Início » Celular » E se as telas dos smartphones não precisassem ser quadradonas?

E se as telas dos smartphones não precisassem ser quadradonas?

Sharp Free Form Display permite "cortar" telas IGZO em diversos formatos

Paulo Higa Por

As fabricantes estão testando novos formatos de telas. A Samsung tornou as curvaturas laterais um padrão nos smartphones mais caros: o Galaxy S7 Edge recebeu mais propaganda que o modelo plano, e o Galaxy Note 7 teve apenas uma versão curvada. Mas eles ainda trazem painel retangular, com cantos retos, como qualquer outra tela de smartphone. E se não precisasse ser assim?

A Sharp deu um gostinho do futuro durante a Ceatech 2016, feira de tecnologia que acontece no Japão até esta sexta-feira (7). O smartphone da fabricante japonesa se chama Corner R e praticamente dispensa as molduras em volta da tela, assim como o antigo Aquos Crystal. Mas a principal característica é que o novo painel tem cantos arredondados:

sharp-igzo

O nome da tecnologia utilizada no Corner R é Sharp Free Form Display e, como o nome sugere, os cantos arredondados são apenas uma das ideias possíveis — não haveria impedimentos técnicos para que a tela fosse triangular, redonda ou tivesse qualquer outro formato que você estiver imaginando.

A tela IGZO de 5,2 polegadas com resolução de 1920x1080 pixels ocupa quase 90% da frente do Corner R, segundo o GizmoChina, um dos melhores aproveitamentos de espaço que vimos até hoje. Ela é curvada em todas as extremidades, menos na inferior, ligada à base do smartphone — que, ainda assim, é bem compacta, ainda mais quando comparamos com certos smartphones.

sharp-igzo-2

Eu certamente não gostaria de derrubar esse smartphone no chão, mas o Corner R é mais um daqueles conceitos que mostram que as empresas podem fazer praticamente qualquer coisa hoje — a limitação é criativa, não tecnológica. Curioso para saber o que veremos nos próximos anos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ronaldo
Percebi huehuehuehue
Eddy

Há 2 anos atrás a tela inteira vibrava para as ligações, o que eles chamam de Direct Wave.

_KJ
Há 2 anos atrás a tela inteira vibrava para as ligações, o que eles chamam de Direct Wave.
_KJ
Uai, mas isso já existe e são lindamente maravilhosos: Sharp Aquos Crystal 1 e 2 http://www.gsmarena.com/sharp_aquos_crystal-6590.php http://www.gsmarena.com/sharp_aquos_crystal_2-7251.php Sharp Aquos Xx http://www.gsmarena.com/sharp_aquos_xx-7252.php
Eddy

Uai, mas isso já existe e são lindamente maravilhosos:

Sharp Aquos Crystal 1 e 2
http://www.gsmarena.com/sha...
http://www.gsmarena.com/sha...

Sharp Aquos Xx
http://www.gsmarena.com/sha...

Thiago
Tenho um S6 Edge e vivo apertando a tela nas laterais enquanto seguro o telefone com uma mão só e isso é absurdamente irritante. Telefone tem sim que ter uma borda mínima para que a pressão que é feita sobre o dedo não faça com que você toque a área útil da tela. No conceito é lindo, mas na utilização se torna um obstáculo.
Birovisky

Será quem vem para o Brasil? Seguindo o site pelo Wordpress, sou visitante assíduo e old school desde os primórdios, mas nem fazia ideia que utilizavam Wordpress rs... rezenhando.wordpress.com

Rodrigo Gommes
indução ósea, vide "Moto hint". ahushaushasu
Samael Vinícius
Esse celular tem o melhor design que eu vi a anos! Vocês podiam ter falado + características dele também, como processador e qtd da memória interna
Pronto Falei

kkkkk sou fa de celulares diferentes

HeriOficial
kkkkk sou fa de celulares diferentes
Ronaldo
Foi um tremendo sucesso, pode procurar ele ficou entre os 3 mais vendidos de todos os tempos. (Só que não...). Quem compraria uma bosta dessas de feiao ?
Krosna Terrestre
Queria uma com tela triangular só pra dar uma de maçon.
Pronto Falei

Eu queria um desses hehe. Lindo

HeriOficial
Eu queria um desses hehe. Lindo
Exibir mais comentários