Início » Computador » Novo MacBook Pro deve vir com barra OLED tátil no lugar das teclas de função

Novo MacBook Pro deve vir com barra OLED tátil no lugar das teclas de função

Emerson Alecrim Por

Possível novo MacBook Pro

A versão 10.12.1 do macOS Sierra, liberada no início da semana, não trouxe apenas correções de bugs e melhorias funcionais: um colaborador do MacRumors encontrou (sabe-se lá em quais circunstâncias) nas entranhas da atualização duas imagens que revelam que o novo MacBook Pro terá design ligeiramente renovado e, como grande destaque, uma barra OLED tátil bem acima do teclado, praticamente confirmando rumores recentes.

O painel vem para ocupar o lugar das tradicionais teclas de função (incluindo a tecla ESC) e, muito provavelmente, será chamado de Magic Toolbar. A ideia é que os recursos disponibilizados ali sejam contextuais, ou seja, se adaptem às aplicações exibidas na tela ou que estejam rodando em segundo plano. Assim, é de se esperar que, se você estiver editando imagens, por exemplo, funções correspondentes apareçam ali.

Possível novo MacBook Pro

Uma das duas imagens vazadas mostra uma pessoa usando o Apple Pay e fazendo autenticação no serviço colocando o dedo sobre o canto direito do painel OLED. Isso indica que o Touch ID está integrado à barra. Porém, não ficou claro se o recurso está ao lado do display, em um botão que poderia também ter a função de liga / desliga (bastante provável), ou se faz parte dele.

Mas não demorará para esclarecermos essa questão, assim como para descobrirmos as demais características do equipamento. O novo MacBook Pro deve ser apresentado já na próxima quinta-feira (27). É possível também que a Apple anuncie na data novas versões das linhas MacBook Air e iMac.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Blassioli
Um ponto válido
Sandir Leonardo
Mas existem aplicações básicas para ele sim... por exemplo, ao dar um preview em algum arquivo (barra de espaço no arquivo), eu dou esc para fechar o preview...
Desv
Claro que não apaguei meu próprio comentário que defendi. Alguem fraco que ficou ofendido e deve ter votado pra moderação excluir hahahahah. Mas se não foi você fica na paz e pode continuar discordando dos comentários pq faz parte!
Roger Martins
Opa, tu apagou o primeiro comentario. Ja sabemos quem é o fraco hahahahh
Roger Martins
Confrontos? asuhsahusauh que filme é esse que passa na tua cabeça? pq so tu ve usauhsahusauhsa
Carlos Pacheco
Não mano... Não faça isso com eles :( OBS.: O tão famoso, Anderson Gaveta, que trabalhou para a Seagulls Fly (aquela empresa que fez o "comercial" da suite CS4... SIM, para a Adobe) e teve o nome cravado no Diablo III, como designer. É usuário do Windows e não faz todo esse rebosteio que os usuários, ooops, os fiéis da Apple fazem... Só que, até explicar que não estamos mais em 1988, vai tempo... Não adianta Fábio, não adianta. :
Desv
É igual religião, eles precisam sim, senão não vão pro céu do Jobs.
Desv
Mas pros fãs tudo que a Apple muda é sempre bom, vai ter que aceitar.
Desv
Aprenda a lidar com confrontos sobre o assunto, fraco.
Lucas Blassioli
Eu sinceramente nunca usei o ESC enquanto usava um Mac. ¯_(?)_/¯
obitow
sou desenvolvedor iOS. eu sei q isso não é motivo técnico, é uma imposição da Maçã, mas a vida é assim e não tem como fugir hehe. considerei MUITO comprar um pc e passar a desenvolver em Xamarin, mas não tem jeito: sou ativista de apps nativos e não consigo largar o Xcode.
Danillo Nunes
Hoje em dia minha rotina de trabalho mudou um pouco, mas durante muito tempo eu, como full stack developer, precisava trabalhar tanto com softwares comerciais de edição de imagens (como Suite Adobe), tanto com uso direto de linha de comando e programas POSIX/Unix. Tanto Windows quanto Linux não atendiam a essas duas necessidades satisfatoriamente ao mesmo tempo, então minhas opções eram ou usar gambiarras como Wine ou Cygwin (que não são 100%), ou apelar para virtualização ou dual boot (que têm impacto negativo em desempenho e tempo). O OS X era o único que conseguia lidar com os dois casos de uso sem comprometimentos. Não que ele seja indispensável, mas a diferença na produtividade no dia-a-dia é bastante clara. Mesmo sendo mais caro, no meu caso essa diferença foi paga em pouco tempo. Claro que isso depende de cada profissional. Eu mesmo, hoje em dia, já não trabalho mais tanto assim com softwares gráficos para justificar essa diferença, então um computador Linux me atenderia bem. Já outras pessoas podem achar o Mac literalmente indispensável (por exemplo, quem trabalha com desenvolvimento para iOS).
Fábio Moser
Nossa, que mágico.
Fábio Moser
Tem gente que PRECISA??? Você até pode PREFERIR o macOS ou um computador da Apple, é um direito seu, OK. Mas PRECISAR? Não, eles são dispensáveis.
Renan Rufino
Mas rapazzzzzzzzzzzz......
obitow
não http://www.apple.com/shop/browse/home/specialdeals
Renan Rufino
Caracaaaa, nao sabia disso! Só macs ?
obitow
nao nao. comprei uma daquelas máquinas que foram devolvidas por algum defeito e a Apple repara e vende a um preço menor. ela não vende esses computadores oficialmente aqui no br, comprei no mercado livre. botei o serial no site da Apple e conferi q a garantia estava certinha. saiu por metade do preço do mesmo modelo no site oficial.
Renan Rufino
Foi um Hackintosh que você comprou ?
obitow
tem gente q precisa e/ou prefere o macOS. antes de trocar o meu, pesquisei por semanas a confiabilidade de Hackintoshes e VMs, mas no final, acabei comprando um refurbished mesmo.
Arlindo Pereira
A ideia é ótima, mas tirar o botão ESC para isso é de foder.
Roger Martins
Negativa hahhahaha q otario
Roger Martins
Falou o vidente das tendências
leoleonardo85
Um monte de teclado "gamer" tem isso ai e bem personalizável.
Josiel Hen
Na primeira imagem parece um botão separado da barra OLED, bem provavelmente mesmo sera ao lado do display.
Jacques
Bonito mas é uma ideia terrível, vai perder o retorno tatil do teclado.
Arthur Dubeux
Pois é.
Gabriel B.R.
Quem liga pra isso, aqui no Brasil, ainda por cima? Esse aparelho é caro e menos vantajoso que outros na mesma faixa de preço.
Desv
Não sou politicamente correto mesmo, não gostou negativa.
Jodevan Campelo
Fii, até hoje o único produto da Apple que eu tive em toda minha vida foi um iPod há uma década. O meu comentário não foi sobre a Apple, foi sobre a sua arrogância ;-)
Desv
Chegou um.
Jodevan Campelo
Aí como você é o dono da verdade, ninguém mais pode achar, é isso?
Lucas Santos
Aí no próximo removem isso, porque os usuários não estão usando porque não é tão prático rs
Desv
Aparecer aparece, mas não acho tátil confortável e produtivo.
Vinícius Mazzola
Como assim? Não apareceriam os botões de entrar em função, pular função, continuar tudo direto ali? Seria era melhor
Desv
E os fanboys vão achar essa m** o máximo. Imagina depurar código nesse lixo.
Matheus Alexandre
Que loco!