O que é Android Auto?

Saiba mais sobre o Android Auto, a plataforma automotiva do Google que disponibiliza a experiência Android para motoristas

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Google Auto (Imagem: Divulgação/Google)

O Android Auto é o sistema automotivo do Google, que coloca a experiência Android em automóveis compatíveis. Com ele,você transmite os principais recursos do seu celular para o painel do carro, desde navegação em tempo real a players de música.

O que é Android Auto?

O Android Auto é um sistema operacional automotivo concorrente ao Apple CarPlay e outros proprietários de montadoras de automóveis, que integra o celular Android e aplicativos prontos para o recurso com o painel inteligente de certos veículos.

Trata-se de uma alternativa a usar o próprio dispositivo móvel para receber direções em apps como Google Maps e Waze, que por conta da tela de menor tamanho (em relação ao painel) pode acabar por tirar a concentração do motorista, levando a acidentes.

O motorista tem à disposição uma interface mais intuitiva e adaptada para o dia a dia no volante, com ícones maiores, textos mais legíveis e informações pertinentes, para não se distrair. Muito da inspiração do Android Auto vem de dispositivos de navegação autônomos por GPS, como os da companhia holandesa TomTom.

Uma das principais vantagens do sistema do Google para outros que permitem espelhamento via Wi-Fi para o painel do carro (como o CarLink) é a obrigatoriedade de conexão via cabo USB, o que diminui a perda de informações. Além disso, todo o processamento é realizado no celular, dispensando um hardware de ponta no carro.

Além de veículos compatíveis, o usuário pode adquirir um painel compatível por conta própria e instalar em seu carro; existem alguns que suportam tanto o Android Auto quanto o CarPlay.

Por rodar totalmente no celular (você pode baixar o app em play.google.com) o Android Auto também armazena todas as solicitações e anotações, como compromissos e lembretes que você fizer enquanto dirigia e poderá leva-las com você quando desconectar o celular; o app irá lembra-lo estando você no volante ou a pé.

Além de apps de navegação como o Google Maps e Waze e a Google Assistente, o sistema é compatível com plataformas de streaming de música como Google Play Music, Youtube Music, Spotify, Amazon Music e até Apple Music, além de mensageiros como Google Hangouts, WhatsApp, Facebook Messenger, Skype e Telegram.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android Auto na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados