Início » Computador » Como deixar a leitura de textos no PC menos chata

Como deixar a leitura de textos no PC menos chata

Jean Prado Por

Junto com as provas, chegam as leituras obrigatórias (e não são poucas). Por aqui, a maioria está em formato PDF, então você provavelmente vai passar um bom tempo lendo no seu computador. E provavelmente esses textos não podem ser passados para um leitor de ebooks, porque eles não lidam bem com PDFs. Como, então, tornar a leitura mais confortável?

Por aqui, tem alguns dias que a minha rotina é bem cansativa. Com cinco matérias, alguns dias saio de casa às 8h da manhã e só volto às 18h. Para, no outro dia, ter mais coisas para ler. Tem vezes que só dá tempo de eu pegar algo para comer e estudar antes de dormir. Ainda mais em tempos de midterm. Quem tá passando por fim de semestre sabe como eu me sinto.

Muitos professores passam leituras em sites de notícia, algumas bem longas até. Uma boa alternativa é usar o recurso nativo de modo de leitura (incluindo listas) do seu navegador, se você usar o Edge ou Safari. No Chrome, recomendo a extensão do Readability ou Pocket para salvar esses links importantes e também para tornar a página mais confortável de ler. Faz diferença quando você está no terceiro texto em seguida e é aquele enorme com letrinha minúscula.

inspiron-tela-quente

Outra dica é baixar o f.lux, programa que deixa a tela do celular mais amarelada ao longo da noite para te ajudar a dormir melhor. Como já expliquei aqui, a luz azul diminui a produção da melatonina, o hormônio do sono. Enquanto você usa o notebook, o corpo continua achando que não é hora de dormir.

Algumas pessoas recomendam só afastar os eletrônicos uma hora antes do horário que você normalmente iria dormir. Eu não gosto muito dessa "técnica" porque quero aproveitar meu tempo e também porque o Inspiron é bem confortável de usar na cama. Por ser fino e leve, dá para ler nele sem problemas — e, com o modo tenda, fica mais fácil apoiar a máquina no corpo.

slack-for-ios-upload-2

Com o f.lux, a luz da tela vai se adaptando ao seu relógio biológico e você consegue dormir melhor. Nativamente, a Apple implementou isso no iOS 9.3 e você pode conseguir o mesmo efeito no Android pelo Twilight. Já uso essa técnica há um tempo e consigo dormir bem sem precisar me afastar dos eletrônicos.

O que você gosta de usar para ler melhor no notebook?

Conteúdo oferecido pela Dell. Este post é o penúltimo de uma série de artigos sobre como a tecnologia pode ser uma grande aliada nos estudos e nas viagens. Confira os outros!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Luiz Tavares
Não encontrei um app em específico, mas tem como configurar para o tom e brilho de tela ficar assim. Você ainda sim gostaria que lhe mostrasse como?
Daiani Moret Pereira
olá
Jean Prado
É sim!
Renan Rufino
@jeanprado:disqus o notebook que está com o "E se as telas dos smartphones não precisassem ser quadradonas ?" é o mesmo do debaixo ? A tela parece muito menor !!
Vanessa Sueroz
Legal as dicas, mas não curti muito o app. Aqui tem algumas que podem ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=RI2tmomnMBI
Jean Prado
Eu faço pelo Evernote mesmo, escrevendo no teclado. Mas quando quero fazer um mind mapping uso o OneNote.
Ronaldo
Tem. Um Android ou Iphone.
Ulisses Carvalho
Eu acabo de comprar um Dell 7000 13, mas antes tive o Yoga 1 e 2. Adoro os 2 em 1 e sempre busco as melhores soluções para minha vida acadêmica. Aliás, os seus artigos me ajudaram um pouco a escolher pela Dell. Avisa isso a eles, rs. Só podia ter uma caneta realmente prática, a stylus ajuda mas não é tão funcional assim. Vc usa muito o OneNote? Como vc organiza as anotações?
Barboza
Redshift (http://jonls.dk/redshift/), funciona melhor que o F.lux no Linux.
Jean Prado
Parece interessante!
Ulisses Carvalho
Para ler pdf usa o XODO, é muito bom. Para organizá-los e convertê-los em referência bibliográfica, além de sincronizar os arquivos na nuvem, sugiro o Mendeley. São duas ferramentas que fazem um 2 em 1 valer a pena na vida de pesquisa acadêmica.
Thiago Adomaitis
Nos PCs (Windows e Linux) uso o f.lux: https://justgetflux.com/ No celular, por enquanto estou usando o Twilight.
Weller Santibanez
Qual aplicativo em específico você usa?
Thiago Adomaitis
As cores ficam distorcidas, mas eu nem me importo. Até jogo com ele ativo. Perco a fidelidade às cores, mas ganho em descanso para os olhos (sempre tive problema de sensibilidade). Nunca desligo; na verdade configurei ele pra funcionar o dia todo, ficando menos acentuado durante o dia e mais acentuado à noite.
Weller Santibanez
Eu acho bem incomodo, ainda mais se quero ver algum vídeo. Como vc lida? vc desliga e depois liga de novo?
Julio da Gaita
tem algo semelhante pra² Windows Phone?
Leonardo Bazico
O f.lux funciona no Linux
Thiago Adomaitis
Vi a dica do f.lux em algum outro lugar, então já uso há um tempo. Resultado: não fico mais sem.
Thiago Adomaitis
Já usava o f.lux por uma dica que vi em algum outro lugar. Desde então não fico mais sem.
Roxana Bravo
Entendi!
jota _santos
Tem algo semelhante pro Linux?
NoobIsrael
Usei o f.lux e não gostei, prefiro continuar assim mesmo.
Jean Prado
O modo de leitura ainda funciona! A funcionalidade de salvar links não. Mas tem o Pocket pra isso! =)
Roxana Bravo
O Readability acabou recentemente no final de Setembro.
Ed
Esse tipo de leitura mais longa, eu prefiro fazer no iPad mini. PDFs eu gosto de ler (e eventualmente anotar) no PDF Expert. Leituras na web eu prefiro fazer no navegador mesmo, usando o Modo Leitor do Safari, mas o Pocket e o Instapaper são ótimos para quem prefere um app dedicado.
Rodrigo Gommes
tá acabando já? agora que tava gostando das dicas para utilizar em minha facul...