Início » Gadgets » Padrão 802.3bz atinge 5 Gb/s com o mesmo cabo de rede que você já tem

Padrão 802.3bz atinge 5 Gb/s com o mesmo cabo de rede que você já tem

Até que demorou

Por
3 anos atrás

É estranho saber que você pode (se tiver muito dinheiro) comprar roteadores domésticos que alcancem velocidade de múltiplos gigabits por segundo no Wi-Fi, enquanto a transmissão por cabo continua limitada ao Gigabit Ethernet. Mas o padrão 802.3bz vai mudar isso: a novidade permite taxas de transferência de até 5 gigabits por segundo. O mais legal: não precisa trocar nenhum cabo.

Segundo o Ars Technica, o padrão IEEE 802.3bz permite que cabos de rede de categoria 5e cheguem a 2,5 Gb/s, enquanto os de categoria 6 alcançam os 5 Gb/s — é quase certeza que sua rede tenha, no mínimo, uma instalação Cat 5e (dá uma olhada no cabo). Essas velocidades são aplicáveis para cabos com até 100 metros de comprimento.

cabo-rede-internet-banda-larga-ethernet-conexao-5

Já existe um padrão mais rápido, chamado 10 Gigabit Ethernet, que (adivinha!) alcança taxas de 10 Gb/s, mas exige cabos de rede especiais (Cat 6a ou 7). A principal diferença é que o 802.3bz tem espectro de banda de 100 ou 200 MHz, contra os 400 MHz do padrão 10GBASE-T. Por isso, não é necessário ter um cabo caro, com blindagem melhor, para conseguir aproveitar os 2,5 ou 5 Gb/s da nova especificação.

E talvez você não se importe muito com a vantagem de não precisar trocar cabos, já que seus outros equipamentos precisarão ser atualizados de qualquer forma, mas a novidade deve ser útil especialmente em casas e empresas maiores, uma vez que os cabos Cat 6a ou Cat 7 ainda são muito raros — eles representam apenas 10% dos cabos instalados nas empresas. Nem sempre é barato (e simples) trocar vários metros de cabos escondidos em canaletas.

Com as unidades de armazenamento cada vez mais rápidas (talvez até a memória flash do seu celular tenha velocidade de leitura acima de 1 gigabit por segundo), o padrão atual já é um gargalo há muito tempo. Resta saber quando os roteadores domésticos e as placas de rede vão suportar o 802.3bz.

Mais sobre: ,