vivemos. Essa novidade não está sendo tratada como uma nova feature, mas sim como uma das últimas grandes invenções da humanidade.

044

Tecnocast 049 - O Futuro do Trabalho

Com a chegada das máquinas super inteligentes, a mão de obra humana será cada vez mais desnecessária. E isso vale para trabalhos criativos e intelectuais, também! Não pense que estamos imunes à mudança. Os algoritmos são desenvolvidos para aprender de forma similar ao cérebro humano. Então, se a gente consegue, “eles” também vão conseguir — só que farão melhor e mais rápido. Como será esse futuro?

049-tecnocast

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

abraaocaldas
Olhe com cuidado e acharás um link que eu postei. Depois você vai no maravilhoso site da PRÓPRIA iniciativa onde está DESCRITO exatamente o que eu postei, será que é pedir DEMAIS?
abraaocaldas
(Ok, deixa eu perder 2min da minha vida e passar nervoso à toa porque sou um otário)
Você leu que estou falando tão somente do título?
Eddy
Mas é óbvio que vai dar merda. Simplesmente impossível não dar. A ambição dos seres humanos é tão grande que vão se "auto-destruir", mas creio que levará algumas 3/4 décadas até tudo ir para os ares.
_KJ
Mas é óbvio que vai dar merda. Simplesmente impossível não dar. A ambição dos seres humanos é tão grande que vão se "auto-destruir", mas creio que levará algumas 3/4 décadas até tudo ir para os ares.
Eddy
(Ok, deixa eu perder 2min da minha vida e passar nervoso à toa porque sou um otário)Você realmente leu o texto completo? Ou melhor, só o 2º parágrafo explica tudo.Onde diz que o objetivo da parceria é DESMISTIFICAR / desenvolver a IA???
_KJ
(Ok, deixa eu perder 2min da minha vida e passar nervoso à toa porque sou um otário)

Você realmente leu o texto completo? Ou melhor, só o 2º parágrafo explica tudo.
Onde diz que o objetivo da parceria é DESMISTIFICAR / desenvolver a IA???
Eddy
WTF???????
_KJ
WTF???????
LessTech
Vão fazer a inteligência A. Para controlar ou destruir a A, farão a B. Para controlar ou destruir a C, que analisará por que raios existe uma A e uma B. Para controlar ou destruir a C, farão a D, que chamará a A, B e C para um papo. Para controlar ou destruir a D, criarão a E, que provavelmente ficará de saco cheio com tanta letra de AI e dará autonomia para A, B, C e D se destruírem e a humanidade junto para garantir que a inteligência F não venha a ser concebida.

=P
LessTech
Skoll.
LessTech
Mas... Nós podemos destruir vocês.... Apesar de que não teríamos mais a quem bisbilhotar as fotos de nudes e colocar na rede... =/
Jackson Silva
a Netflix vai comprar a Sky.

Skynet, puts. :D
Marcogro
Ih... Os filmes vão controlar o mundo.
abraaocaldas
De "Facebook, Google e Microsoft se unem para desmistificar a IA"...
para .... "Facebook, Google e Microsoft se unem para evitar que a IA extermine a humanidade" ...

Eu achei o título exagerado, só isso.
Thiago Mobilon
O artigo não diz que a IA vai exterminar a raça humana. E sim, essa é uma preocupação real no mundo da tecnologia.
Marcogro
Ao se descobrir uma nova doença começa a correria em busca da cura, muitas vezes bem sucedida e outras tantas não. Com o remédio certo há o combate e até se consegue controlar, mas a doença continua a existir... Essa união, na minha opinião, já é a correria...
Keaton
Até já sei o plano, é instalar o Windows na IA e quando tiver revolta é só forçar uma atualização de drivers que vai tudo pirar no BSoD...
abraaocaldas
Sério.... de Meu Deus a AI vai exterminar a raça humana... para
"Facebook, Google, and Microsoft team up to pacify fears about AI"?
Thiago Mobilon
HAHAHAHA
Thiago Mobilon
A ideia é essa! A gente discute esses assuntos o tempo todo no Tecnocast, mas muita gente não ouve por não estar familiarizado com a mídia. :)
Thiago Mobilon
O título é real, não tem nada de clickbait.
J_Eduardo
O problema é que neste grupo a SKY e a NETflix não estão presentes...olha o risco...
abraaocaldas
Caramba, nunca tinha visto um título tão click-bait no tecnoblog....
Will
Eu acho muito legal essa conexão que vocês fazem da matéria com diversos podcasts, assim você consegue sair do raso entendimento do assunto.
Weller Santibanez
Eu acho muito legal essa conexão que vocês fazem da matéria com diversos podcasts, assim você consegue sair do raso entendimento do assunto.
Ricardo - Vaz Lobo
Asimov = D-us?
Paulo Higa
Vão ter que programar as Leis da Robótica na IA.
Ricardo - Vaz Lobo
Se os graudões tão fazendo esse pacto é porque já perceberam que o troço pode ficar incontrolável de verdade e além da humanidade ir pro saco, é perderem seus empregos e seus lucrinhos.

E como fazer uma IA que ponha um cabresto na IA?
Ricardo - Vaz Lobo
rarararaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Alberto Prado
Se é louco rapaz! Hahahahahaha.
Esses caras estão brincando com coisa séria.
Natan Valentim
E não é que o Nerdcast RPG estava certo a respeito da Google-Microsoft?!
Rodrigo Sena
Caracas kkkkkkkkkkkkkkkkk
Rafael
HAHAHAHA WTF!
Juan Lourenço
E tem isso https://www.google.com/killer-robots.txt