Início » Telecomunicações » Nono dígito chega aos celulares da região Sul

Nono dígito chega aos celulares da região Sul

E o que você não precisa fazer no WhatsApp

Lucas Braga Por
3 anos atrás

A partir do próximo domingo (6), os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul recebem o nono dígito nos números dos celulares. A região Sul é a última a adotar a mudança, encerrando o cronograma para que todo o Brasil tenha um nove à esquerda em todas as linhas móveis.

9-digito

Essa mudança não deve trazer nenhuma dor de cabeça para os usuários, visto que tudo foi feito sem grandes problemas nas outras regiões do Brasil. A partir desta sexta-feira (4), representantes da equipe técnica da Anatel, operadoras de telefonia e fornecedoras de equipamentos de telecomunicações atuam em uma Sala de Situação no Rio de Janeiro para efetuar e acompanhar todo o processo.

Haverá um período de adaptação para que os usuários se acostumem com a mudança: entre 16 de novembro de 2016 e 13 de fevereiro de 2017, quem discar com oito dígitos terá a chamada interceptada e ouvirá uma mensagem instruindo a forma correta para ligar.

A implementação do nono dígito visa ampliar a capacidade do sistema numérico por conta do crescimento da telefonia móvel no Brasil. A Anatel ainda diz que a mudança se adequa à crescente demanda de dispositivos de internet das coisas que irão surgir nos próximos anos. Ao adicionar o nono dígito, a capacidade numérica se amplia para até 90 milhões de números diferentes por DDD.

Atualizando a agenda

Como ninguém mais lembra o número telefônico de ninguém, você deverá alterar todos os contatos de sua agenda. Se você utiliza um iPhone ou Android, existem aplicativos que facilitam essa tarefa: basta buscar "nono dígito" na loja da sua plataforma e baixar algum dos diversos disponíveis.

Várias operadoras fornecem aplicativos que fazem a mudança. Você não é obrigado a usar o aplicativo da sua própria operadora, mas tenha em mente que vários deles incluem o código de longa distância da companhia junto com as alterações na agenda. Também é importante verificar se o app já foi preparado para a mudança na região Sul.

Não faça nada com o WhatsApp ou Telegram!

Não é necessário fazer nada com o WhatsApp, uma vez que seu número não mudou. O app consegue interpretar os números da agenda com nove dígitos e tudo funciona normalmente. Além disso, quando a mudança ocorreu em outros estados, o Telegram acrescentou o nono dígito automaticamente para todos, portanto, espera-se que o mesmo aconteça para a região Sul.

Mais sobre: