Facebook copia Snapchat mais uma vez

Os novos recursos de câmera do aplicativo do Facebook incluem filtros, adesivos e desenhos

Vitor Mikaelson
Por
• Atualizado há 1 semana

O Facebook está testando novas funções de câmera bem parecidas com as existentes no Snapchat. Disponíveis inicialmente para alguns usuários na Irlanda, os filtros, máscaras, desenhos e outros recursos estão sendo integrados ao aplicativo principal da rede social.

Como você pode ver no vídeo, o funcionamento é simples. Basta tocar no botão de câmera, no canto superior esquerdo, tirar a foto e publicá-la para todos os seus amigos ou diretamente para algum amigo especifico. Do outro lado, há um botão para visualizar todas as histórias e mensagens diretas:

A novidade conta com praticamente todos os recursos do Snapchat, como filtros, máscaras, desenhos e flash frontal. Aparentemente, a única diferença relevante é que, no Facebook, será possível comentar nas publicações dos seus amigos.

Uma guerra contra o Snapchat

O Facebook tentou comprar o Snapchat em 2013 por US$ 3 bilhões, mas a empresa responsável pelo sucesso espontâneo não aceitou a oferta, mesmo registrando amargos prejuízos na época. Em março de 2016, a rede social de Mark Zuckerberg comprou o MSQRD, aplicativo que aplica filtros em vídeos em tempo real.

Desde então, o Facebook vem tentando competir com o Snapchat a qualquer custo, lançando vários concorrentes, como o Poke, Bolt e Slingshot e recentemente integrando os clones ao Messenger e Instagram. E eles estão fazendo sucesso: o Instagram Stories, por exemplo, já tem 100 milhões de usuários ativos.

facebook-messenger-day
Messenger Day está em testes na Polônia.

A questão agora é outra: enquanto o Snapchat tem 110 milhões de usuários ativos, o Facebook já ultrapassou a marca de 1,7 bilhão — e não para de crescer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vitor Mikaelson

Vitor Mikaelson

Ex-redator

Vitor Mikaelson foi redator no Tecnoblog entre 2016 e 2017 cobrindo assuntos relacionados a Windows, redes sociais e celulares. Mudou de área para trabalhar com engenharia de software.

Canal Exclusivo

Relacionados