A tecnologia está sendo minha principal aliada dentro e fora da sala de aula. Como você tem acompanhado, a Dell me emprestou um Inspiron 13 7000, notebook 2 em 1 que tem dado uma bela ajuda no meu intercâmbio no Canadá. Desde a interação com os sistemas da faculdade até a ajuda na organização, é importante saber o que usar e o que não usar para melhorar a sua vida como estudante. Se você perdeu, aqui estão algumas dicas de como eu me organizo que também podem funcionar para você.

Fora da sala, basta ir a uma cafeteria que o cheiro de café e o barulho indistinguível já é bem estimulante e favorece a concentração. Durante a aula, porém, essa tarefa é mais difícil para quem faz anotações com o notebook, como eu faço com o Inspiron, pela versatilidade da máquina.

Um dos maiores motivos para escrever à mão ser melhor que o aprendizado é a concentração obrigatória, porque você tem que conscientemente pensar no que está escrevendo, enquanto na digitação você pode entrar em um modo automático e parar para prestar atenção no que você escreveu só depois, o que normalmente não ajuda muito. No meu caso, escrevo o suficiente para eu entender depois, não necessariamente transcrevendo cada palavra da aula.

Sem contar que, antes de eu vir, me questionaram se não seria mais difícil ter aulas em inglês ou algo parecido. E sim, faz diferença — não muito pela compreensão, mas como inglês é uma segunda língua para mim, tenho que fazer um esforço adicional para fazer e comentar anotações na hora. E as aulas aqui são relativamente curtas, normalmente de 50 minutos ou 1h30min, então os professores correm com o assunto.

Para absorver mais conteúdo de qualidade possível, você precisa estar consciente do que está acontecendo na sala e não se distrair facilmente. Pelo menos aqui, quando eu deslizo a atenção por apenas alguns segundos, já fica bem difícil para voltar ao ponto que o professor estava. Então eu costumo fechar Facebook, Twitter, Telegram e qualquer outra coisa que pode me desconcentrar no momento.

rescue-time

Sei que não é fácil para todo mundo e nem todas as aulas prendem a sua atenção, então se você precisar de uma força recomendo o RescueTime, para analisar com o que você anda gastando muito tempo, e o StayFocusd, que bloqueia ou limita temporariamente seu acesso a sites que não têm a ver com o que você está fazendo agora.

E essas táticas não se limitam só para a sala de aula: você pode usar sempre que for estudar ou precisar “ser produtivo”. Vocês têm mais dicas de produtividade e concentração?

Conteúdo oferecido pela Dell. Este post é o nono de uma série de artigos sobre como a tecnologia pode ser uma grande aliada nos estudos e nas viagens. Confira os outros!

Receba mais sobre Dell na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados