Quando o assunto é cobertura 4G, a TIM parece não brincar em serviço. A operadora deve chegar a 1.000 cidades cobertas até o final do ano e prometeu dobrar o número em 2017.

Em setembro, a operadora manteve a liderança absoluta em municípios cobertos: são 664 cidades atendidas pelo 4G da TIM. Em seguida, a Claro se destaca com 237 municípios, a Vivo com 209 e a Oi com 147. Grande parte da cobertura da TIM foi feita em 2015, quando a operadora terminou o ano com 411 municípios cobertos.

Para alcançar essa marca, a operadora está fazendo o refarming de suas frequências e reaproveitando as licenças de 1.800 MHz, utilizadas anteriormente nas redes 2G. A frequência é menor que os tradicionais 2.600 MHz das concorrentes, logo, a penetração de sinal é maior e são necessárias menos antenas para cobrir a mesma área.

A TIM ainda pretende ativar uma rede de 700 MHz em todas as cidades que são cobertas atualmente com LTE, assim que a frequência já estiver liberada para uso, e em determinadas cidades utilizar agregação de portadora, que agrupa diferentes frequências e permite entregar mais velocidade de acesso.

Com isso, a operadora espera chegar a 93% da população coberta com tecnologia 4G e aposta no ambiente de internet das coisas para vender mais acesso. Atualmente, 54% dos acessos à rede da TIM são feitos por terminais com LTE e 35% do tráfego de dados se concentram nessa tecnologia.

Se cuida, concorrência.

Com informações: Mobile Time

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados