Início » Software Web » Facebook lança Flash, outra cópia do Snapchat (e que chega primeiro ao Brasil)

Facebook lança Flash, outra cópia do Snapchat (e que chega primeiro ao Brasil)

Por
1 ano atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Facebook parece bastante empenhado em destruir o Snapchat: depois de implantar os principais recursos do concorrente em seus próprios aplicativos, a empresa de Mark Zuckerberg vai lançar nesta quarta-feira (9) um aplicativo dedicado que se parece muito com o que já conhecemos. Ele se chamará Flash e estreará no mercado brasileiro antes do resto do mundo.

facebook-flash

Segundo o G1, as principais características do Snapchat também estão presentes no Flash, como as histórias que se autodestroem, a possibilidade de colocar máscaras faciais e os recursos de desenhar sobre uma imagem ou incluir emojis. O Facebook diz que, na estréia do aplicativo, terá máscaras temáticas para o Brasil.

Assim como no Snapchat, a primeira tela que você acessa quando abre o Flash mostra a imagem da câmera. Você pode tirar uma foto e depois rabiscar, escrever ou colocar alguma máscara. Então, basta enviá-la para algum contato ou compartilhá-la com todos os seguidores. No caso do Flash, as histórias se autodestroem em 72 horas, e o bate-papo é apenas por texto.

O Flash chegará primeiro ao Brasil porque os usuários “abraçam facilmente novidades”, segundo o Facebook. Além disso, há algumas modificações específicas para mercados emergentes: o Recode diz que o Flash é pensado para lugares onde a conexão não é muito boa, por isso, o aplicativo é pequeno (25 MB, contra mais de 90 MB do Snapchat) e consome menos dados móveis.

Ainda não há previsão de lançamento do Flash em outros países. Para os brasileiros, ele estará disponível a partir das 12h na Play Store. Não há previsão de lançamento para iOS.

  • Amarildo

    Zuckerberg, pare porque isso já está ficando feio.

    • Feio porém lucrativo.

    • Guilherme

      Parece que a galera é acionista do Snapchat. Meu deus, nenhum usuário sai perdendo com essa concorrência.

      • felipecn

        A fragmentação de formatos já é um problema sério. Só de concorrentes do Snapchat o Facebook tem o Instagram Stories, o Messenger Day, esse app novo e tem rumores de uma atualização do WhatsApp que use o Status dessa maneira.

        O conteúdo fica perdido em várias plataformas diferentes, mesmo que só se use as plataformas do Facebook.
        Isso, sem garantia que essas redes continuem a existir (quem não lembra do Poke ou do Slingshot?) e com elas fragmentadas entre localidades (Flash disponível só no Brasil, Messenger Day só na Polônia, etc)

        E tirando alguns recursos de UX que o Snapchat incorporou na última atulização (gestos pra voltar entre as stories), a concorrência não tem feito muita coisa.
        Na verdade, tirando o Instagram Stories, todas as tentativas do Facebook foram mal recebidas.

        • Guilherme

          “O conteúdo fica perdido em várias plataformas diferentes”.

          Explique melhor isso. Amigo, se um aplicativo não perecer é simplesmetne porque não atraiu usuários o suficiente para continuar existindo. Logo, um aplicativo deixar de existir por ter baixa popularidade nunca deve ser um ponto negativo. Isso é concorrência e nenhum usuário saiu perdendo nisso. Só falta me dizer que a monopolização de aplicativos é algo bom…

          • felipecn

            Eu dei um exemplo, em relação às iniciativas do próprio Facebook.

            Antes de tentar brigar com o Snapchat o Facebook precisa se decidir. Senão vai ter produto dele concorrendo com outro produto dele.
            E pra quem só quer acompanhar o que os amigos postam, isso fica bastante confuso, Abro o Snapchat, depois o Instagram Stories, depois o Flash? (Sem falar nos outros que talvez cheguem aqui no Brasil, talvez não)

            Eu acho particularmente ridículo o Facebook insistir em clonar o Snapchat pela quinta ou sexta vez, mas se é pra fazê-lo, que seja com uma proposta unificada que possa de fato substituir o Snapchat.
            Nisso, um app dedicado ao Instagram Stories – que é o “Snapchat do Facebook” mais bem sucedido no momento – poderia ser mais interessante que mais uma rede social

          • kadug

            Essa estratégia de lançar vários apps para o mesmo fim é velha conhecida de outra gigante da internet, o Google.

            http://arstechnica.com/business/2014/10/googles-product-strategy-make-two-of-everything/

          • felipecn

            Que também é extremamente criticada por isso. Qual o messenger relevante do Google depois do Google Talk? Pois é.

