O novo Paint do Windows 10 Creators Update deixa tudo mais fácil

Uma olhada de perto no Paint 3D, novo aplicativo de desenho da Microsoft

Vitor Mikaelson
Por
• Atualizado há 1 mês

Presente no Windows desde 1985, o Paint não traz mudanças significativas há décadas. Até agora. Isso passa a mudar com o Paint 3D, que foi reescrito do zero para a plataforma universal do Windows. Como o próprio nome já diz, o novo Paint é tudo sobre 3D. O aplicativo quer facilitar a criação em três dimensões para todos os usuários, sem as complicações dos softwares profissionais.

Isso não quer dizer que tudo seja extremamente simples, mas o Paint 3D torna mais acessível funções que em outros programas seriam bem mais difíceis. É possível adicionar objetos em 3D feitos pela Microsoft (como a batata frita que eu personalizei) e objetos que os próprios usuários podem modelar e compartilhar no Remix3D, plataforma que agrupa as criações da comunidade do aplicativo.

paint-3d-2

Todas as funções clássicas 2D continuam presentes. Além disso, dá para adicionar filtros às cenas, tirar fotos na posição escolhida, colocar adesivos ou criar até mesmo seu próprio adesivo e salvá-lo. E há diversos tipos de pincéis, até mesmo tinta a óleo.

Depois de terminar seu desenho, você pode visualizá-lo em 3D tanto no aplicativo de fotos quanto no Microsoft Edge; também é possível imprimi-los em três dimensões e colocá-los numa apresentação do PowerPoint.

Em breve será possível escanear objetos com um aplicativo que será liberado para o Windows 10 Mobile (e provavelmente outros sistemas) e eles irão diretamente para o Paint. Você também poderá recortar pessoas e objetos em fotos automaticamente, de uma forma muito parecida com editores de fotos mais avançados.

Mas isso não quer que tudo são flores: ainda há alguns problemas, como a baixa qualidade de objetos 3D depois de salvos, falta de definição nas pinturas (como se não estivesse adaptado para a resolução da tela) e uma demora nos comandos de seleção e pintura quando usado o touch. Esse último, especialmente, irrita bastante.

O Paint 3D Preview está disponível para usuários Insiders do ciclo rápido do Windows 10, desde que a região da Loja esteja configurada para o Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália ou Nova Zelândia nas Configurações do Windows. O mesmo vale para o Remix3D — sua conta brasileira não irá funcionar. Se você cumpre estes requisitos e quer testar o app, basta fazer o download agora mesmo.

E, Microsoft, estamos em 2016, já está na hora de adicionar camadas, né?

Receba mais sobre Paint 3D na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vitor Mikaelson

Vitor Mikaelson

Ex-redator

Vitor Mikaelson foi redator no Tecnoblog entre 2016 e 2017 cobrindo assuntos relacionados a Windows, redes sociais e celulares. Mudou de área para trabalhar com engenharia de software.

Relacionados