Início » Computador » É bem difícil fazer upgrade no novo MacBook Pro com Touch Bar

É bem difícil fazer upgrade no novo MacBook Pro com Touch Bar

Avatar Por
3 anos atrás

O novo MacBook Pro de 13 polegadas é uma máquina decente, mas pode deixar os usuários que necessitarem de manutenção (ou até aqueles que desejarem fazer um upgrade em certas peças) um pouco desapontados.

Seguindo a tradição da Apple de permitir poucos upgrades ou manutenção feitos pelo usuário, este modelo parece ter ido um passo além. De acordo com o iFixit, o novo MacBook Pro de 13 polegadas ganha um belo 1/10 de reparabilidade. Isso pelo fato de boa parte de seus componentes ou serem de difícil acesso, ou de difícil remoção.

1478201431000_img_702250

Uma bela olhada no novo MacBook Pro de 13″.

Para se ter uma ideia, o processador, o SSD e a RAM são soldados na placa-mãe. A bateria de 5 células também é colada. Então nada de upgrades de memória ou de aumento de armazenamento. Acima de tudo isso, a Touch Bar tem sua remoção dificultada por ser delicada (foi quebrada durante a desmontagem do iFixit) e ter seu cabo flex enrolado logo abaixo da barra, podendo ocasionar rompimentos indesejados.

Ah, e caso você tenha problemas com o botão liga/desliga, talvez precise trocar toda a sua placa-mãe. Por quê? Porque ele também serve como Touch ID, e é pareado com o chip Apple T1.

ifixit-macbook-pro

Por fim, um detalhe que chama bastante a atenção são as grades dos alto-falantes. Elas são posicionadas ao lado da Touch Bar, enquanto os alto-falantes são colocados… ao lado do trackpad. Trocando em miúdos, as grades parecem ter função apenas cosmética, já que o som sai pelos lados da base.

Embora todas estas características não diminuam a qualidade ou o valor agregado do produto, tira das mãos do usuário praticamente qualquer possibilidade de personalização futura. Além disso, os custos de manutenção podem ser elevados em razão das dificuldades de acessibilidade e manuseio das peças. São detalhes que podem pesar na hora da escolha do seu próximo notebook.

Mais sobre: , , ,