Quantos finais tem Black Mirror: Bandersnatch?

Black Mirror: Bandersnatch é interativo, tem cerca de 90 minutos e cinco finais; mas há cenas difíceis de desbloquear

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Oficialmente, Black Mirror: Bandersnatch é um filme interativo de cerca de 90 minutos que tem vários finais e cenas difíceis de desbloquear. Tão difíceis que até David Slade, diretor do filme, confirmou que em Bandersnatch há easter eggs e cenas escondidas que jamais serão desbloqueadas (pelo menos por quem não tiver muita paciência).

Ao Tecnoblog, a Netflix afirmou que são cinco os finais, com variáveis. Isso quer dizer que a narrativa até o final pode mudar com cenas desbloqueadas a partir das suas decisões, mas há cinco caminhos até o momento em que a história termina de fato.

“Estamos deixando um pouco de mistério aqui e esperando os fãs descobrirem todos eles (os cinco finais)”, diz a Netflix. Porém, o que não faltam são guias e fluxogramas construídos de forma coletiva e que apontam às vezes mais de cinco finais (será?!).

“Bandersnatch” se passa em 1984 e é a história do jovem Stefan (Fionn Whitehead) que pretende transformar um livro interativo com o mesmo título em um jogo de computador. O autor do livro original de “Bandersnatch” enlouqueceu e matou a esposa enquanto escrevia seu livro. Não é muito um spoiler dizer que Stefan está lutando com seus próprios demônios sozinho para transformar o livro de um louco em jogo de computador e isso não parece exatamente bom para sua saúde mental.

A Netflix permite que os mais criativos construam narrativas complexas que incluem loops, guiando os espectadores de volta à história principal quando eles se afastaram demais do roteiro, dando a eles uma chance de fazer tudo de novo. Em um ponto, um dos personagens diz a Stefan que ele escolheu o caminho errado (tente de novo).

  • Por que Black Mirror: Bandersnatch não roda em qualquer TV

Black Mirror: Bandersnatch tem pouco mais de cinco horas de vídeo gravados, o que significa que quem viu de duas a quatro horas, brincando com as possibilidades, não viu tudo. O Reddit está cheio de dicas (em inglês)! Veja agora todos os 5 finais (spoiler!).

Almost 4 hours after release and I think I have mapped Bandersnatch. Throw tea over computer.
by inblackmirror

1) Stefan morre

Em vários pontos da história, se você decidir que Stefan deve se aprofundar na terapia e contar sobre a perda da mãe em um acidente de trem, terá a opção de decidir se ele desiste de encontrar o coelho ou se ele consegue levar o coelho e pegar o mesmo trem.

Isso o fará morrer já que ele já atrasou a mãe e ambos vão pegar o trem que vai sofrer um acidente. Ao fazer essa escolha, Stefan também morre no presente contando o fato durante a terapia e aí, game over. Não tem Stefan, não tem jogo e é o fim da linha.

2) Stefan vai preso

Se o Stefan descobrir que é uma vítima do PAC (Program and Control), controlado pelo pai e a terapeuta desde a sua infância ao encontrar documentos e gravações, ele se revolta pega um cinzeiro na cozinha e mata o pai com um golpe na cabeça. Você terá a opção de enterrar ou cortar o corpo do pai do Stefan em pedaços após o crime.

Se escolher enterrá-lo, o cachorro do vizinho vai acabar descobrindo o corpo, e Stefan é preso pelo assassinato. Podem ocorrer outras coisas que resultam em prisão como a morte de mais pessoas e que não envolvem o cachorro. O jogo vai ser lançado antes de ficar pronto e o crime será descoberto. Preso, sua nota do jogo é mediana.

3) Repetição da história

Se você optar por Stefan matar seu pai e cortá-lo em pedaços, em vez de enterrá-lo no jardim (e ser descoberto pelo cachorro do vizinho), o jovem ganha tempo e consegue terminar o jogo Bandersnatch, que recebe cinco estrelas do chatíssimo programa de TV.

Só que, passado um tempo, o crime vai ser descoberto e o jogo, mesmo um sucesso, sairá das lojas tornando-se uma história ruim que ninguém quer se lembrar. Em algum momento no futuro, a filha do programador Colin (aquela bebê do começo do filme) decide recriar uma versão do jogo para a Netflix e vive a mesma loucura. Você passa a controlar as decisões dela, que vai escolher entre jogar chá no computador ou destruí-lo.

4) Mais emoção (cena de ação)

Uma das opções mais doidas é quando Stefan pira que alguém está controlando suas ações e pede um sinal. Entre outros sinais, pode surgir na tela o logo da Netflix (após algumas tentativas). Nessa opção, o computador tenta explicar ao Stefan o que é a Netflix e que está sendo controlado por quem está acompanhando a sua jornada.

Confuso, Stefan procura a terapeuta que o indaga se o que está vivendo é real. Na interpretação dela, se tudo é para entretenimento de alguém, por que é tudo tão pacato e falta ação? Daí a coisa descamba para o entretenimento puro com duas opções: lutar com a terapeuta ou pular da janela. Na opção luta, a briga começa e o filme encerra.

5) Stefan é um ator

Se na hora de lutar com a terapeuta ou pular a janela, você decidir pular a janela, Stefan não se esborracha no chão como aconteceu com o Colin. A próxima cena mostra que Stefan é um ator e tudo não passou da gravação de um filme e os créditos começam.

Easter Eggs

Como disse o diretor David Slade, há cenas escondidas, e circulam fluxogramas com mais de cinco finais (será?!). Uma das cenas em que pode haver outras cenas escondidas é a combinação de números que daria acesso ao telefone da treapeuta. Em outras parece o monstro de Bandersnatch e um outro assassinato na narrativa.

Há muitas possibilidades de combinações numéricas em torno disso. Ao todo, são mais de um trilhão de escolhas. No entanto, também inclui iterações relativamente simples que não alteram necessariamente a história em si como escolher o cereal de manhã.

Com informações Hollywood Reporter e Variety.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Black Mirror: Bandersnatch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados