YouTube libera vídeos em HDR (agora só falta a TV)

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O YouTube anunciou nesta segunda-feira (7) que começou a liberar o envio e reprodução de vídeos em HDR, permitindo a exibição de imagens com contraste mais alto, sombras mais precisas e gama de cores mais ampla em dispositivos compatíveis com a tecnologia.

O HDR é bastante utilizado em fotografia. A técnica combina imagens com níveis de exposição diferentes, possibilitando um alcance dinâmico maior — você consegue enxergar as áreas de sombra e os pontos de iluminação com maior clareza. Mais ou menos assim (a diferença real só pode ser vista em dispositivos com suporte a HDR):

hdr-nao-hdr

Pouca gente conseguirá aproveitar o HDR no YouTube: você precisará conectar seu computador a um monitor com HDR ou um Chromecast Ultra a uma TV com HDR. Em breve, as TVs de 2016 da Samsung também poderão reproduzir nativamente vídeos com maior alcance dinâmico. Os novos consoles Xbox One S e PlayStation 4 Pro vieram com suporte a HDR, mas o Google não informou quando eles serão compatíveis. E o Galaxy Note 7 era o primeiro smartphone do mercado com tela HDR, mas né.

Você pode descobrir como enviar vídeos em HDR nesta página. Alguns canais já começaram a aproveitar a novidade. Eis um exemplo, se você já tem um equipamento compatível:

As TVs com HDR estão sendo lançadas com o selo Ultra HD Premium. Elas precisam seguir algumas regras, como ter painéis de 10 bits, suportar a especificação BT.2020 e apresentar níveis de brilho mínimos e máximos. Poucas fabricantes lançaram TVs com HDR até o momento; no Brasil, a Samsung trouxe sua linha SUHD com preços entre R$ 6.599 (49 polegadas) e R$ 99.999 (88 polegadas).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados