Um nerd que vive sem backup, leva mais ou menos a mesma vida de quem faz bungee jump: se a corda estourar, sua vida já era. E este era o meu caso até semana passada, quando resolvi mexer o traseiro, e ir atrás de um case externo de HD.

Aproveitando que eu estava de passagem por São Paulo para o Encontro de blogueiros na Microsoft, e a coletiva da Positivo, resolvi bater perna no Promo Center – o reino dos chineses na Av. Paulista. Comprei uma gaveta que parecia bem robusta, além de ser a primeira que eu consegui encontrar nesses lugares, com saída Firewire e suporte a interface Sata.

O vendedor (que não era chinês, e sim um negão afro-descendente deveras gente boa) me garantiu que o case vinha com todos os conectores necessários. Mesmo assim, resolvi abrir para checar. Nunca se sabe, né?

Tão logo abri a caixa e vi aquele monte de fios, deduzi que os conectores Sata estavam no bolo também. Na pressa -e com a mochila pesada nas costas-, efetuei a compra sem testar o case. E dá-lhe busão de volta para Americana.

Chegando aqui, comprei o HD na minha loja de confiança, por um preço bem amigável – apenas 140 reais por 250GB de espaço e 2 anos de garantia -o que indica que não é muamba- da Samsung. Dois anos antes, eu estava pagando 60 reais a mais, por um HD de 80GB.

Como meu case era high-tech, óbvio que peguei um HD com o padrão Sata2. HD IDE é tão anos 90!

Foi então que chegando em casa todo feliz, após preparar o território para a instalação do bichinho, vejo que nem todos os cabos estavam presentes. Na falta de um, o meu case xing-ling veio com DOIS cabos IDE, mas nenhum Sata!

Não que a falta de um cabo Sata seja problema para mim, tenho uma caixa cheia de cabos, parafusos e placas aqui em casa, dos meus tempos de manutenção. O problema é que um case externo tem espaço apenas para o HD, e alguns centímetros cúbicos a mais para fios pequenos. Colocar um cabo de dados Sata dentro do case, e ainda um cabo adaptador para alimentação é que seria um problema.

Mas, já dizia o ditado, para tudo na vida dá-se um jeito:

Agora, será que fecha?

E o mais importante, será que vai funcionar?

Pluguei o case no mesmo T onde o estabilizador do Mac está ligado, e… negativo zero meia. Nem sinal de vida!

Já me passava pela cabeça que eu tinha forçado demais os cabos, ou tocado a placa do case, sei lá! Mas felizmente foi só ligar em outra tomada para constatar que o problema era no T. Ou melhor, naquele entrada do T, pois as outras estavam operantes.

Com tudo funcionando, foi só plugar os cabos e formatar o HD. Após configurá-lo como drive padrão no Time Machine, o software já começou a fazer o primeiro backup. Tudo automático.

Agora pretendo fazer alguns testes de velocidade de transferência. Se dependesse apenas das interfaces que fiz questão de optar, tenho certeza que a taxa de transferência estaria muito boa. Mas vou ter que colocar na conta que o case que adquiri é um pouco mais xing-ling do que eu pensava.

Apesar que o preço não foi nem um pouco da China.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

alexandre
comprei um no shing ling de 320giga, o estranho é que ele vem so com 250giga e 70 de sei la o que.. mesmo formatando nao consigo chegar nos 320... alguem sabe porque?
Deyvison Enock de Almeida Mota
Faz 2 dias que estou tentando comprar um HD externo de 500GB Sansung Sata 2, mas não tem jeito, os sites são complicados,quero comprar no cartão de crédito e pagar em 10 X, mas nenhum site finaliza minha operação, está um saco, vou desistir.
Thiago Mobilon
O problema é que HDs de 2.5" são mais lentos também..
Daniel Ribeiro
Thiago, você deveria ter comprado um Case para HD de 2.5 (HD de Notebook). A bagunça é beeem menor... Ele tem apenas um conector Mini-USB e só. Não precisa de fonte, nem de cabos dentro dele, nem nada. Ele é alimentado pela própria porta USB. Além disso, é mais fino e leve, fácil de ser transportado. Tudo bem que o HD é mais caro, mas a diferença não é tão grande e as vantagens são bem maiores. Excelente blog! Até mais!
alysson
sem querer ser mal educado, posso saber quanto vc pagou?
Thiago Mobilon
@alysson: Sata e Firewire. Comprei em São Paulo, na Av. Paulista. :-)
alysson
O case que vc comprou é sata e conexao firewire? Nao encontro ele em lugar algum. Pagou caro? abracos
Thiago Mobilon
@Leonardo: Está funcionando sim, perfeitamente! :-)
Leonardo
Olá kra! lendo esse seu post, tu disse que o case eh ching-ling, tu nao teve problema quando ligou no mac? usa o tiger ou leopard? eu tenho um case coller master e nao é reconhecido pelo disk utility, idepente da formaçao! gostaria de uma ajuda! Obrigado
Reru
Conhece o 1Blog Cacher? Esse sim é parrudo, pode aumentar umas 5x a visitação que seu plano vai dar conta! ;) Dá uma pesquisada sobre ele!
Débora
Como faço para excluir um email alternativo, e porque no meu conputador não consigo redefinir a senha so dar caregando o tempo todo e em baixo na barra diz que esta concluído?
Fernando Lopes
Tô precisando comprar um HD externo urgente. Já cansei de perder arquivos importantes por descuido e falta de backup. Minha intenção é comprar uns destes cases Ching Ling e colocar um HD de 500Gb. Thiago, parabéns pelo blog, como sempre ótimas dicas.
luiz
e viva a gambiarra
Carol
Eu tenho trauma de HD externo. Comprei um de 80GB logo que lançaram, coloquei, literalmente, minha vida dentro dele e um belo dia, o tal na mochila, litoral, chuva... Bom, f*deu né.
Vitor F
Hahahahaha! Não tinha entendido o título antes. Tive que ler duas vezes antes de entender. Engraçado!! Boa Mobilon, seu blog continua ótimo! Abraços.
Exibir mais comentários