E se as telas dos smartphones não precisassem ser quadradonas?

Sharp Free Form Display permite "cortar" telas IGZO em diversos formatos

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
sharp-igzo

As fabricantes estão testando novos formatos de telas. A Samsung tornou as curvaturas laterais um padrão nos smartphones mais caros: o Galaxy S7 Edge recebeu mais propaganda que o modelo plano, e o Galaxy Note 7 teve apenas uma versão curvada. Mas eles ainda trazem painel retangular, com cantos retos, como qualquer outra tela de smartphone. E se não precisasse ser assim?

A Sharp deu um gostinho do futuro durante a Ceatech 2016, feira de tecnologia que acontece no Japão até esta sexta-feira (7). O smartphone da fabricante japonesa se chama Corner R e praticamente dispensa as molduras em volta da tela, assim como o antigo Aquos Crystal. Mas a principal característica é que o novo painel tem cantos arredondados:

O nome da tecnologia utilizada no Corner R é Sharp Free Form Display e, como o nome sugere, os cantos arredondados são apenas uma das ideias possíveis — não haveria impedimentos técnicos para que a tela fosse triangular, redonda ou tivesse qualquer outro formato que você estiver imaginando.

A tela IGZO de 5,2 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels ocupa quase 90% da frente do Corner R, segundo o GizmoChina, um dos melhores aproveitamentos de espaço que vimos até hoje. Ela é curvada em todas as extremidades, menos na inferior, ligada à base do smartphone — que, ainda assim, é bem compacta, ainda mais quando comparamos com certos smartphones.

sharp-igzo-2

Eu certamente não gostaria de derrubar esse smartphone no chão, mas o Corner R é mais um daqueles conceitos que mostram que as empresas podem fazer praticamente qualquer coisa hoje — a limitação é criativa, não tecnológica. Curioso para saber o que veremos nos próximos anos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados