O novo MacBook Pro de 13 polegadas é uma máquina decente, mas pode deixar os usuários que necessitarem de manutenção (ou até aqueles que desejarem fazer um upgrade em certas peças) um pouco desapontados.

Seguindo a tradição da Apple de permitir poucos upgrades ou manutenção feitos pelo usuário, este modelo parece ter ido um passo além. De acordo com o iFixit, o novo MacBook Pro de 13 polegadas ganha um belo 1/10 de reparabilidade. Isso pelo fato de boa parte de seus componentes ou serem de difícil acesso, ou de difícil remoção.

1478201431000_img_702250

Uma bela olhada no novo MacBook Pro de 13″.

Para se ter uma ideia, o processador, o SSD e a RAM são soldados na placa-mãe. A bateria de 5 células também é colada. Então nada de upgrades de memória ou de aumento de armazenamento. Acima de tudo isso, a Touch Bar tem sua remoção dificultada por ser delicada (foi quebrada durante a desmontagem do iFixit) e ter seu cabo flex enrolado logo abaixo da barra, podendo ocasionar rompimentos indesejados.

Ah, e caso você tenha problemas com o botão liga/desliga, talvez precise trocar toda a sua placa-mãe. Por quê? Porque ele também serve como Touch ID, e é pareado com o chip Apple T1.

ifixit-macbook-pro

Por fim, um detalhe que chama bastante a atenção são as grades dos alto-falantes. Elas são posicionadas ao lado da Touch Bar, enquanto os alto-falantes são colocados… ao lado do trackpad. Trocando em miúdos, as grades parecem ter função apenas cosmética, já que o som sai pelos lados da base.

Embora todas estas características não diminuam a qualidade ou o valor agregado do produto, tira das mãos do usuário praticamente qualquer possibilidade de personalização futura. Além disso, os custos de manutenção podem ser elevados em razão das dificuldades de acessibilidade e manuseio das peças. São detalhes que podem pesar na hora da escolha do seu próximo notebook.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristiano Guaglianoni

Prefiro fazer a pergunta: "Porque dificultar tanto um upgrade?"

Cristiano Guaglianoni
Prefiro fazer a pergunta: "Porque dificultar tanto um upgrade?"
???????Feripe Hatsune?
A Apple vive deles. Seus produtos gourmet vendem muito na civilização por isso. Até eu comprara um iPhone se morasse fora do Bananal. Mas Mac nem pensar.
Cristiano Viana Alves

Concordo. O indivíduo não paga um preço absurdo desse pra ficar abrindo o computador todo fim de semana. E na hora de comprar dá pra escolher a configuração ideal, se 8gb de ramnão não basta, ponha 2000 reais a mais e leve 16gb. Você fica tranquilamente uns 5 anos com uma máquina dessa sem precisar trocar nada. E depois desse tempo você vai comprar outro notebook mesmo.

Cristiano Viana Alves
Concordo. O indivíduo não paga um preço absurdo desse pra ficar abrindo o computador todo fim de semana. E na hora de comprar dá pra escolher a configuração ideal, se 8gb de ramnão não basta, ponha 2000 reais a mais e leve 16gb. Você fica tranquilamente uns 5 anos com uma máquina dessa sem precisar trocar nada. E depois desse tempo você vai comprar outro notebook mesmo.
Tálison De Paiva Ribeiro

Errado, tenho 10 anos na área já amigo. Só acho que quem compra um PC, precisa comprar de acordo com o uso, ou seja, PC doméstico, para uso profissional ou para gráficos e games. Quem compra um Mac, certamente é para uso profissional, e se for gastar uma grana tão alta sem saber no PC certo em investir... aí eu digo: é novato!

Tálison De Paiva Ribeiro
Errado, tenho 10 anos na área já amigo. Só acho que quem compra um PC, precisa comprar de acordo com o uso, ou seja, PC doméstico, para uso profissional ou para gráficos e games. Quem compra um Mac, certamente é para uso profissional, e se for gastar uma grana tão alta sem saber no PC certo em investir... aí eu digo: é novato!
George Schildth

Kkkkkkkkk, muito boa, estou imaginando a situação: o cara tem um Mac com 8Gb de memória RAM, com o tempo ele percebe que isto não dá mais, precisa de uma máquina com 16Gb de RAM, ao invés de comprar mais um módulo de memória com 8Gb, compra um novo Mac, agora com 16Gb de RAM! Só mesmo um consumidor da Apple seria capaz desta comédia, kkkkkkkkkkkk.

George Schildth
Kkkkkkkkk, muito boa, estou imaginando a situação: o cara tem um Mac com 8Gb de memória RAM, com o tempo ele percebe que isto não dá mais, precisa de uma máquina com 16Gb de RAM, ao invés de comprar mais um módulo de memória com 8Gb, compra um novo Mac, agora com 16Gb de RAM! Só mesmo um consumidor da Apple seria capaz desta comédia, kkkkkkkkkkkk.
George Schildth

kkkkkkkkk, muito boa essa, kkkkkkk

George Schildth
kkkkkkkkk, muito boa essa, kkkkkkk
George Schildth

É um novato no uso de computadores, certo?

George Schildth
É um novato no uso de computadores, certo?
George Schildth

Nada que um consumidor da Apple já não conheça: Está de mãos amarradas como sempre, tem que se contentar com o que já tem e de boca fechada.

George Schildth
Nada que um consumidor da Apple já não conheça: Está de mãos amarradas como sempre, tem que se contentar com o que já tem e de boca fechada.
Exibir mais comentários