        • kadug

          Pô, então pra não ter essa “fragmentação de conteúdo”, você sugere que não haja nenhuma concorrência para o Snapchat? Quanto mais concorrentes melhor, os usuários escolherão quais plataformas vão sobreviver.

          • felipecn

            Futa que Fariu.

            Não, eu não sugeri que não haja nenhuma concorrência pro Snapchat – ainda que eu não ache que essa concorrência devia vir do Facebook.

            Minha reclamação não foi do Facebook Flash ser concorrente do Snapchat, mas sim dele ser concorrente do Instagram Stories, outro produto do Facebook.
            Que, em alguns mercados, concorre com o Messenger Day. Outro produto Facebook.

            E existem rumores que o WhatsApp – mais um produto Facebook – vai ter seu próprio Snapchat embutido.

            Repetindo o que disse lá em cima: “Eu acho particularmente ridículo o Facebook insistir em clonar o Snapchat pela quinta ou sexta vez, mas se é pra fazê-lo, que seja com uma proposta unificada que possa de fato substituir o Snapchat.”

            O Instagram Stories tem sido bem sucedido, graças a força da rede do Instagram. Não precisa de vários “Snapchat do Facebook” ao mesmo tempo pra ter concorrência. Talvez até atrapalhe o Facebook na disputa.

          • Sereno

            O problema disso é que começa : o x usa o Snapchat, o y usa o Stories, o Z usa o Flash e o W usa Messenger Day.

      • Anakin

        Eu não reclamaria se fosse uma empresa menor ou nova, mas o facebook que lidera ou se não já monopoliza praticamente redes sociais (facebook e instagram) e mensageiros (whatsapp) pra mim isso não chega como benefício, e sim mais um modo dele concentrar nossas informações nas empresas dele, ele quer simplesmente o monopólio.

  • Leigos vão perguntar se os sites em Flash estão de volta.

  • Guilherme Queiroz

    ele nao sabe se investe no stories do instagram ou cria algo novo af

  • Jefferson Rodrigues

    O APP do facebook alem de ser pesado consome muita bateria. 20℅ para ser mais exato.

  • Anderson Freitas

    Não tinha outro nome melhor não? Porra, Flash?

    Será que não percebem que estamos tentando matar o Flash?

    • Você é o Zoom?

      • Anderson Freitas

        To mais pro Reverse Flash. Zoom é muito chato.

  • Anakin

    Só pra brasileiros com Android? Desculpem o preconceito, mas qual o público alvo do Flash? (baseio meu comentário nas bizarrices que leio nos reviews da Play Store)

  • Anakin

    Zuckerberg ja tem 3 apps líderes nos seus seguimentos, não precisa de mais um, isso é pura pirraça que não consegue ver sucesso alheio. haha

    • Tiago Celestino

      Tipico desse Zucker!!

  • nanaz

    Opinião de quem usou, mas de quem não usa mais (Facebook e Snapchat).
    Seria melhor uma unificação real de Snapchat e Facebook, quando eu usava Snapchat não tinha como encontrar amigos por email nem outras contas, que eu me lembre só contatos gravados no telefone.
    Outra que o Instagram Stories é um recurso que eu não uso porque, bem, eu achei meio chato.

  • Guilherme Batista

    E nem assim vai ter flash no IOS

  • Isaias Freitas

    Alguém para o Zuck… Rs

  • Vinícius Silva

    Agora sim o Flash morre de vez

    • Ramon Gonzalez

      boa rsrs!

  • Eduardo Trindadde

    Vou baixar apenas por curiosidade! O UX do apps do Facebook para Android tente ser péssimos. Qualquer app do Zuckerberg chega fácil a 300MB.

  • Mickey Sigrist

    Nada contra quem gosta e usa, mas acho esses aplicativos estilo Snapchat um saco!

  • Ramon Gonzalez

    caramba o Mark ta mesmo querendo detonar com o Snap… Vamos ver oq vai dar isso ae

  • Vinícius

    Faria mais sentido se esse flash fosse uma atualização do Instagram