Início » Segurança » Shazam para Mac mantém o microfone ligado mesmo se você não quiser

Shazam para Mac mantém o microfone ligado mesmo se você não quiser

Por
1 ano atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Se você tem o Shazam instalado no seu Mac, ele pode estar te escutando neste exato momento. Foi o que descobriu Patrick Wardle, pesquisador em segurança e ex-hacker da NSA. Em um post no seu blog, Wardle explicou como o Shazam mantém o microfone funcionando em segundo plano no Mac mesmo se o usuário marcar a opção para desligá-lo.

01_sz_osx_home

O pesquisador utilizou engenharia reversa para comprovar que o Shazam mantém o microfone gravando mesmo se o usuário não quiser, após receber um email de um usuário do seu programa OverSight. O app emite um alerta quando algum programa tenta utilizar o microfone ou a webcam do Mac. E foi assim que o usuário percebeu que a opção “off” do Shazam não desligava nada.

Para Wardle, isto é um bug que não poderia passar despercebido. Mas de acordo com James Pearson, vice-presidente de comunicação do Shazam, isto é, na verdade, uma funcionalidade do aplicativo, e não uma falha.

Em resposta ao post de Patrick sobre a descoberta, Pearson confirmou que o programa mantém o microfone ligado o tempo todo, mas apenas para melhorar a experiência do usuário. Segundo ele, isto agiliza o funcionamento do programa, e nenhuma informação é capturada ou processada pelo Shazam – apenas “resumos de impressões digitais do áudio” são enviadas aos servidores para reconhecimento.

00_shazam_launch_en

De acordo com Wardle, mesmo que o Shazam não processe as informações, algum app malicioso poderia facilmente utilizar o microfone ativado pelo programa para capturar informações sigilosas. No entanto, Pearson disse à Forbes que a empresa não pretende atualizar o aplicativo, e que a funcionalidade deverá ser mantida por “questões técnicas”. Ainda segundo Pearson, isto não ocorre no Shazam para iOS.

Donos de Mac que não querem correr o risco de ter suas conversas escutadas por terceiros podem utilizar o próprio OverSight, desenvolvido por Patrick Wardle, para monitorar a utilização indevida do microfone e da webcam do seu Mac. Ou, em casos extremos, desinstalar o Shazam e recorrer a outros métodos (ou aplicativos) para descobrir qual é aquela música que não sai da sua cabeça.

Atualização em 16/11 às 08h45: Em resposta à publicação da Forbes, o Shazam informou que irá atualizar o aplicativo para Mac nos próximos dias para realmente parar de gravar quando o usuário optar por desligar o microfone. “Shazam sempre ouve a sua comunidade global. Mais importante, nós queremos que nossos fãs se sintam seguros sempre que utilizarem o Shazam em um Mac”, disse Pearson no comunicado.

Mais sobre: ,
  • No Windows nem tem como desativar. Enquanto o app estiver aberto fica bebendo CPU igual louco usando o microfone.

    • Keaton
      • Mas dai para que instalar o Shazam?

        • Keaton

          sado-masoquismo.

    • Luandersonn Airton

      No plano de fundo, ele não consegue ativar.

      • Estou falando enquanto está aberto.

        • Luandersonn Airton

          Mas enquanto ele está aberto, não tem problema. Ruim é quando ele está fechado…

  • Matheus Dias
    • tuneman

      classico

  • O mais legal é que o próprio Shazam no Mac NÃO TEM uma opção permanente.

  • Willian Max

    Fizeram uma atualização no post original da Forbes: “Shazam got in touch after publication to say that it has now decided to update the Mac app in the next few days so it will not continue recording once it’s been turned off.”

  • _KJ

    Desativei o “Ok Google” (que pouco utilizava) pois graças ao Higa em um TC fiquei sabendo que havia a possibilidade de acessar o áudio de todos os seus próprios comandos realizados, percebi que em todos eles iniciavam 2 segundos antes de eu realmente dizer “Ok Google”.

    Na real desativei para verificar qual é o impacto na bateria, uma vez que está “gravando” a todo o tempo. Não é tão perceptível, mas como não me fez falta e saber que estão monitorando 100% do tempo e talvez até armazenando todo o tempo gravado, não me deu a melhor das sensações mesmo não sendo um fugitivo da Interpol.

  • Adriano C

    “Para Wardle, isto é um bug que não poderia passar despercebido. Mas de acordo com James Pearson, vice-presidente de comunicação do Shazam, isto é, na verdade, uma funcionalidade do aplicativo, e não uma falha.”

    Putz…é evidente que isso não é um bug!!!!
    O que mais é preciso fazer para as pessoas entenderem que o monitoramento e a coleta de dados de forma generalizada e indiscriminada, é um fato real, está ocorrendo a todo instante, o tempo todo?

    Dispositivos como web cams e microfones, não devem ser embutidos e devem ser conectados apenas nos momentos de uso indispensável, caso contrário, mantê-los sempre DESCONECTADOS.